Top 10 Pontas de Lança da “Era Pinto da Costa”

1º-Jackson Martínez

Fonte: Facebook Oficial de Jackson Martinez
Fonte: Facebook Oficial de Jackson Martinez

Jackson Martínez, futebolista colombiano atualmente ao serviço do Guangzhou Evergrande FC, foi seguramente um dos melhores pontas de lança que alguma vez atuou no Campeonato Nacional de futebol. Em três épocas de dragão ao peito, Jackson Martínez disputou 136 jogos nos quais marcou 79 golos.

Chegado à Europa já com 26 anos de idade, as qualidades de Jackson Martínez enquanto finalizador ficaram claras desde bem cedo. O colombiano sempre se destacou por uma tremenda agressividade, não só no ataque às zonas de finalização como também em todas as suas ações dentro do terreno de jogo. Apresentando muitas semelhanças com Falcão em vários momentos do jogo, Jackson Martínez caraterizava-se pelas variadas formas com que conseguia chegar ao golo. Quer fosse com o pé direito ou com o esquerdo, com a parte interior ou exterior do pé, por via do jogo aéreo ou com a bola no chão, certo é que Jackson sempre foi sinónimo de golos. Ao longo do tempo, “Cha Cha Cha” começou a participar cada vez mais no processo de criação de jogo da equipa e acabou por se transformar, provavelmente, no avançado mais completo que alguma vez atuou no FC Porto, um avançado capaz de explorar a profundidade com enorme qualidade mas que também sabia jogar dentro do bloco adversário mesmo quando os espaços eram quase inexistentes.

Jackson Martínez não foi certamente o melhor ponta de lança da história do FC Porto ao nível da técnica de finalização, da técnica de drible, ou da técnica de cabeceamento. Porém, foi sem dúvida alguma o jogador que melhor soube potenciar as suas capacidades individuais ao coloca-las ao serviço da dinâmica coletiva da equipa, quer nos momentos ofensivos quer no momento de transição defensiva.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.