Top 10 Pontas de Lança da “Era Pinto da Costa”

- Advertisement -

1º-Jackson Martínez

Fonte: Facebook Oficial de Jackson Martinez
Fonte: Facebook Oficial de Jackson Martinez

Jackson Martínez, futebolista colombiano atualmente ao serviço do Guangzhou Evergrande FC, foi seguramente um dos melhores pontas de lança que alguma vez atuou no Campeonato Nacional de futebol. Em três épocas de dragão ao peito, Jackson Martínez disputou 136 jogos nos quais marcou 79 golos.

Chegado à Europa já com 26 anos de idade, as qualidades de Jackson Martínez enquanto finalizador ficaram claras desde bem cedo. O colombiano sempre se destacou por uma tremenda agressividade, não só no ataque às zonas de finalização como também em todas as suas ações dentro do terreno de jogo. Apresentando muitas semelhanças com Falcão em vários momentos do jogo, Jackson Martínez caraterizava-se pelas variadas formas com que conseguia chegar ao golo. Quer fosse com o pé direito ou com o esquerdo, com a parte interior ou exterior do pé, por via do jogo aéreo ou com a bola no chão, certo é que Jackson sempre foi sinónimo de golos. Ao longo do tempo, “Cha Cha Cha” começou a participar cada vez mais no processo de criação de jogo da equipa e acabou por se transformar, provavelmente, no avançado mais completo que alguma vez atuou no FC Porto, um avançado capaz de explorar a profundidade com enorme qualidade mas que também sabia jogar dentro do bloco adversário mesmo quando os espaços eram quase inexistentes.

Jackson Martínez não foi certamente o melhor ponta de lança da história do FC Porto ao nível da técnica de finalização, da técnica de drible, ou da técnica de cabeceamento. Porém, foi sem dúvida alguma o jogador que melhor soube potenciar as suas capacidades individuais ao coloca-las ao serviço da dinâmica coletiva da equipa, quer nos momentos ofensivos quer no momento de transição defensiva.

Francisco Sampaio
Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

AC Milan alarga série invicta com vitória confortável no terreno do Bolonha

No último jogo da 23.ª jornada da Serie A, o AC Milan derrotou o Bolonha por três bolas a zero e chegou aos oito jogos consecutivos sem perder.

Oliveirense anuncia saída do técnico Jorge Pinto e confirma reforço

Esta segunda-feira, a Oliveirense anunciou a saída do treinador Jorge Pinto. Yefrei Rodríguez foi apresentado como reforço, depois de deixar o Tondela.

Já passou pelo FC Porto e está muito perto de assinar com o PAOK

Jorge Sánchez está muito perto de assinar com o PAOK, deixando o Cruz Azul. O lateral já passou pelos quadros do FC Porto.

Presente e futuro: Paris FC fecha as contratações de Ciro Immobile e Rudy Matondo

O experiente avançado, Ciro Immobile, e o jovem de apenas 17 anos, Rudy Matondo, foram anunciados como reforços do Paris FC.

PUB

Mais Artigos Populares

José Mourinho travou saída de jogador do Benfica rumo ao Mallorca

José Mourinho impediu a saída de Andreas Schjelderup no final do mercado. O extremo esteve muito perto de assinar com o Mallorca.

Damac de Armando Evangelista empata a zero e Al Qadsiah aproxima-se do pódio: Eis os resultados do dia na Liga Saudita

Na 20.ª jornada da Liga Saudita, o Damac empatou a zero na receção ao Al Kholood e o Al Qadsiah bateu o Al Khaleej por uma bola a zero.

Barcelona quer que Camp Nou seja a sede da final da Champions League em 2029

O Barcelona quer que o Camp Nou seja o estádio escolhido para sediar a final da Champions League da temporada 2028/29.