Top 10 Pontas de Lança da “Era Pinto da Costa”

    4º-Fernando Gomes

    Fonte: footballyesterdayandtoday.com
    Fonte: footballyesterdayandtoday.com

    Fernando Gomes foi, provavelmente, o melhor ponta de lança “de área” português de sempre. O “bibota” realizou 451 jogos ao longo de 13 épocas de dragão ao peito, tendo apontado uns impressionantes 355 golos.

    Fernando Gomes foi por seis vezes o melhor marcador do Campeonato Nacional de futebol e por duas vezes venceu a “Bota de Ouro” do jornal francês “France Football”, prémio atribuído anualmente ao melhor marcador de todos os campeonatos nacionais que tinham lugar no continente europeu. Note-se que até aos dias de hoje apenas seis futebolistas venceram o troféu por duas vezes. Adicionalmente Fernando Gomes é, ainda hoje, o melhor marcador de sempre na história do Campeonato Nacional de futebol.

    É certo que Fernando Gomes atuou num período em que as equipas não eram tão organizadas defensivamente como o são na atualidade, e é também certo que o desempenho do ex-futebolista na Seleção Nacional de futebol (10 golos marcados em 47 jogos) nunca esteve ao nível do apresentado do FC Porto. Porém, nenhum adepto do FC Porto esquecerá o seu bom jogo aéreo, a sua capacidade de posicionamento e movimentação na área, a sua capacidade de tabelar com os colegas de equipa, o seu jogo sem bola que permitia abrir espaços nas defesas adversárias e, sobretudo, a sua tremenda apetência pelo golo e o importante contributo que este deu ao clube para a conquista da Taça dos Campeões Europeus na época futebolística 1986/87.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.