Top 10 Pontas de Lança da “Era Pinto da Costa”

    6º-Domingos Paciência

    Fonte: FC Porto
    Fonte: FC Porto

    Domingos Paciência, ex-futebolista português, esteve ao serviço do FC Porto durante 12 épocas (com um interregno de duas épocas nas quais o ponta de lança representou o CD Tenerife), tendo realizado 379 jogos e apontado 142 golos. Estreou-se na equipa principal com apenas 18 anos de idade e, durante os seus primeiros anos enquanto sénior, foi sendo alternativa a Fernando Gomes e, posteriormente, a Rui Águas.

    Domingos Paciência era um futebolista franzino e dotado de uma qualidade técnica ao nível do drible acima da média para a posição que ocupava em campo. Terceiro melhor marcador de sempre na história do FC Porto, formou com Emil Kostadinov, na década de 1990, uma dupla de ataque temível na qual Domingos assumia, sobretudo, o papel de principal finalizador das jogadas de ataque da equipa. Porém, e tal como também se verificou com o ex-futebolista búlgaro, o desempenho de Domingos tendia a ser significativamente superior quando este formava dupla de ataque com outro companheiro de equipa, tendo menor propensão para atuar sozinho na frente de ataque.

    Ao serviço da Seleção Nacional de futebol o desempenho de Domingos foi sempre mais modesto, tendo participado em 34 jogos e marcado “apenas” nove golos. A sua carreira acabou por ficar marcada por lesões graves que lhe retiraram minutos de jogo e, sobretudo, por ter integrado planteis onde pontificavam pontas de lança como Fernando Gomes e Mário Jardel.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Serie A: já há uma equipa despromovida

    Ficámos a conhecer esta sexta-feira a primeira equipa despromovida...

    Sporting vende Fatawu por 17 milhões de euros

    O Sporting vendeu Fatawu por 17 milhões de euros...

    Liverpool vai pagar verba milionária por Arne Slot

    O Liverpool tem tudo fechado para que Arne Slot...
    Francisco Sampaio
    Francisco Sampaiohttp://www.bolanarede.pt
    Apaixonado por futebol desde a segunda infância, Francisco Sampaio tem no FC Porto, desde esse período, o seu clube do coração. Apesar de, durante os 90 minutos, torcer fervorosamente pelo seu clube, procura manter algum distanciamento na apreciação ao seu desempenho. Autodidata em matérias futebolísticas, tem vindo recentemente a desenvolver um interesse particular pela análise tática do jogo. Na idade adulta descobriu a sua segunda paixão, o ténis, modalidade que pratica de forma amadora desde 2014.                                                                                                                                                 O Francisco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.