Treinador do FC Porto: Profissão de risco?

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Muitas vezes comentei, ao longo desta época, o quão difícil era ser avançado do FC Porto, especialmente Ponta-de-Lança. Corriam que se fartavam, levavam com os defesas sozinhos, eram obrigados a progredir desde o meio-campo com bola nos pés e enfrentar defesas em inferioridade numérica, mas, com o fim da época, e o início da próxima, ser treinador do FC Porto vai ser ainda mais complicado que isto.

Vejamos o seguinte: quem vier a ser treinador do FC Porto, sabe, de antemão, que não foi a primeira escolha e que essa primeira escolha optou pelo Watford, militante da Premier League.

Sabe que o FC Porto atravessa uma crise de confiança e, acima de tudo, de resultados como nunca se viu no passado recente e nos últimos anos. Sabe também que o dinheiro escasseia e que a formação tem de ser cada vez mais uma realidade. Que o SL Benfica vem dominando o futebol dentro das quatro linhas mas fora delas também.

A SAD portista está com problemas financeiros e a necessidade de vender está cada vez mais agudizada com o jejum que reino do Dragão vai vivendo nos últimos quatro anos. A SAD teve de contrair mais um empréstimo obrigacionista, o que mostra a fragilidade das contas portistas. Quem vier a ocupar a “Cadeira de Sonho”, vai saber que vai perder referências no próximo plantel, sendo as mais prováveis: Danilo, Brahimi, Casillas, André Silva, Maxi, Filipe, Layún, Herrera. Nomes de peso em que, a maioria, figurava no onze outrora orientado por NES.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Posteriormente, coloca-se a dúvida: será que o treinador, com as suas ideias, vai poder contratar quem ele acha que irá interpretar melhor a sua ideia de jogo? Haverá dinheiro para o fazer? Ou vamos ter de render a prata da casa e poupar nas transferências?

Rafa Soares fez uma excelente época no Rio Ave, Hernâni o mesmo no Vitória, Kayembé e Galeno oriundos da equipa B foram chamados a fazer pré-temporada, Fernando Fonseca foi chamado ao jogo contra o Marítimo e também é uma opção válida, Diogo Dalot continua a dar cartas seja nos juniores, equipa B como nas seleções.

Este nome, seja Sérgio Conceição, Paulo Sousa, Pedro Martins ou outro, terá de ter uma bagagem emocional forte e, acima de tudo, comprovar a sua qualidade, colocando o FC Porto a jogar um futebol bonito, com qualidade e que coloque a equipa a querer ganhar, e não a estar preocupada em não perder. Também tem de ser dado, ao novo técnico, tempo para implementar as suas ideias e filosofias.

Complicado é um eufemismo em toda esta situação, mas que depressa terá de ser enfrentado se os dragões querem voltar ao trilho vencedor a que tanto habituaram os seus adeptos.

Longe vão os tempos em que qualquer treinador vencia no FC Porto e que os treinadores queriam treinar no FC Porto…

Foto de capa: FC Porto

Telmo Martins
Telmo Martinshttp://www.bolanarede.pt
Eterno apaixonado por futebol, tem no Porto a sua eterna paixão. A atualidade desportiva faz parte da sua génese, lendo desde muito novo os jornais desportivos cuja leitura o avô lhe incutia. Vê jogos de futebol com o seu pai desde os três meses de idade (de pequenino é que se torce o pepino). Joga futebol e futsal com os amigos sempre que pode. Tem também pelo ciclismo um apreço especial. Fora de Portugal é adepto incondicional do Tottenham Hotspur e do Real Madrid.                                                                                                                                                 O Telmo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Tomás Esteves será emprestado ao Bari, penúltimo classificado da Serie B Italiana

O defesa-lateral formado no FC Porto, Tomás Esteves, será emprestado ao Bari até ao final da temporada, após recuperar da lesão grave no joelho.

Avaria no avião atrasa regresso do FC Porto a Portugal

O avião que ia transportar a equipa do FC Porto da Chéquia para Portugal sofreu uma avaria, atrasando o regresso da equipa ao solo nacional.

Sporting ainda pensa em avançar por um médio no mercado de janeiro

Hidemasa Morita pode estar de saída do Sporting ainda antes do fecho do mercado e os leões podem avançar por um sucessor para o meio-campo.

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

PUB

Mais Artigos Populares

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Chelsea equaciona contratação de internacional brasileiro

O Chelsea está a avaliar a contratação de Douglas Luiz. Atualmente, o médio brasileiro representa o Nottingham Forest por empréstimo da Juventus.