Trocas & Baldrocas: FC Porto e Sporting CP

- Advertisement -

E se um clube pudesse buscar o jogador do rival mais interessante para a sua formação? Partindo do clássico que opõe FC Porto e Sporting CP, quisemos fazer um exercício: Se os leões pudessem vir buscar um jogador dos portistas, qual seria o mais interessante? E se os dragões pudessem ir a Alvalade um dos atletas do rival, quem poderia ser?

Para que se faça uma escolha acertada para cada uma das equipas, é preciso relembrar como cada uma das duas equipas joga.

Sporting CP

Desde que Ruben Amorim assumiu o projeto no decorrer de 2019/2020, os Leões jogam em 3x4x3 com três centrais e dois alas bastante projetados. 

No meio campo para além dos alas, há um medio defensivo e um médio mais próximo da tripla ofensiva e que faz a ligação pelo meio entre o setor intermediário e o atacante. Na frente ofensiva, há dois extremos e um homem no centro que pode ser uma referência ofensiva ou um jogador mais movel que troque muitas vezes de posição com os colegas dos corredores.

FC Porto

Com a saída de Vitinha e sem um box to box com a mesma capacidade de passe e de transporte da bola, Sérgio Conceição acabou por adaptar o esquema tática para um 4x4x2 melhor definido. 

Apesar de a linha defensiva ser a quatro, os laterais também estão muito projetados para o ataque, combinando com os médios ala. No setor intermediário, varia a utilização de um ou dois elementos mais defensivos. Um médio com o perfil mais ofensivo também deriva para uma das alas. No ataque, há uma dupla no centro com uma referência mais fixa na grande área e o outro elemento com maior liberdade de movimentos.

PepêSporting CP

Este Sporting obriga a que os alas tenham uma grande profundidade especialmente a nível ofensiva. Pêpê que começou a carreira no Grémio de Porto Alegre como ala precisamente também é aposta muitas vezes por Sérgio Conceição para lateral direito.

A capacidade técnica, a qualidade no passe especialmente curto e a velocidade ofereciam ao leão chama no movimento ofensivo pelo lado direito. Para além disso a sua mobilidade e a polivalência (joga melhor a extremo esquerdo, mas pode jogar em qualquer posição do ataque e ocupar ainda o meio campo) poderia dar a Ruben Amorim um lote importante de soluções em partidas difíceis de desbloquear.

MoritaFC Porto

A escolha óbvia até poderia ser Pote ou algum elemento para as laterais. Contudo, a forma de jogar do Porto 2022/23, em relação à da época anterior, teve de ser alterada pela saída de Vitinha e não se ter conseguido arranjar um substituto à sua medida.

Sem um elemento com a capacidade de passe e de condução de bola como tinha Vitinha, a equipa parece ter maiores dificuldade em ligar o jogo, especialmente setor intermediário com o ofensivo. O modelo de jogo acabou por ficar algo limitado.

Por isso, surge o médio internacional japonês do Sporting. Morita tem boa qualidade de passe, capacidade técnica no 1×1 e facilidade em chegar a zonas de finalização e de visar a baliza.

Por outro lado, também sabe pressionar os adversários quando a equipa está sem bola, mas por vezes “vai com muita sede ao pote”, o que acaba por fazer com que seja ultrapassado pelo adversário. Falta um pouco mais de interpretação no jogo sem bola e de ser mais constante na procura do esférico e de estar em jogo. Nada que não pudesse ser melhorado.

Pedro Filipe
Pedro Filipehttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

«Tendo em conta a sanção prevista na norma, vejo pouco fundamento para recorrer»: Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo sobre o castigo...

O Bola na Rede contactou Diogo Soares Loureiro, advogado especialista em Direito Desportivo, para analisar o castigo da UEFA aplicado a Gianluca Prestianni.

Bernardo Silva foi oferecido ao Real Madrid: espanhóis já deram resposta

Bernardo Silva foi oferecido ao Real Madrid, mas o emblema espanhol não quis avançar para a contratação do português.

FC Porto prepara queixa contra Gonçalo Inácio

O FC Porto decidiu que vai apresentar queixa contra Gonçalo Inácio, depois da entrada do defesa central no jogo da Taça de Portugal.

Cafu elogia José Mourinho no Benfica: «A mentalidade vencedora do Mourinho vai fazer com que eles possam mudar a mentalidade de todos os outros...

Cafu deu uma entrevista ao Bola na Rede sobre a atualidade do futebol português. O antigo lateral brasileiro deixou muitos elogios para José Mourinho.

PUB

Mais Artigos Populares

Cafu em exclusivo ao Bola na Rede: «Rui Costa tem muita experiência, tem muita coisa para dar ao Benfica e ao futebol português»

O Bola na Rede esteve presente nos Laureus 2026 e teve a oportunidade de entrevistar Cafu em exclusivo. O antigo lateral, campeão do Mundo pelo Brasil, falou de Portugal, de Cristiano Ronaldo, de Rui Costa, de José Mourinho e de Abel Ferreira.

Cafu elogia Cristiano Ronaldo e destaca uma das figuras de Portugal: «Vai para cima, ataca, não tem medo e joga»

Cafu deu uma entrevista ao Bola na Rede sobre a atualidade do futebol português. O antigo lateral brasileiro falou de Portugal, de Cristiano Ronaldo e de Nuno Mendes

Vasco Botelho da Costa realiza antevisão do Benfica x Moreirense: «Tenho a certeza que também olham para o Moreirense com respeito»

Vasco Botelho da Costa realizou esta sexta-feira a antevisão ao jogo entre o Benfica e o Moreirense, relativo à Primeira Liga.