📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um “Ataque” ao título

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

No Real Madrid existe o tridente atacante BBC (Bale-Benzema-CR7), no Barcelona os craques da frente constituem o MSN (Messi-Neymar-Suarez) e no FC Porto poderemos vir a ter nesta época um mas, ou melhor o MAS (Marega-Aboubakar-Soares). No entanto, esta sigla formada pelos três avançados portistas, transmite uma ideia clara de dificuldade e obstáculo e dificilmente se concretizará.

Os três jogadores estão neste momento à disposição de Sergio Conceição e são opções válidas, MAS pode não dar certo. Para começar, tratam-se de três jogadores muito ofensivos que dificilmente alinharão juntos tanto num 4-4-2 como num 4-3-3 e para além disso a continuidade de Aboubakar e Marega no plantel azul e branco ainda é incerta.

Contudo, seria interessante imaginar um cenário em que os atacantes continuassem todos de dragão ao peito, isto porque os três atacantes portistas somam entre eles quase uma centena de golos na liga portuguesa, 93 golos para ser mais preciso.

Tiquinho Soares, 88 jogos e 37 golos, parte neste momento como o principal favorito a assumir as “rédeas” do ataque portista face à sua fantástica segunda metade da época ao serviço do FC Porto. O atacante brasileiro, que foi o segundo melhor marcador da época passada, deverá manter-se no dragão e o seu nome é sinónimo de golos.

Quanto a Vicent Aboubakar conta com 62 jogos e 26 golos e é com muito agrado que vejo o seu regresso ao FC Porto. Nos dois primeiros testes do FC Porto no México é notória a influência do ponta de lança camaronês e apresenta-se neste momento como o melhor reforço dos dragões. No entanto, a continuidade do jogador é incerta a cada dia que passa e o próprio Aboubakar não facilita a averiguação do caso com declarações contraditórias. Desde que regressou ao dragão, o atacante já disse que: “É um grande prazer estar de volta”, no entanto, perante uma aparente proposta da Premier League, o próprio jogador declarou: “Não quero perder esta oportunidade”. Declarações contraditórias para uma novela sem fim à vista. Mas, a meu ver, justifica-se esta atitude do jogador, isto porque o jogador foi constantemente desvalorizado no seu tempo de dragão ao peito. Talvez os adeptos portistas tivessem mal habituados com pontas de lança de excelência como Falcão e Jackson Martinez, mas a verdade é que agora o FC Porto precisa de “mendigar” para que Aboubakar continue no plantel.

Fonte: FC Porto
Fonte: FC Porto

Por fim, surge Moussa Marega com 78 jogos e 30 golos. O avançado maliano é um dos jogadores que mais divide os adeptos portistas. Afinal, Marega merece ou não uma segunda oportunidade no FC Porto? Para mim, a resposta é sim. Apesar de uma primeira passagem menos feliz pelos dragões, a verdade é que Marega teve excelentes desempenhos no Marítimo e mais recentemente no Vitória de Guimarães, onde durante várias jornadas se manteve como o melhor marcador da liga. Para além disso, ainda está fresca na memória, a reação do jogador perante insultos ao FC Porto na final da Taça de Portugal, defendendo o clube de forma apaixonada, algo que agrada a qualquer adepto portista. No entanto, o próprio treinador Sérgio Conceição já alertou o maliano: “Não terá uns primeiros tempos muito fáceis”.

Numa altura de testes, característico da pré-época, já é possivel verificar alguns traços do novo FC Porto à imagem de Sérgio Conceição. Para já, é visível uma equipa ofensiva e atacante em que a lei do remate predomina e para tal ser cumprida é fundamental a qualidade dos seus atacantes. Qualidade e quantidade existe na frente no plantel dos dragões. Para além do MAS (Marega, Aboubakar e Soares), o FC Porto ainda conta com os jovens talentos Rui Pedro e Galeno.

O FC Porto vai precisar de marcar, ganhar e conquistar nesta nova época. MAS será suficiente?

Foto de Capa: Bola na Rede

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Já foi associado várias vezes ao Benfica e Palmeiras de Abel Ferreira exige 20 milhões de euros para o vender

Agustín Giay tem sido por diversas vezes apontado ao Benfica. O Palmeiras não quer vender o defesa e exige no mínimo 20 milhões de euros pelo jogador.

Há 12 interessados em jogador do Manchester United que provocou atrito entre Ruben Amorim e jornalistas

A relação entre Ruben Amorim e Kobbie Mainoo deu passos atrás e uma saída em janeiro é provável. Há 12 clubes interessados no jovem médio.

Adeptos do Nice aplaudem golo do Angers e protestam contra gestão da INEOS: clube francês em ebulição

O momento do Nice não é o mais agradável. Na sétima derrota consecutiva, adeptos aplaudiram golo... do adversário.

Brighton marca nos descontos e impede Nuno Espírito Santo de conquistar a terceira vitória ao serviço do West Ham

O West Ham empatou 1-1 frente ao Brighton, a contar para a décima quinta jornada da Premier League. Nuno Espírito Santo somou o quarto empate.

PUB

Mais Artigos Populares

Cagliari volta a vencer na Serie A 9 jogos depois e penaliza expulsão da AS Roma que deixa escapar pontos na corrida pelo título

Depois de nove jogos sem vencer na Serie A, o Cagliari voltou a triunfar. Na receção à AS Roma, jogo quentinho e vitória da equipa da casa.

Unai Emery tem Aston Villa a 3 pontos do Arsenal na Premier League: «Não somos candidatos ao título»

A vitória contra o Arsenal colocou o Aston Villa a apenas três pontos da liderança da Premier League. Unai Emery ainda não vê a sua equipa na corrida.

Fenerbahçe divulga novidades quanto à lesão de Nélson Semedo

Nélson Semedo lesionou-se no empate do Fenerbahçe em casa do Basaksehir. Lateral a contas com lesão parcial no tendão posterior direito.