📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Um duelo de ambições no regresso à cena europeia | Nottingham Forest x FC Porto

- Advertisement -

Europa League, 3.ª jornada: quinta-feira, 23 de outubro de 2025, 20h00.

A ANTEVISÃO: IRÁ CONSEGUIR O FC PORTO FINALMENTE MATAR O BORREGO INGLÊS

Existem jogos que prendem a atenção do mundo do futebol pelo simbolismo que representa e a própria expectativa. O jogo desta quinta-feira entre o Nottingham Forest e o FC Porto a contar para a UEFA Europa League é um exemplo de ambos. O trajeto das duas equipas na competição e na própria época até agora não podia ser mais diferente. Uma não conhece a derrota e procura o primeiro triunfo numa zona historicamente marcada por muitas desilusões, outra mal conhece o sabor da vitória e procura virar a página vencendo pela primeira vez na Europa esta época.

O FC Porto tem dominado a Liga Portuguesa até agora, com sete vitórias e um empate em oito jornadas, 19 golos marcados e apenas 1 sofrido. Na UEFA Europa League, a equipa azul e branca apresenta um trajeto de equilíbrio, com bastante de posse, eficácia e solidez evidenciada pelos dois triunfos suados, contudo justos pela energia e talento coletivo. O modelo de jogo assenta numa forte circulação e controlo da posse, com capacidade para concretizar ofensivamente e manter a defesa concentrada. Num coletivo onde brilha até agora a espinha dorsal: Diogo Costa, Bednarek, Froholdt e Samu. Com justiça a menção a nomes como Alberto Costa, Kiwior, Alan Varela, Gabri Veiga, Rodrigo Mora, William Gomes, Borja Sainz e Pepê que muito têm acrescentado a equipa que sonha com reconquistas e consagração.

Apesar do excelente rendimento até à data, os azuis e brancos já encontraram e vão encontrar mais desafios em jogos que exijam alta intensidade ou transições rápidas, onde poderá depender do talento individual dos jogadores ou de ajustes táticos para responder à pressão adversária. Aconteceu com sucesso em Alvalade, num triunfo sobre o Sporting por 1-2, mas não aconteceu no nulo obtido em casa frente ao Benfica. O técnico Francesco Farioli tem conseguido encontrar o equilíbrio ideal para ultrapassar essas situações em geral, mas terá o desafio de o continuar a fazer. Neste caso, ainda para mais num jogo em que o FC Porto nunca venceu em solo inglês. Uma carga simbólica que torna este confronto ainda mais desafiante e significativo para a equipa.

https://twitter.com/FCPorto/status/1981254262287155709

Por outro lado, o Nottingham Forest atravessa um período de reestruturação após mudanças no comando técnico, com a saída de Ange Postecoglou (que não conseguiu encontrar um rumo para a equipa após a saída de Nuno Espírito Santo), dando lugar a Sean Dyche. Um técnico já algo experiente e que ancorado nos seus trabalhos passados no Burnley e Everton, poderá trazer um estilo mais pragmático e focado na solidez defensiva. Antes da troca de treinador, a equipa jogava num bloco médio/baixo, apostando em transições rápidas e na agressividade na recuperação de bola, tentando explorar espaços deixados pelo adversário para criar oportunidades. Daqui pode resultar uma boa solução para os Tricky Trees.

No entanto, a instabilidade técnica afetou a consistência do Nottingham Forest, especialmente contra equipas que controlam a posse e ditam o ritmo do jogo (derrotas algo pesadas por 0-3 frente a Arsenal e Chelsea). A equipa inglesa mostra dependência do momento da recuperação para lançar o ataque e algumas deficiências na construção. Uma situação que piora quando o adversário mantém o controlo do jogo, fazendo com que o Forest fique preso no setor defensivo e ambicionando no máximo uma contenção ou desinspiração do adversário nas oportunidades consentidas. Sob a nova gestão, espera-se que a equipa vá ganhando maior segurança defensiva e melhor gestão dos momentos de desaperto, tornando-se um adversário mais aguerrido e difícil e mais nomeadamente para as equipas que visitam o seu estádio. Será relevante também neste jogo, perceber quais serão as opções do novo técnico.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. O FC Porto nunca venceu em solo inglês nos 24 jogos para as competições europeias (três empates e 20 derrotas).
  2. O único jogo que os dragões venceram fora contra uma equipa inglesa, foi contra o Chelsea nos quartos de final da UEFA Champions League (0-1), contudo foi disputado em Sevilha.
  3. É a primeira vez que Nottingham Forest e FC Porto se encontram nas competições europeias.
  4. Nos 24 jogos disputados em Inglaterra, as equipas azuis e brancas marcaram por 12 vezes e sofreram 57 tentos.
  5. O Nottingham Forest não jogava competições europeias desde a época 1995/96.
  6. Nos últimos dez jogos para a UEFA Europa League fora de casa, o FC Porto venceu apenas três.
  7. O último jogo dos dragões em Inglaterra para uma competição europeia foi em 2023/24, nos oitavos de final da UEFA Champions League, em Londres frente ao Arsenal (derrota por 1-0 e também por 4-2 no desempate por grandes penalidades).
  8. O adversário que os dragões mais enfrentaram em Inglaterra foi o Liverpool, por cinco vezes se deslocaram a Anfield para quatro jogos da UEFA Champions League (2007/08, 2017/18, 2018/19 e 2021/22) e um da UEFA Europa League (antiga Taça UEFA em 2000/01).
  9. A última vez que o FC Porto jogou em Inglaterra para a UEFA Europa League foi em 2011/12, frente ao Manchester City (derrota por 4-0).
  10. O árbitro do encontro será o romeno Radu Petrescu.

JOGADORES A TER EM CONTA

https://twitter.com/EuropaLeague/status/1970933694883058066

Igor Jesus – No seio de uma equipa aquém do esperado, o avançado brasileiro foi um dos elementos que rapidamente se afirmou como uma das principais figuras ofensivas da equipa. Sendo o melhor marcador do conjunto inglês até ao momento (quatro golos), poderá bem ser a peça-chave para o novo técnico estrear-se com um resultado positivo. Aliás, um bom dia do número 9 dos Tricky Trees fará toda a diferença num jogo equilibrado frente ao FC Porto e manter o enguiço da equipa portuguesa em território britânico. Tendo uma finalização apurada e uma leitura interessante dos espaços, Igor Jesus é um avançado moderno, capaz de se envolver no jogo ofensivo e até coletivo da equipa, não apenas de finalizar. Os seus movimentos entre linhas e a capacidade de combinar com os colegas tornam-no algo imprevisível e relevante num setor atacante que procura um misto de rapidez com mobilidade. A adaptação ao futebol europeu tem sido promissora até agora e terá mais chances para o demonstrar.

William Gomes FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

William Gomes – O jovem extremo tem vindo a assumir um papel cada vez mais relevante em momentos que os dragões precisam de rasgos de criatividade. Num jogo que a dada altura poderá estar amarrado, o talento de William Gomes poderá fazer do mesmo o “joker” que Farioli procurará para desbloquear um setor defensivo mais fechado e até duro, igualmente dando alimentando uma dimensão mais virtuosa ao ataque azul e branco. Contratado por nove milhões ao São Paulo em janeiro deste ano, dono de uma velocidade explosiva em espaços curtos e de um drible imprevisível, William é o típico extremo que cria desequilíbrios nos duelos. Regista-se também uma grande capacidade de finalizar com o seu pé esquerdo, algo que já mostrou inclusive com um pontapé de fora da área em Alvalade distinguido como “Golo do Mês” e um outro que deu os três pontos nesta competição frente ao Red Bull Salzburg. A sua versatilidade permite-lhe atuar tanto no corredor direito do ataque como a entrar em zonas interiores, adaptando-se bem (como se tem observado) às exigências do modelo tático portista. Atualmente é o segundo melhor marcador do conjunto portista na junção de todas as competições com quatro golos (Samu é o primeiro com oito tentos).

XI´s PROVÁVEIS

Nottingham Forest: Matz Sels, Savona, Milenkovic, Murillo, Neco Williams, Sangaré, Elliot Anderson, Gibbs-White (C), Dan Ndoye, Zinchenko e Chris Wood.

Treinador: Sean Dyche

«Precisamos de voltar a um trajeto vencedor. Sabemos que não foi um início de temporada fácil, é necessário mudar determinados aspetos para tentar atingir os objetivos. Mas, como referi, o grupo de trabalho tem qualidade e já evidenciou isso no passado».

FC Porto: Diogo Costa (C), Alberto Costa, Bednarek, Kiwior, Francisco Moura, Alan Varela, Victor Froholdt, Gabri Veiga, William Gomes, Borja Sainz e Samu.

Treinador: Francesco Farioli

«Foi mais complicado analisar a equipa adversária, especialmente para a equipa de scouting, que tinha tudo analisado para o outro treinador. Mas preparámo-nos para dois ou três nomes que estavam a ser associados ao lugar e assim que se soube que era Sean Dyche, focámos todas as nossas atenções nele. Sabemos que tem uma ligação forte com o clube. Amanhã não será apenas um jogo de futebol, o fator emocional estará muito presente. É um treinador com um sistema forte- nos meus anteriores clubes usava vídeos dele pelo espírito da equipa e pela forma que defendiam a sua baliza».

PREVISÃO DE RESULTADO: Nottingham Forest 1-2 FC Porto

Jorge Afonso
Jorge Afonso
O Jorge apaixonou-se pelo futebol num dérbi em Alvalade e nunca mais largou. Licenciado em Comunicação Social e mestre em Ciência Política, vive entre estatísticas, memórias épicas e o encanto de equipas como o Barça de Guardiola ou a França de Zidane.

Subscreve!

Artigos Populares

Lionel Messi renova contrato com o Inter Miami até 2028

Lionel Messi renovou contrato com o Inter Miami até 2028. Astro argentino vai continuar no clube norte-americano por mais três anos.

Sporting regressa aos treinos depois da vitória sobre o Marselha com ausência de peso

O Sporting começou a preparação para o duelo diante do Tondela. Leões treinaram após a vitória diante do Marselha na Champions League.

Manchester United de Ruben Amorim define lista de 6 alvos para reforçar o meio-campo em janeiro

O Manchester United de Ruben Amorim quer reforçar o meio-campo em janeiro. Red devils têm seis alvos no mercado.

Alisson Santos em destaque na imprensa espanhola: «Uma espécie de cópia da trajetória de Diego Costa, outro brasileiro que surgiu do nada

A entrada de Alisson Santos no Sporting x Marselha foi decisiva. Extremo brasileiro mereceu destaque na imprensa espanhola.

PUB

Mais Artigos Populares

Anthony Gordon revela conversa com José Mourinho e agradece: «É um grande elogio para mim porque quando era criança ele era o meu treinador...

Anthony Gordon foi um dos destaques da vitória do Newcastle diante do Benfica. Extremo revelou palavras ditas por José Mourinho.

Agente de Hany Mukhtar avança com queixa-crime contra Rui Costa devido a comissões da Eusébio Cup

Paulo Rodrigues, agente de Hany Mukhtar, colocou Rui Costa na justiça. Em causa, comissões recebidas pelo presidente do Benfica da Eusébio Cup.

West Ham de Nuno Espírito Santo quer receber 2 jogadores do Real Madrid em janeiro e já há conversas em andamento

O West Ham de Nuno Espírito Santo quer fechar reforços em janeiro. Endrick e Gonzalo García, dupla do Real Madrid, na lista dos hammers.