Um Pepê todo terreno para a nova época

- Advertisement -

Pepê é um extremo de origem, mas na presente temporada, ao que tudo indica, Sérgio Conceição deu-lhe novas funções para desempenhar em campo.

Umas que envolvem mais trabalho em prol da equipa tanto em espaços interiores como nas linhas, criando jogo, desequilibrando e até mesmo recuar e ir buscar bola ao meio dos centrais de forma a impulsionar toda a equipa para o ataque.

Podemos observar o brasileiro a pegar no jogo e a levar a equipa para a frente, dando sempre uma linha de passe segura para os colegas tabelarem, papel que se assemelhava um pouco ao de Vitinha na época passada, mas também a pressionar e a ocupar espaços por trás dos avançados, descaindo um pouco para as linhas assim como Otávio. Uma vez que o “baixinho” irá continuar no plantel e é um dos jogadores mais importantes do mesmo, será interessante ver como se irá conjugar a criatividade destes dois brasileiros no onze.


A meu ver, há três hipóteses deste cenário ser conjugado e poder dar frutos, sendo o primeiro a equipa assumir dois médios de características mais defensivas (p.ex: Uribe e Grujic), com Pepê a ocupar a posição mais central de criador de jogo e Otávio descair para o lado direito.

O segundo será inverter os papéis da primeira opção, Otávio no corredor central e Pepê na linha direita e o terceiro, um pouco mais rebuscado, usado numa tática mais ofensiva que consiste num pequeno recuo de Otávio, jogando numa posição mais “box-to-box” perto de Uribe, enquanto Pepê se ocupava de criar oportunidades para a linha mais ofensiva que teria de assumir outro extremo para o lado direito.

Qualquer das seguintes opções que seja usada durante a temporada, será agradável acompanhar a evolução técnico-tática destes dois brasileiros a congeminar em conjunto em prol do sucesso azul e branco.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Javier Zanetti recorda José Mourinho como o treinador que mais o marcou: «Era direto, leal, um treinador extraordinário»

Javier Zanetti elegeu José Mourinho como um dos dois treinadores que mais o marcaram na sua carreira profissional.

Sporting: Rui Borges quer que Matheus Reis renove no final da temporada

Matheus Reis termina o contrato atual com o Sporting no final da temporada. Contudo, Rui Borges vê o brasileiro como um exemplo no balneário e quer que renove com os leões.

As contas de Braga e FC Porto para se qualificarem diretamente para os oitavos de final da Europa League

Para a última jornada da fase regular da Europa League, o Braga depende apenas de si para garantir a passagem direta, enquanto o FC Porto depende de resultados de outras equipas.

Sean Dyche responde ao Bola na Rede: «Não termos um avançado de raiz acabou por afetar o nosso jogo»

O Nottingham Forest foi derrotado por 1-0 no terreno do Braga na 7.ª jornada da Europa League. Sean Dyche respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens responde ao Bola na Rede: «Era muito importante os nossos médios jogarem com personalidade»

Após a vitória do Braga por 1-0 sobre o Nottingham Forest, Carlos Vicens respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Entre o gelo e o espelho: um empate que expõe mais do que resolve | Viktoria Plzen 1-1 FC Porto

Há empates que sabem a sobrevivência e outros que sabem a aviso. O 1-1 do FC Porto em Plzen pertence claramente à segunda categoria.

Tondela fecha contratação do avançado Arjen van der Heide

O Tondela está prestes a garantir a contratação de Arjen van der Heide. O avançado neerlandês vai assinar contrato com a equipa beirã até 2029.