Um Pepê todo terreno para a nova época

- Advertisement -

Pepê é um extremo de origem, mas na presente temporada, ao que tudo indica, Sérgio Conceição deu-lhe novas funções para desempenhar em campo.

Umas que envolvem mais trabalho em prol da equipa tanto em espaços interiores como nas linhas, criando jogo, desequilibrando e até mesmo recuar e ir buscar bola ao meio dos centrais de forma a impulsionar toda a equipa para o ataque.

Podemos observar o brasileiro a pegar no jogo e a levar a equipa para a frente, dando sempre uma linha de passe segura para os colegas tabelarem, papel que se assemelhava um pouco ao de Vitinha na época passada, mas também a pressionar e a ocupar espaços por trás dos avançados, descaindo um pouco para as linhas assim como Otávio. Uma vez que o “baixinho” irá continuar no plantel e é um dos jogadores mais importantes do mesmo, será interessante ver como se irá conjugar a criatividade destes dois brasileiros no onze.


A meu ver, há três hipóteses deste cenário ser conjugado e poder dar frutos, sendo o primeiro a equipa assumir dois médios de características mais defensivas (p.ex: Uribe e Grujic), com Pepê a ocupar a posição mais central de criador de jogo e Otávio descair para o lado direito.

O segundo será inverter os papéis da primeira opção, Otávio no corredor central e Pepê na linha direita e o terceiro, um pouco mais rebuscado, usado numa tática mais ofensiva que consiste num pequeno recuo de Otávio, jogando numa posição mais “box-to-box” perto de Uribe, enquanto Pepê se ocupava de criar oportunidades para a linha mais ofensiva que teria de assumir outro extremo para o lado direito.

Qualquer das seguintes opções que seja usada durante a temporada, será agradável acompanhar a evolução técnico-tática destes dois brasileiros a congeminar em conjunto em prol do sucesso azul e branco.

Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal empata com Colômbia no Mundial Feminino Sub-20

Portugal empatou 0-0 com a Colômbia no Mundial Feminino Sub-20. Jogo foi referente à segunda jornada da fase de grupos.

Daniele De Rossi elogia ex-Vizela: «É um jogador dos anos 90»

Daniele De Rossi deixou elogios a Milutin Osmajic, ponta de lança que já passou pelo Vizela e que representa o Genoa.

Antigo alvo do Benfica e do Sporting perto de regressar aos relvados

Sergio Arribas está perto de regressar aos relvados. O espanhol que representa o Almería passou as últimas semanas lesionado.

Há novidades importantes quanto ao futuro de James Rodríguez

James Rodríguez não está com a ideias de ir para o Avellino, clube que disputa a Série B, correspondente à Segunda Liga de Itália.

PUB

Mais Artigos Populares

Newcastle fez abordagem por antigo alvo do Benfica neste verão

Anis Hadj Moussa, extremo do Feyenoord e antigo alvo do Benfica, interessa ao Newcastle. Fica com o ponto de situação.

Thibaut Courtois vai fazer pausa na Seleção da Bélgica: eis o que disse

Thibaut Courtois tomou uma decisão importante: fazer pausa na seleção da Bélgica e não jogar toda a Liga das Nações.

Fim de vida: mítico estádio português está a ser demolido

O Estádio Vidal Pinheiro está a ser demolido, que já pertenceu ao Salgueiros, numa fase em que o Metro do Porto está a realizar obras.