O FC Porto caminha já para o terceiro jogo da segunda volta da primeira liga, frente ao Vitória SC, no Estádio D. Afonso Henriques. Não será com certeza um jogo fácil, visto que o Vitória SC e o SL Benfica foram as únicas equipas que conseguiram derrotar os azuis e brancos nesta edição do campeonato.

Na primeira volta, o FC Porto perdeu por 2-3 no Estádio do Dragão depois de estar a ganhar por 2-0. Quase seis meses depois, os Dragões esperam sair da cidade vimaranense com os três pontos na bagagem e aproveitarem o resultado do dérbi para se distanciarem na liderança.

No entanto, após o jogo de hoje, o FC Porto ainda terá mais 14 jogos para disputar a contar para a Liga Portuguesa. Serão 14 jogos decisivos e o resultado de cada um deles terá um grande impacto na conquista do título de campeão. Prevêem-se que alguns confrontos sejam mais acessíveis do que outros, mas o futebol não é uma ciência exata e o fator surpresa está sempre presente, desde o apito inicial até ao fim do jogo. Posto isto, elaborámos uma breve análise a cada jogo que resta ao FC Porto na Liga NOS 2018/2019.

Vitória SC – FC Porto

Como acima referido, será um jogo difícil para os azuis e brancos. O Vitória SC foi a única equipa que derrotou o FC Porto no Estádio do Dragão nesta temporada e venceu o Sporting CP no D. Afonso Henriques por 1-0. Estão neste momento no 5º lugar da tabela classificativa, mas o Moreirense FC, o Belenenses SAD e o Portimonense SC também estão na luta. Nos últimos cinco jogos do FC Porto no Estádio D. Afonso Henriques, o clube da cidade invicta tem um histórico de duas vitórias, dois empates e uma derrota.

Moreirense FC – FC Porto

Mais uma deslocação ao Minho e mais um jogo complicado para o conjunto de Sérgio Conceição. O Moreirense FC tem sido uma das equipas “revelação” desta temporada e não tem sido fácil para o FC Porto conseguir os três pontos em Moreira de Cónegos. Na temporada passada o resultado foi 0-0, num jogo com alguma polémica à mistura, e este ano prevê-se que se encontre um Moreirense FC ainda mais forte do que nos outros anos. É o terceiro jogo da época em que os Dragões defrontam os Cónegos e o FC Porto acabou por ganhar ambos, 3-0 no Estádio do Dragão a contar para a Liga NOS e 4-3 também no Estádio do Dragão numa eliminatória da Taça de Portugal.

FC Porto – Vitória FC

Dia 16 de fevereiro será o dia em que o FC Porto regressa aos jogos em casa frente ao Vitória FC, atual 12º classificado. À partida será um jogo mais acessível para o emblema azul e branco, visto que os sadinos nunca ganharam no Estádio do Dragão. No entanto, Sérgio deverá tomar precauções, pois o jogo será na mesma semana da eliminatória da Liga dos Campeões frente à AS Roma.

CD Tondela – FC Porto

O Tondela está a quatro pontos da zona de despromoção, mas não é isso que torna a equipa de Pepa num adversário fácil. Nos últimos anos têm conseguido roubar alguns pontos aos “três grandes”, como é o caso do jogo contra o Sporting CP nesta época (2-1) e mesmo contra o FC Porto na temporada passada (0-0) e SL Benfica (2-3).

FC Porto – SL Benfica

Jogo importantíssimo para as contas finais do campeonato. A menos que o SL Benfica esteja ainda mais distanciado do que agora, será um jogo ainda mais decisivo que os restantes. No caso de vitória do FC Porto, se ainda se mantiver na frente, fica mais perto do título de campeão nacional. Na primeira volta o resultado foi 1-0 para a equipa lisboeta, mas em casa dos azuis e brancos tudo poderá ser diferente.

CD Feirense – FC Porto

O histórico de confrontos entre o CD Feirense e o FC Porto é mais positivo para o campeão nacional, mas em 2016, a equipa de Santa Maria da Feira conseguiu vencer os Dragões por 2-0, a contar para a Taça da Liga, quando ainda era Pepa o seu treinador. Para o campeonato, o FC Porto tem apenas um desaire em casa do CD Feirense, um empate 0-0.

Sérgio Conceição e Brahimi celebram o golo do argelino
Fonte: FC Porto
FC Porto – CS Marítimo

O CS Marítimo não tem conseguido atingir a forma que, em outros tempos, fazia por vezes temer a equipa madeirense. Neste momento, o Marítimo é 13º classificado e muito dificilmente conseguirá a vitória ou mesmo o empate no Estádio do Dragão.

SC Braga – FC Porto

Será também um jogo com muito peso para as contas finais. O SC Braga é o atual terceiro classificado da Liga NOS e está muito perto do SL Benfica, o que significa que também é candidato ao título. Na primeira volta, o FC Porto venceu 1-0 com um golo ao cair do pano de Tiquinho Soares. Esperam-se muitas dificuldades para os azuis e brancos conseguirem levar os três pontos para casa.

FC Porto – Boavista FC

Dérbi é sempre dérbi, mas ultimamente o FC Porto tem levado sempre a melhor. Na primeira volta os Dragões venceram o 17º classificado para lá do minuto 90 com apenas um golo na partida (Hernâni foi o marcador), mas as coisas prometem ser bem diferentes no Estádio do Dragão.

Portimonense SC – FC Porto

Depois da saída de Nakajima, Manafá e Ewerton, o Portimonense ficou bastante desfalcado. Nesta temporada a equipa algarvia conseguiu bater o SL Benfica e o Sporting CP e ainda empatar frente ao SC Braga, tudo isto em Portimão. É certo que não será “canja” para a equipa nortenha, mas o passado dita que os azuis e brancos têm tudo para vencer.

FC Porto – CD Santa Clara

A equipa recém-promovida ao principal escalão do futebol português está em 10º lugar e tem tudo para assegurar a manutenção. No entanto, muito dificilmente conseguirão vencer os azuis e brancos no Estádio do Dragão. Perderam por 1-2 na primeira volta e na reta final do campeonato o mais certo é que sofram outra derrota.

Rio Ave FC – FC Porto

Um Rio Ave muito menos perigoso do que nas outras temporadas, mas continua a ser um Rio Ave que poderá roubar pontos aos grandes. Nos últimos anos o FC Porto tem conseguido vencer em Vila do Conde, no entanto, no futebol há sempre o fator surpresa… Na primeira volta o FC Porto venceu por 2-1.

FC Porto – CD Aves

O CD Aves está perto da zona de despromoção e isso pode implicar uma motivação extra por parte do emblema da Vila das Aves. Após a mudança de treinador, o Aves poderá tomar outro rumo e ganhar forma, mas irá também encontrar um Dragão em fúria para alcançar o bicampeonato.

CD Nacional – FC Porto

Deslocações à Madeira podem ser traiçoeiras, mas se o FC Porto quer ser campeão terá de enfrentar todas as adversidades que tem pela frente. Caso ainda não tenham conseguido o título, os azuis e brancos são praticamente obrigados a vencer este jogo. Na primeira volta o CD Nacional foi derrotado por 3-1.

FC Porto – Sporting CP

Caso o FC Porto esteja na luta pelo título, não será de todo um jogo fácil. É certo que o Sporting CP vai querer vencer de qualquer das formas, mas se o FC Porto conquistar o título antes deste jogo a carga de importância vai diminuir para os leões e será apenas um jogo de condecoração.

Foto de Capa: FC Porto

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários