Uma prenda de Quique

- Advertisement -

cabeçalho fc porto

Já vai longínqua a época em que Quique Flores liderava o banco do Benfica. O espanhol chegou à Luz em 2008/2009 e, no final dessa mesma época, abandonou o cargo de treinador das águias. Numa altura em que o Benfica não oferecia a luta a que nos habituou nos últimos anos, o FC Porto reinava em Portugal como dono e senhor dos domínios futebolísticos.

Sete anos passaram, muito (ou quase tudo) mudou. O FC Porto não vence um campeonato há duas épocas e o Benfica é bicampeão em título. O Sporting ressuscitou a valer e lidera a presente edição da Liga portuguesa. Jogadores entraram e saíram. Centenas deles. Muitos por valores avultados. E, antes desta estação futebolística começar, os cofres do dragão viram-se recheados por mais um (muito) significativo encaixe financeiro, derivado da venda de ativos.

Danilo saiu, como há muito era anunciado, a troco de 31,5 milhões de euros. Maxi Pereira chegou para o seu lugar, numa movimentação que muitos desconfiavam ser possível, mas poucos acreditavam que se concretizasse.

Alex Sandro, por outro lado, foi mais inesperado. A sua saída era tida como uma possibilidade real, mas só no último dia aconteceu. Seguiu para a Juventus por 26 milhões e, dadas as pressões naturais do último dia de mercado, a lateral-esquerda do Porto parecia destinada a ficar entregue a um Aly Cissokho envolto em dúvidas e declaradamente longe dos tempos da sua primeira passagem pela Invicta (curiosamente, também em 2008/2009).

Alex Sandro saiu para a Juventus em cima do fecho da janela de transferências Fonte: FC Porto
Alex Sandro saiu para a Juventus em cima do fecho da janela de transferências
Fonte: FC Porto

No entanto, eis que surgiu uma incursão mercantil de última hora: o FC Porto ia buscar o relativamente desconhecido mexicano Miguel Layún ao Watford, por empréstimo com opção de compra de seis milhões de euros. A desconfiança também pareceu rodear Layún. Um destro sem créditos firmados para substituir o melhor lateral esquerdo que o Dragão viu em dez anos?

E, volvidos alguns meses, estão os portistas a aclamar o lateral. Layún provou-se uma aquisição de valor acrescentado. Ataca com a mesma certeza com que defende e usa ambos os pés com semelhante eficácia e desenvoltura. É o assistente número um de Aboubakar e, nos tempos mais recentes, assumiu o papel de goleador com dois tentos de belo efeito. Uma locomotiva, epíteto que tantas vezes se aplica despropositadamente a laterais.

Porquê uma prenda de Quique? Porque, passadas sete temporadas da estadia de Quique Flores do Benfica, o mesmo Quique Flores não contou com Layún no Watford, que treina agora na Premier League. Quem diria, não é? Um jogador que não serve para um “modesto” clube do futebol inglês é a nova coqueluche do FC Porto de Lopetegui… Numa altura em que tanto se fala de prendas, esta veio mesmo a calhar, não foi, Quique?

Fonte: FC Porto

Francisco Sebe
Francisco Sebehttp://www.bolanarede.pt
"Acordou" para o desporto-rei quando viu o FC Porto golear a Lazio, no dilúvio das Antas. Análises táticas e desportivismo são com ele, mas o amor pelo azul e branco minimiza tudo o resto.                                                                                                                                                 O Francisco não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Grémio de Luís Castro perde com o Torque e entra com o pé esquerdo na Taça Sul-Americana

O Grémio de Luís Castro arrancou esta madrugada a caminhada na Taça Sul-Americana e perdeu fora de casa com o Torque por 1-0.

Arranque da Libertadores: Flamengo de Leonardo Jardim vence e Palmeiras de Abel Ferreira empata

O Flamengo de Leonardo Jardim venceu o Cusco por 2-0 na Taça Libertadores. Já o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 1-1 com o Junior Barranquilla.

Toluca vence LAFC com show de Paulinho na Champions League CONCACAF

O Toluca venceu o LAFC por 4-2 na primeira mão dos quartos de final da Champions League CONCACAF. Paulinho fez hat-trick.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Nottingham Forest para a Europa League

O FC Porto enfrenta esta noite o Nottingham Forest para os quartos de final da Europa League. Fica com os onzes prováveis.

PUB

Mais Artigos Populares

O reencontro | FC Porto x Nottingham Forest

Na ressaca do empate ao cair do pano frente ao Famalicão para a Primeira Liga, o FC Porto recebe o Nottingham Forest para a Europa League

Benfica: Ruben Amorim não quer voltar agora a Portugal

Ruben Amorim não tem neste momento planos de voltar a Portugal. Técnico português está livre no mercado desde o Manchester United.

Ranking UEFA: Portugal sai em definitivo da corrida por um lugar extra na próxima Champions League

Portugal está fora da corrida por um lugar extra na Champions League 2026/27. Espanha aproxima-se após resultados de quarta-feira.