Uma vergonha que não pode passar despercebida

- Advertisement -

amarazul

Na passada terça-feira, fiquei (como aliás é habitual) satisfeito por ver que o jogo do meu Futebol Clube do Porto frente ao BATE Borisov, relativo à quinta jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões, tinha transmissão televisiva na SportTV. Ou melhor, por ver que o jogo dos Dragões, a única equipa portuguesa já apurada para os oitavos-de-final, assim seria transmitido.

Fico sempre. Aliás, ficamos. Cá em casa somos assinantes da SportTV e achamos que os comentários da estação estão uns furos acima da concorrência nestes dias. Para surpresa nossa, no entanto, Lopetegui e os seus comandados não tinham um único elemento da equipa televisiva – aquela pela qual nós, muitos de nós, pagamos mais de vinte euros por mês para poder assistir aos jogos do nosso clube. Repito, o Futebol Clube do Porto não tinha um único elemento da imprensa à sua espera no final do jogo onde, curiosamente, voltou a estar em destaque – marcou três golos e somou mais três pontos, garantindo inclusive o primeiro lugar no grupo, algumas horas mais tarde.

A ausência de jornalistas foi evidenciada pelo próprio gabinete de comunicação do clube através das redes sociais mas, de resto, nada. Onde está o respeito e, mais do que isso, a confirmação de um trabalho justo enquanto estação que fornece um serviço aos seus assinantes? Onde está (esteve) a equipa que deveria ter acompanhado o encontro? Talvez num avião a caminho de São Petersburgo, onde no dia seguinte foi feita a cobertura habitual (e que todos, enquanto assinantes, esperamos ao subscrever a SportTV).

A referência a um clube rival não é, de forma alguma, uma crítica às águias. Não desta vez. Foi feito pela SportTV o que havia a fazer naquela quarta-feira. Vinte e quatro horas antes, porém (os jogos foram inclusive à mesma hora), algo faltou. E a ausência da equipa de reportagem deu ainda origem a uma ausência de justificação. Descriminação? Talvez. Esquecimento? Talvez. Nunca saberemos…

Falo neste texto do Futebol Clube do Porto como única equipa apurada para as eliminatórias como poderia falar de um outro qualquer em posição menos favorável. Falo enquanto adepto azul e branco como falaria se, em outra instância, se verificasse o mesmo num outro palco, com outro emblema. Naquela noite de gelo em solo bielorrusso, a chama do Dragão aqueceu o campo e a Europa. Estava tudo preparado para receber os jornalistas (não só da SportTV, seja dito), que não quiseram aparecer. Sem justificações dadas, é este o motivo que retiro do triste – reforço –, triste episódio para a imprensa portuguesa.

Fiquei satisfeito por ver que a estação pela qual pago(amos) uma mensalidade iria transmitir o encontro do meu clube para, no final, me ver ser ‘roubada’ uma das partes obrigatórias de uma cobertura futebolística. Pelo menos, assim o esperava de uma estação com os direitos de transmissão dos encontros de clubes do seu país na maior competição europeia.

Este é um dos casos que não podem passar despercebidos no desporto (e comunicação nacional). Este é um dos casos em que as vozes têm de se unir.

Foto de capa: Página de Facebook do FC Porto

Gaspar Ribeiro Lança
Gaspar Ribeiro Lançahttp://www.bolanarede.pt
Futebol, ténis, Fórmula 1... Com o passar dos anos mais desportos fazem parte do seu quotidiano e lhe ocupam bons pares de horas em estádios ou em frente ao computador e à televisão. Não há, no entanto, maior paixão do que aquela que tem por Liverpool Football Club e Futebol Clube do Porto. "Impossível escolher".                                                                                                                                                 O Gaspar não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Unai Emery lamenta falta de utilização de jogador emprestado ao Aston Villa e assume: «É algo embaraçoso para todos os envolvidos, as minhas desculpas»

Unai Emery fez a antevisão do Aston Villa x Liverpool, de penúltima jornada da Premier League, e falou da falta de minutos de Harvey Elliot.

Marco Silva garante: «Não recebi qualquer proposta do Benfica e não tive qualquer conversa com o Benfica»

Marco Silva foi questionado perante os rumores do interesse do Benfica. Técnico do Fulham garantiu que ainda não foi contactado pelas águias.

Rui Borges já escolheu e tem preferência entre Chiquinho e Gabriel Silva para reforçar o ataque do Sporting

O Sporting quer contratar mais um extremo para o ataque. Entre Chiquinho e Gabriel Silva, Rui Borges tem preferência pelo português.

AS Roma obriga Benfica a subir parada por Noah Saviolo: eis o ponto de situação sobre o futuro do extremo do Vitória SC

O Benfica continua na pole position por Noah Saviolo. Ainda assim, a entrada da AS Roma em cena encareceu o extremo.

PUB

Mais Artigos Populares

Dirigentes do Sporting vão a Itália para fechar Issa Doumbia e ultrapassar Benfica e clubes da Premier League

O Sporting está com uma delegação em Itália para fechar a contratação de Issa Doumbia. Objetivo dos leões é anteciparem-se à concorrência.

Francesco Farioli comenta desafio de André Villas-Boas a Diogo Costa: «O gesto do clube é importante»

Francesco Farioli realizou a antevisão do FC Porto x Santa Clara. Técnico italiano deixou elogios a Diogo Costa, guarda-redes dos dragões.

Custódio Castro anuncia saída do Alverca: «Houve um pedido da minha parte dadas algumas circunstâncias incompatíveis com os meus princípios»

Custódio Castro vai deixar o comando técnico do Alverca. O treinador dos ribatejanos anunciou a decisão.