Vamos ganhar asas!

- Advertisement -

fc porto cabeçalho

Esta terça-feira a comitiva azul e branca vai ter a difícil tarefa de jogar em solo alemão, no campo do Leipzig, o que podemos esperar deste embate?

É a primeira vez que estas duas equipas se encontram, algo normal dado que o clube alemão foi fundado apenas em 2009, e esta é a sua primeira experiencia europeia. Talvez por isso podemos desde já assumir uma vantagem para o Porto.

Mas não encaremos este adversário de animo leve, apesar da sua curta história, o Leipzig é um caso especial no futebol atual. Comprado em 2009 pela Red Bull o Leipzig passou por uma fase de mudança, mudou-se o nome do clube para RasenBallsport Leipzig (devido a motivos legais a Red Bull não pode colocar o nome que pretendia no clube), contruiu-se um estádio novo, o Red Bull Arena de Leipzig, e investiu-se no plantel. Os números não mentem e o facto é que em menos de 8 anos o Leipzig saiu do escalão mais baixo da Alemanha, e ascendeu ao topo, sempre com um trabalho calculado e estudado. O Leipzig só começou a chamar atenção da Europa na época passada, quando na sua época de estreia no principal escalão alemão, surpreendeu tudo e todos ao fazer uma campanha excecional na Bundesliga, onde só foi ultrapassado pelo colosso bávaro que é o Bayern de Munique.

Sérgio Oliveira pode ser peça fundametal Fonte: FC Porto
Sérgio Oliveira pode ser peça fundamental
Fonte: FC Porto

É um plantel jovem com ideias novas, tal não seja que a alcunha da equipa é A Brigada Jovem (The Youth Brigade), justamente pelo enfoque que o clube dá a juventude do seu plantel. Mas não é por isso que o Leipzig é menos forte, dado na qualidade que tem nas diferentes posições. A equipa joga num 4-4-2. No ataque encontramos nomes como Timo Werner, Augustin, Forsberg e Poulsen, na linha de 4 médios encontramos na ala esquerda o internacional português Bruma, encontramos no cérebro do meio campo Keita e Kampl, e na ala direita Sabitzer na defesa nomes como Bernardo e Upmencano surgem na lateral direita e no eixo da defesa respetivamente, e o guarda redes é o internacional húngaro Gulacsi.

Atualmente, após 9 jornadas no campeonato germanico, o Leipzig ocupa o ultimo lugar do pódio, atrás do Bayern de Munique e do líder Dortmund (equipa ao qual derrotou no passado sábado a jogar fora por 2-3) com 16 pontos. No campeonato marcou 15 golos e sofreu 10, tem 5 vitórias, 2 empates e 2 derrotas. Na taça alemã está na segunda ronda, após ter eliminado o modesto Dorfmerkingen. E na liga dos Campeões tem uma derrota e um empate.

Prevejo um jogo dividido, que não vai ser nada fácil, acho que é seguro afirmar o favoritismo azul e branco, mas não podemos estar demasiado confiantes, será uma deslocação complicada, e Importante, o Leipzig se pretende passar para a próxima fase da Liga dos Campeões precisa de pontos nesta jornada europeia, e o Porto apesar da vitoria em terras monegascas, não pode baixar as armas, pois uma eventual vitória na Alemanha, e mais um tropeção do Monaco pode significar o acesso para os oitavos de final o mais cedo possível.

Espero uma vitória do porto, um jogo fechado mas com boas oportunidades, ambas as equipas tem qualidade, e tenho a certeza que vão proporcionar um futebol de boa qualidade nesta 3 jornada da liga milionária.

Foto de Capa: FC Porto

Gabriel Fábrega
Gabriel Fábregahttp://www.bolanarede.pt
Seja qual for o campo, Lisboa tem mais encanto pintada de azul e branco. Poeta nas horas vagas. Ele é pragmático e tem piada (às vezes). Politicamente (in)correto.                                                                                                                                                 O Gabriel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Na Sérvia, quem manda? | Zeleznicar Pancevo x Braga

O confronto contra o Braga é o primeiro de sempre destes sérvios na Europa, resultado dum também inédito quarto lugar em 25/26.

1º teste à porta aberta: Onde ver o Gil Vicente x FC Porto?

O Gil Vicente e o FC Porto enfrentam-se esta quarta-feira num jogo particular. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

Conference League: Onde ver o jogo entre o Braga e o Zeleznicar Pancevo?

O Braga vai enfrentar o Zeleznicar Pancevo na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Jogo passa na Sport TV 5.

Floriana de Daniel Portela empata com final dramático: eis os resultados do dia da Conference League

O Floriana de Daniel Portela empatou 1-1 com o Drita na primeira mão da segunda ronda da Conference League. Eis os resultados.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Braga sabe que a sua equipa técnica e os jogadores sempre têm a responsabilidade de disputar todos os jogos para ganhar»

O Braga joga esta quarta-feira contra o Zeleznicar Pancevo para a Conference League. Fica com declarações de Carlos Vicens.

À atenção do Benfica: Hearts goleado pelo Sturm Graz na Champions League

O Sturm Graz venceu o Hearts por 4-0 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Champions League. Fica com os resultados.

Bélgica: Sérgio Conceição é candidato ao cargo mas há favorito

Sérgio Conceição é um dos candidatos para o cargo da Seleção da Bélgica. Mark van Bommel é, neste momento, o favorito.