Vincent Aboubakar – uma história de persistência

- Advertisement -

Se questionassem aos adeptos portistas quem seria merecedor do Dragão de Ouro nesta semana, talvez o detentor do prémio fosse outro, de seu nome – Vincent Aboubakar. Quando o onze inicial do FC Porto, no jogo frente ao BSC Young Boys, fora lançado, grande parte dos apoiantes da equipa azul e branca rapidamente se questionaram se Aboubakar estaria apto para ser titular.

Não entraria na imaginação dos adeptos, mesmo sabendo da qualidade que este tinha antes das lesões, que este viria a ser o herói da partida e dar a vitória aos dragões. Foram dois golos em três minutos que colocaram a turma de Sérgio Conceição na rota do apuramento para os 16 avos de final. Aboubakar fez história na Suíça, mas é a sua história que faz dele o herói desta semana.

Todos os que são de boa memória com toda a certeza que conseguem relembrar o episódio em que Aboubakar declarou que não queria voltar ao FC Porto, aquando do seu empréstimo ao Besiktas JK. O empréstimo sucedeu-se duas épocas após chegar aos dragões, em 2016/2017, quando Nuno Espírito Santo liderava a equipa portista. As palavras caíram mal nos adeptos portistas, mas o que é certo é que Aboubakar voltou na época seguinte e fez o seu melhor registo pessoal.

Contribuiu com 15 golos e quatro assistências para a conquista do campeonato nacional e na Liga dos Campeões foram cinco golos e duas assistências em seis jogos. No total foram 26 golos e sete assistências, a melhor e maior marca da sua carreira. Claramente, Aboubakar perdoou o FC Porto, deixando de lado as suas desavenças com o clube, e os adeptos abraçaram, de novo, o camaronês.

Aboubakar já não era titular pela equipa principal desde 28 de setembro de 2018
Fonte: FC Porto

Porém, o episódio mais triste desta história estaria para chegar. O ponta-de-lança de 27 anos fez um grande arranque de temporada, com quatro golos e duas assistências em oito jogos. Até que na partida frente ao CD Tondela, uma rotura de ligamentos cruzados sentenciou a época e, quem sabe, a carreira do jogador. Foram 198 dias de lesão e 41 jogos perdidos, jogos estes onde muitos golos poderiam ter surgido pelo protagonista deste artigo e, consequentemente, ter mudado o rumo da sua carreira e do FC Porto. Voltara a competir a 4 de maio de 2019, como suplente utilizado, frente ao CD Aves. No entanto, o seu fado trouxe de novo os fantasmas do passado. Lesionou-se, mais uma vez, antes da final da Taça de Portugal e acabaria assim a sua época desportiva.

O regresso aos relvados ficava só para a pré-época de 2019/2020, que aconteceu sem qualquer percalço e, inclusive, com um golo marcado. Oficialmente, voltou contra o FK Krasnodar, jogo que o FC Porto acabou por perder. A sua história passa ainda pela Segunda Liga Portuguesa, chegando este a jogar pela equipa B portista contra o Varzim SC. O jogador desceu à segunda equipa para ganhar ritmo e esta foi mais uma prova da persistência do camaronês e do período conturbado pelo qual teve que passar. Na equipa principal, voltou a somar minutos frente ao SC Coimbrões para a Taça de Portugal e contra o Vitória FC, também para a Taça de Portugal.

Foi num jogo da Liga Europa, jogo esse onde a vitória era fulcral para o FC Porto passar à próxima ronda, que Aboubakar, para surpresa de muitos, conquistou a titularidade. Sérgio Conceição deu a oportunidade ao ponta-de-lança e este não desiludiu. O FC Porto estava a perder e a cerca de 15 minutos do fim, Aboubakar empatava o jogo. Três minutos depois, mais uma vez, bis do camaronês. Houve uma explosão de alegria, não só pelo golo, mas sim por ter sido o final de um pesadelo e, esperemos, o início de um sonho feliz.

Esta é uma história que pode servir de exemplo a todos aqueles que estão a passar por um mau período. Uma história de persistência, de luta e de paixão pelo futebol. Os triunfos acabarão por chegar, mesmo que demorem algum tempo, mas só aqueles que não deixam de lutar é que saberão saboreá-los.

Foto de Capa: FC Porto

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave confirma saída de Sotiris Silaidopoulos do comando técnico da equipa

Sotiris Silaidopoulos já não é treinador do Rio Ave. O técnico grego foi afastado do comando técnico da equipa de Vila do Conde.

Francisco Neto responde ao Bola na Rede: «Não queremos médias iguais, nunca as quisemos; queremos médias diferenciadas»

Francisco Neto revelou as convocadas para o embate de Portugal frente à Irlanda do Norte. O técnico respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Cristiano Ronaldo e o fim que não quis aceitar

Cristiano Ronaldo abandonou, esta quarta-feira, na véspera do jogo com a Dinamarca, o estágio da Seleção Nacional.

Seleção Nacional Feminina: Eis as convocadas de Francisco Neto para o playoff de apuramento ao Mundial 2027

Francisco Neto revelou esta quinta-feira a lista de jogadoras chamadas para a dupla jornada frente à Irlanda do Norte. Fica com a convocatória completa.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa espanhola compara: «Cristiano despede-se da sua seleção pela porta de trás enquanto a Argentina prepara uma cerimónia para o adeus da sua...

O jornal MARCA criticou o adeus de Cristiano Ronaldo à Seleção Nacional, confrontando a sua atitude com a despedida de Lionel Messi.

Piers Morgan dá garantia acerca do caso Cristiano Ronaldo: «Não foi por isso que ele saiu…»

Piers Morgan deu garantia acerca da saída de Cristiano Ronaldo do estágio da Seleção Nacional. Apresentador reagiu nas redes sociais.

Carlos Queiroz rescinde contrato e deixa o comando da Seleção do Gana: «As condições necessárias não estavam reunidas»

Carlos Queiroz e a Federação de Futebol do Gana acertaram a rescisão de contrato por mútuo acordo do cargo de selecionador dos Black Stars.