Assalto ao castelo marca encerramento da primeira volta | Vitória SC x FC Porto

- Advertisement -
Primeira Liga, 17.ª Jornada: sábado, 20:30h, 21 de janeiro de 2023

ANTEVISÃO: DUELO ENTRE DOIS CONJUNTOS QUE PROCURAM VOLTAR AOS OBJETIVOS PROPOSTOS

A 17.ª jornada marca o término da primeira volta e os holofotes vão estar centrados no D. Afonso Henriques e no jogo entre o Vitória SC e o FC Porto.

Com esse primeiro capítulo do campeonato quase a encerrar, há um ponto a destacar: nenhum dos conjuntos estão nos postos desejados. O Vitória é sétimo com 24 pontos e vem de uma fase complicada – não ganha há sete jogos -, enquanto os portistas ocupam na terceira posição (36 pontos), contudo, seguem embalados depois do empate contra o Casa Pia.

Os dados estão lançados e, apesar das adversidades, os vitorianos procuram regressar às vitórias contra um FC Porto que não pode tremer na perseguição ao lugar cimeiro da tabela.

Moreno conta com quatro lesionados (André André, Tiago Silva, Tomás Handel e Zé Carlos) e um castigado, Anderson, expulso na última partida, pelo que, Conceição continua privado de Zaidu e Evanilson, ainda lesionados.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. Vitória SC e FC Porto já se defrontaram por 175 vezes, com a equipa portista a apresentar forte vantagem: 114 vitórias, contra 24 triunfos dos vimaranenses;
  2. No Estádio D. Afonso Henriques, o último triunfo do Vitória SC frente ao FC Porto foi em 2015/16, quando ganhou por 1-0 – Sérgio Conceição era o treinador dos vimaranenses;
  3. O FC Porto ganhou os sete últimos jogos frente ao Vitória SC;
  4. O Vitória SC só perdeu um dos 12 jogos disputados em casa esta época;
  5. O FC Porto não perde há 14 jogos;
  6. O FC Porto tem o melhor ataque (40 golos, tantos quantos o Benfica) e a melhor defesa (11 golos sofridos) desta edição da Primeira Liga;
  7. O Vitória SC soma duas derrotas consecutivas;
  8. O Vitória SC não ganha há sete jogos;
  9. O último triunfo do Vitória SC frente ao FC Porto foi em 2018/19, quando ganhou no Estádio do Dragão por 2-3;
  10. No Estádio D. Afonso Henriques, o FC Porto apresenta vantagem nos duelos frente ao Vitória SC: 44 vitórias em 87 jogos. A equipa vimaranense soma 20 triunfos.

JOGADORES A TER EM CONTA

André Silva Vitória SC x Puskas Akademia
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

André Silva (Vitória SC) – Seja a extremo ou a ponta de lança, o avançado brasileiro será certamente um dos elementos vimaranenses mais perigosos. Em todas as competições leva dois golos marcados e quatro oferecidos. É possante e raçudo, raramente se esconde do jogo, será perigoso deixar este jogador perto de zonas de finalização.

Fonte: Diogo Cardoso/BnR

Medhi Taremi (FC Porto) – O avançado iraniano estando em campo será sempre o elemento mais perigoso e imprevisível do conjunto azul e branco. É um jogador que se entrega bastante ao jogo entregando-se em todas as suas fases, contribui sempre para o seu desfecho seja com golos ou assistências.

XI´s PROVÁVEIS

Vitória SC (3-4-3): Bruno Varela; Mikel Villanueva; André Amaro; Ibrahima Bamba; Hélder Sá; Dani Silva; Nicolas Janvier; Miguel Maga; Jota Silva; Alisson Safira; André Silva

Treinador: Moreno

«Os nossos atletas merecem desfrutar do jogo. Há um ano, muitos não imaginavam estar aqui [na equipa principal]. Os atletas têm de ter cabeça limpa para serem competitivos. É possível ganhar amanhã [sábado] a um FC Porto muito forte. Percebemos a qualidade do FC Porto. Este é talvez o Porto mais equilibrado da era Sérgio Conceição, mas não há nada, nem ninguém que não me faça acreditar que poderemos ganhar o jogo».

FC Porto (4-4-2): Diogo Costa; João Mário; Fábio Cardoso; Marcano; Wendell; M. Uribe; Grujic; Otávio; Toni Martinez; Taremi; Galeno;

Treinador: Sérgio Conceição

«Espero um jogo difícil. Aliás, temos tido mais dificuldades nas saídas do que nos jogos em casa. O Vitória não está numa boa fase em termos de resultados, mas é bem treinado e sei que vai ser difícil. É uma saída historicamente complicada para nós. O Anderson não jogará, mas eles têm várias soluções de qualidade. Cabe-nos a nós não olhar para um jogador em particular, mas sim para a dinâmica da equipa. Temos que ganhar o jogo».

PREVISÃO DE RESULTADO: Vitória SC 0-2 FC Porto
Flávio Fernandes
Flávio Fernandeshttp://www.bolanarede.pt
Licenciado em Ciências da Comunicação, o Flávio sempre foi um amante do desporto e um fanático pelo futebol. Com uma passagem pelos quadros de formação do FC Felgueiras 1932, preferiu pendurar as botas mais cedo e ir em busca da sua formação académica. Acompanha assiduamente o futebol internacional e não falha um único jogo do seu grande FC Porto.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting pode apostar em pérola da formação no lugar de Morten Hjulmand

O Sporting está a ponderar promover Eduardo Felicíssimo à equipa principal do Sporting, depois da lesão de Morten Hjulmand.

Al Wasl de Rui Vitória vence Dibba Al Fujairah por 4-2

O Al Wasl, orientado por Rui Vitória, venceu o Dibba Al Fujairah por 4-2, no jogo da 23ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

Carlos Queiroz apresentado como selecionador do Gana: «Esta alma é grande»

Carlos Queiroz foi oficialmente apresentado como novo selecionador do Gana, assumindo a nona seleção nacional da sua carreira.

Carlos Alcaraz falha o Roland Garros devido a lesão

Carlos Alcaraz, de 22 anos, vai falhar o Roland Garros e o Masters 1000 de Roma devido a lesão, comprometendo a defesa do título em Paris.

PUB

Mais Artigos Populares

Luisão reage ao castigo aplicado pela UEFA a Gianluca Prestianni: «Deixa no ar uma sensação desconfortável de que ainda existe uma espécie de hierarquia...

Luisão reagiu ao castigo aplicado pela UEFA a Gianluca Prestianni. Antigo defesa do Benfica tem sido muito vocal no caso.

Lens garante empate épico depois de estar a perder por 3-0 contra o Brest… mas abre caminho ao PSG na luta pelo título da...

O Lens esteve a perder por 3-0, mas resgatou um empate por 3-3 na visita ao terreno do Brest. Ainda assim, clube está mais longe do sonho do título.

Alverca vence Arouca e garante matematicamente a manutenção na Primeira Liga

O Alverca vai continuar na Primeira Liga. Emblema do Ribatejo confirma continuidade na prova com vitória sobre o Arouca.