Depois de SL Benfica e Sporting CP terem voltado apostar no voleibol feminino, foi a vez da equipa portista juntar-se aos rivais. 30 anos depois, está de regresso o voleibol feminino ao FC Porto. Na próxima temporada, a modalidade vai ser aposta no clube e já há muitos aspetos agilizados.

O nome utilizado será Academia José Moreira/FC Porto, devido à parceria feita com a Academia José Moreira (AJM), onde o fundador é precisamente José Moreira, antiga lenda do clube azul e branco e que foi, inclusive, considerado um dos melhores jogadores de sempre do clube e foi também quem teve a iniciativa para esta junção de emblemas. Dada esta ligação, o FC Porto não terá qualquer custo com este projeto e, assim sendo, o clube continuará a ser patrocinado pela empresa do ramo têxtil, Cotesi.

Para já, e tendo em conta que tudo está em processo de agilização, sabe-se que os treinos da equipa vão realizar-se no Pavilhão do Centro Social Luso-Venezolano, mas a transmissão dos jogos acontecerá no Porto Canal. Porém há também a hipótese do Dragão Caixa ser utilizado para jogos do campeonato.

A Academia José Moreira conquistou da Taça de Portugal
Fonte: Câmara Municipal de Póvoa de Varzim

Na última época, a Academia José Moreira conquistou a Taça de Portugal e terminou em quinto lugar na fase regular do campeonato em época de estreia no principal escalão da modalidade. O objetivo é, em conjunto, conseguirem fazer uma época ainda melhor. Para já a equipa técnica ainda está a ser ultimada. Sabe-se já que o treinador será Rui Moreira, que neste momento é também selecionador adjunto da equipa sénior feminina de Portugal. O treinador será acompanhado por cinco treinadores adjuntos: Bernardo Soares, Luís Andrade, Diogo Fernandes, Tiago Gomes e José Pedro Fernando.

Anúncio Publicitário

A modalidade está assim de regresso ao FC Porto, sendo inclusive a primeira vez que os portistas apostam no feminino. É ainda a primeira vez em que os “três grandes” apostam na mesma modalidade no feminino, no entanto na I Divisão só se encontrará o FC Porto e Sporting CP. O SL Benfica jogará na II Divisão.

Foto de Capa: Câmara Municipal da Póvoa de Varzim

artigo revisto por: Ana Ferreira

Comentários