Yacine Brahimi: Rumor ou realidade?

- Advertisement -

“Brahimi, Brahimi, Brahimi”, é este o cântico que muitos adeptos portistas podem voltar a entoar caso se confirme o possível regresso do extremo argelino ao FC Porto.

Nos últimos tempos, tem circulado a informação de um eventual regresso de Brahimi ao Dragão. Trata-se de uma bomba de mercado e de um possível regresso que não era de todo esperado. Mas desenganem-se aqueles que pensam que já se trata de uma realidade assegurada. Creio que não passa apenas de um rumor que ainda não tem o fundamento necessário para se tornar certo.

Yacine Brahimi chegou ao FC Porto em 2014 e rapidamente mostrou que seria talvez o melhor desequilibrador do campeonato português dos últimos anos. Sabia passear com a bola nos pés e irritava profundamente qualquer defesa que o enfrentasse. Muitas vezes esse individualismo tornava-se excessivo, visto que o extremo argelino perdia bolas sem sentido por apostar num lance individual ao invés de passar a bola para um companheiro bem posicionado.

Não era, pois, um velocista, mas fazia o que queria com a bola colada nos pés. Os grandes golos também foram uma imagem de marca de Brahimi nas cinco épocas de dragão ao peito.

Estávamos perante um ídolo da massa associativa azul e branca. Ídolo esse que acabou por não renovar pelo FC Porto e saiu a custo zero para o Qatar (o que é incompreensível para a qualidade do futebol que apresentava). Será que o dinheiro acabou por falar mais alto?

A verdade é que parece que o jogador se tem mostrado arrependido da decisão e essa foi uma das razões pelas quais se tem falado insistentemente num regresso à Invicta. Brahimi marcou 13 golos em 22 jogos pelo Al-Rayyan SC. Não, não me enganei nos números. Mas será que alguém se importou com o que o argelino fez no Qatar? A resposta é óbvia: não!

Era mais que evidente que ao ir para um campeonato mais periférico, as atenções que antes Brahimi tinha já não as ia mais ter. Até poderia ter marcado um golo por jogo e mesmo assim ninguém dizia nada. Apesar disto, ressalvo que não deixam de ser extraordinários estes números, mesmo se tratando de um campeonato em que os índices competitivos são relativamente baixos.

Falando de novo neste eventual regresso (que pode não ser o único, dado a possibilidade de Hulk), volto a reiterar que ainda se trata apenas de um rumor criado por duas situações: o descontentamento de Brahimi face ao futebol do Qatar e o pedido dos ex-colegas de equipa na rede social “Instagram” num live, após a conquista da Taça de Portugal 2019/2020, em que todos pareciam estar em sintonia.

Um dado que também pode fortalecer este rumor foi a relação com Sérgio Conceição que sempre apreciou as qualidades do antigo número oito portista. Regressando ou não, não deixo de dizer que o seu “sucessor” Luis Díaz não desiludiu nada e conseguiu colmatar de forma perfeita a ausência do argelino. Mas se o negócio não se revelar prejudicial para o FC Porto, creio que seria um regresso interessante e que traria muita qualidade de novo para os dragões e para o futebol português.

Artigo revisto por Joana Mendes

João Castro
João Castrohttp://www.bolanarede.pt
O João estuda jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. A sua grande paixão é sem dúvida o jornalismo desportivo, sendo que para ele tudo o que seja um bom jogo de futebol é bem-vindo. Pode-se dizer que esta sua paixão surgiu desde que começou a perceber que o mundo do futebol é muito mais que uma bola a passear na relva.

Subscreve!

Artigos Populares

França vence Turquia com golo de Kylian Mbappé e Bélgica derrota Itália com Lukebakio em destaque

A Bélgica venceu a Itália com um golo de Dodi Lukebakio. Já a França derrotou a Turquia num jogo marcado pela lesão de Kylian Mbappé.

Preocupações para José Mourinho? Kylian Mbappé lesiona-se após marcar frente à Turquia

Kylian Mbappé saiu lesionado da partida entre a Turquia e a França, depois de se ressentir do joelho no remate que deu o golo à seleção gaulesa.

David de Gea reage às acusações ao Manchester City com mensagem enigmática: «Quantos títulos da Premier League é que eu ganhei, afinal?»

David de Gea deixou uma mensagem nas redes sociais, após a confirmação das acusações ao Manchester City.

Atenção, Benfica: Jakub Kaminski sai lesionado na primeira parte do Polónia x Bósnia e Herzegovina

Jakub Kaminski saiu lesionado na primeira parte do encontro entre Polónia e Bósnia e Herzegovina, a contar para a Liga das Nações.

PUB

Mais Artigos Populares

Luís Freire após derrota de Portugal sub-21 na Bulgária: «Demos confiança ao adversário e isso acabou por nos custar caro»

Luís Freire analisou a derrota de Portugal sub-21 frente à Bulgária, em jogo de qualificação para o Euro 2027.

Médio da Dinamarca pede desculpa após questionar dupla com Morten Hjulmand no meio-campo antes do jogo com Portugal

Pierre-Emile Hobjerg pediu desculpa nas redes sociais após questionar a dupla com Morten Hjulmand na derrota da Dinamarca frente à Noruega.

Tomas Tuchel deixa aviso a médio de Inglaterra: «Ele perde demasiadas oportunidades»

Thomas Tuchel comentou a ausência de Cole Palmer na seleção inglesa devido a lesão e deixou um aviso ao médio do Chelsea.