Um ano depois: O que mudou desde a conquista da Youth League?

- Advertisement -

Foi a 29 de abril de 2019, que os pequenos dragões conquistaram a Europa pela primeira vez, ou seja, os sub-19 do FC Porto conseguiram derrotar o Chelsea FC, por 3-1, na final da UEFA Youth League, competição que é equiparada à edição da Liga dos Campeões, mas na categoria de juniores.

Desta forma, a formação azul e branca conseguiu fazer história, já que foram a primeira equipa portuguesa a levar o troféu para Portugal, depois do SL Benfica já ter disputado a final por duas ocasiões. Certamente, este será um dia que ficará marcado nas cabeças destes jovens jogadores, uma vez que foi uma grande oportunidade para se mostrarem a um nível internacional, isto é, há muitos olheiros de olhos postos neste torneio e depois porque vencer é sempre uma enorme marca que fica na vida de qualquer pessoa. Todavia, já passou 1 ano (celebrado na última quarta-feira) e será que os portistas olham de forma diferente para a formação? Os dados dizem que sim, a verdade é que o elenco da equipa principal, atualmente, conta com vários elementos que fizeram parte desta jornada triunfante e muito deles são vistos como uma espécie de “Euromilhões financeiro”.

 

Foi a 29 de abril de 2019, que os pequenos dragões conquistaram a Europa pela primeira vez ao derrotar o Chelsea FC, por 3-1, na final da UEFA Youth League
Fábio Silva é a grande esperança do FC Porto e a sua cláusula de rescisão atesta isso, já que está fixada nos 100 milhões
Fonte: Bola na Rede

Todos tem conhecimento da frágil situação financeira que paira pelo emblema nortenho e como isso afeta a competitividade do plantel, tal como a preparação de uma nova época no que toca a reforços. Assim, o futuro do clube deve passar inevitavelmente pelas camadas jovens e com uma maior taxa de aproveitamento dos jovens que saem dos quadros da formação. Só assim o FC Porto vai conseguir voltar a ter a pujança económica de outrora e  elevar a qualidade do seu futebol. Vários são os exemplos de equipas desportivas que seguem este modelo e com sucesso e não é preciso ir ao estrangeiro para constatar isto, já que em Portugal temos o exemplo do SL Benfica, que apesar de tudo, tem conseguido tirar proveito desportivo e financeiro da sua academia, quer se goste mais ou menos.

O paradigma aos poucos parece estar a mudar e muitos dos jovens talentos que incorporam o grupo de trabalho de Sérgio Conceição já conhecem os cantos ao Olival e são eles Diogo Costa, Diogo Leite, Romário Baró, Vitor Ferreira e Fábio Silva. Todavia, não podemos esquecer de outros atletas que podem vir a dar muito pelo FC Porto, que são eles Tomás Tavares, Fábio Viera e Diogo Queirós.

Com isto, há um sonho que tanto une os adeptos como os próprios futebolistas, que é sonho de os ver a levantar vários títulos pela camisola dos dragões e que todos, sem exceção, consigam deixar a sua marca pelo clube e que a sair… que seja por uns bons milhões. O mote para o sucesso não parece ser difícil, agora basta que a cúpula diretiva os deixe brilhar em campo e não apenas nas contas bancárias.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho, proposta de 150 milhões de euros e não só: as promessas que Florentino Pérez terá de cumprir

Florentino Pérez venceu as eleições do Real Madrid durante este domingo, batendo a concorrência de Enrique Riquelme.

É oficial: Florentino Pérez bate Enrique Riquelme e mantém-se na presidência do Real Madrid

Florentino Pérez levou a melhor sobre Enrique Riquelme e venceu as eleições do Real Madrid, que se realizaram este domingo.

Florentino Pérez já celebra vitória como presidente do Real Madrid: «É um dia feliz para mim e para os adeptos do Real Madrid»

Florentino Pérez já assumiu a vitória como presidente do Real Madrid. No entanto, os resultados oficiais ainda não foram divulgados pelo clube espanhol.

Imprensa espanhola avança que Pepe pode ser adjunto de José Mourinho no Real Madrid

Pepe pode vir a ser treinador-adjunto de José Mourinho no Real Madrid. O antigo internacional português pode confirmar o seu regresso ao clube espanhol.

PUB

Mais Artigos Populares

Bruno Lage recorda pré-época pelo Benfica em 2025: «Mérito total dos jogadores que entraram na época agressivos e de cabeça»

Bruno Lage recorreu às redes sociais para relembrar o calendário apertado de pré-época pelo Benfica. Técnico realçou o pouco tempo de trabalho.

Marrocos e Noruega empatam em Nova Jérsia na preparação para o Mundial 2026

Deu em empate um dos jogos mais aguardados na preparação para o Mundial 2026. O Marrocos x Noruega terminou 1-1.

Caos nas eleições do Real Madrid: impugnados mais de 1000 votos a Florentino Pérez

As eleições do Real Madrid ainda estão a decorrer, encontra-se na fase de recontagem de votos. O processo está atrasado.