Um ano depois: O que mudou desde a conquista da Youth League?

- Advertisement -

Foi a 29 de abril de 2019, que os pequenos dragões conquistaram a Europa pela primeira vez, ou seja, os sub-19 do FC Porto conseguiram derrotar o Chelsea FC, por 3-1, na final da UEFA Youth League, competição que é equiparada à edição da Liga dos Campeões, mas na categoria de juniores.

Desta forma, a formação azul e branca conseguiu fazer história, já que foram a primeira equipa portuguesa a levar o troféu para Portugal, depois do SL Benfica já ter disputado a final por duas ocasiões. Certamente, este será um dia que ficará marcado nas cabeças destes jovens jogadores, uma vez que foi uma grande oportunidade para se mostrarem a um nível internacional, isto é, há muitos olheiros de olhos postos neste torneio e depois porque vencer é sempre uma enorme marca que fica na vida de qualquer pessoa. Todavia, já passou 1 ano (celebrado na última quarta-feira) e será que os portistas olham de forma diferente para a formação? Os dados dizem que sim, a verdade é que o elenco da equipa principal, atualmente, conta com vários elementos que fizeram parte desta jornada triunfante e muito deles são vistos como uma espécie de “Euromilhões financeiro”.

 

Foi a 29 de abril de 2019, que os pequenos dragões conquistaram a Europa pela primeira vez ao derrotar o Chelsea FC, por 3-1, na final da UEFA Youth League
Fábio Silva é a grande esperança do FC Porto e a sua cláusula de rescisão atesta isso, já que está fixada nos 100 milhões
Fonte: Bola na Rede

Todos tem conhecimento da frágil situação financeira que paira pelo emblema nortenho e como isso afeta a competitividade do plantel, tal como a preparação de uma nova época no que toca a reforços. Assim, o futuro do clube deve passar inevitavelmente pelas camadas jovens e com uma maior taxa de aproveitamento dos jovens que saem dos quadros da formação. Só assim o FC Porto vai conseguir voltar a ter a pujança económica de outrora e  elevar a qualidade do seu futebol. Vários são os exemplos de equipas desportivas que seguem este modelo e com sucesso e não é preciso ir ao estrangeiro para constatar isto, já que em Portugal temos o exemplo do SL Benfica, que apesar de tudo, tem conseguido tirar proveito desportivo e financeiro da sua academia, quer se goste mais ou menos.

O paradigma aos poucos parece estar a mudar e muitos dos jovens talentos que incorporam o grupo de trabalho de Sérgio Conceição já conhecem os cantos ao Olival e são eles Diogo Costa, Diogo Leite, Romário Baró, Vitor Ferreira e Fábio Silva. Todavia, não podemos esquecer de outros atletas que podem vir a dar muito pelo FC Porto, que são eles Tomás Tavares, Fábio Viera e Diogo Queirós.

Com isto, há um sonho que tanto une os adeptos como os próprios futebolistas, que é sonho de os ver a levantar vários títulos pela camisola dos dragões e que todos, sem exceção, consigam deixar a sua marca pelo clube e que a sair… que seja por uns bons milhões. O mote para o sucesso não parece ser difícil, agora basta que a cúpula diretiva os deixe brilhar em campo e não apenas nas contas bancárias.

Diogo Ataíde
Diogo Ataídehttp://www.bolanarede.pt
O Diogo “respira” futebol desde que se conhece, tendo estado sempre ligado a este mundo da bola, onde sofre pelas cores azuis e brancas do FC Porto. Agora, estudante de direito, é através da escrita que encontra o espaço ideal para continuar ligado a este universo sem par.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica aberto a reforçar posição ainda em janeiro

O Benfica pode avançar para a contratação de um médio neste mercado. Os encarnados contam com alvos identificados.

Nani perto de voltar ao ativo e destino é surpreendente

Nani pode voltar ao ativo nos próximos dias. O jogador está a ser convencido pelo Aktobe, emblema do Cazaquistão.

Lawrence Ofori deixa o Moreirense e ruma ao Casa Pia

O Casa Pia anunciou, este domingo, a contratação do médio Lawrence Ofori, que deixa o Moreirense ao fim de três temporadas e meia.

Remo inicia negociações pelo guarda-redes português André Moreira

André Ferreira está atualmente sem clube, após ter terminado o contrato com o Al Saed. O Remo está interessado em fechar um contrato de um ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Braga suou mas saiu vitorioso da visita a Tondela

Este domingo, o Braga venceu por 1-0 frente ao Tondela, na 18.ª jornada da Primeira Liga, com golo de Rodrigo Zalazar.

Portugal derrota Bósnia e Herzegovina no último encontro de preparação para o Euro 2026 de Futsal

Portugal bateu a Bósnia e Herzegovina por 3-0 durante o final de tarde deste domingo, em mais um encontro de preparação.

Fenerbahçe bate Alanyaspor de João Pereira e aproxima-se do Galatasaray na Liga Turca

O Fenerbahçe derrotou o Alanyaspor de João Pereira por 3-2, na jornada 18 da Liga Turca. A equipa de Domenico Tedesco está a um ponto do Galatasaray.