Zaidu Sanusi, o novo lateral do dragão

- Advertisement -

Os rumores de Zaidu no FC Porto intensificam-se nas últimas semanas e agora é oficial: o nigeriano já não escapou aos dragões. O defesa-esquerdo é o terceiro reforço dos azuis e brancos para a época 2020/2021, juntando-se a Cláudio Ramos e Carraça (e agora também a Taremi). Contudo, uma vez que este não é um jogador com “nome”, há quem acabe por questionar sobre a sua capacidade e potencial, assim como quanto ao seu futuro papel no plantel.

Os últimos anos de Zaidu em Portugal são, metaforicamente, uma verdadeira escalada para o sucesso. Chega a terras portuguesas em 2016 para fazer testes e poder brilhar no futebol europeu, proveniente de uma academia de futebol nigeriana – Jega United. O Gil Vicente FC gostou do que viu e quis contar com o lateral. Em Barcelos não faz qualquer jogo e, na mesma temporada, é emprestado ao SC Mirandela, onde permanece durante uma época e meia.

Foi no clube de Trás-os-Montes que deu nas vistas, tornando-se numa verdadeira revelação do Campeonato de Portugal. As boas prestações fizeram com que o SC Mirandela investisse no lateral após o contrato com os gilistas ter chegado ao fim, adquirindo o seu passe a custo zero e a título definitivo. A partir daí, jogo a jogo, Zaidu foi conquistando o seu espaço no futebol português.

Em três épocas, o nigeriano passará de disputar o Campeonato de Portugal para jogar na Liga dos Campeões
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chegava o verão de 2019 e Zaidu daria um novo passo na sua carreira. O jovem nigeriano de 23 anos terminou novamente contrato com o SC Mirandela e rumou ao único clube dos Açores na Primeira Liga, o CD Santa Clara. Na primeira volta, disputou a titularidade do lado esquerdo da defesa com Mamadu Candé, mas a segunda volta viria a ser de Zaidu, sem qualquer dúvida. A partir de janeiro de 2020, Zaidu não falhou qualquer partida dos açorianos, tendo alinhado no onze inicial em 15 dos 17 jogos consecutivos que disputou.

Na Primeira Liga, na totalidade, somou 24 jogos, um golo e duas assistências. No entanto, desengane-se quem acha que Zaidu não é um lateral esquerdo ofensivo. O seu ponto forte é a velocidade, posicionamento e inteligência, fazendo dele um elemento forte no ataque e na defesa. O “Flash” dos Açores teve o seu auge na vitória frente ao SL Benfica em pleno Estádio da Luz e foram vários os comentários positivos da imprensa.

Desde julho que o FC Porto está interessado no jogador e a transferência finalmente acabou por acontecer. Caso Alex Telles permaneça no FC Porto, Zaidu será uma alternativa ao brasileiro quando este estiver impedido de jogar. Caso o número 13 dos dragões saia, Zaidu não deverá assumir para já o lugar no lado esquerdo da defesa e Sérgio Conceição precisaria de receber um reforço de peso para essa posição.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugueses em ação nas goleadas do Fenerbahçe e do Besiktas: eis os resultados do dia na Taça da Turquia

Mais um dia de Taça da Turquia com vários jogos. Nota de destaque às goleadas do Fenerbahçe e do Besiktas.

As primeiras palavras de Francisco Trincão depois de renovar com o Sporting: «Já estava a ser falado há algum tempo e agora concretizou-se»

Francisco Trincão renovou com o Sporting até 2030. Extremo leonino abordou a renovação e confessou-se muito feliz.

Negócio oficial: Francisco Trincão renova até 2030 com o Sporting

Francisco Trincão renovou contrato com o Sporting. Extremo leonino fica ligado aos leões por mais quatro anos, até 2030.

Sydney Sweeney revela o seu jogador favorito após a visita a Alvalade: «Se fosse jogadora de futebol, ele seria a minha inspiração»

Sydney Sweeney surpreendeu o mundo do futebol ao comparecer no Sporting x Estoril Praia. Esta quarta-feira, a atriz norte-americana revelou o seu futebolista favorito.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester United quer fazer de Bruno Fernandes o 2º mais bem pago da Premier League e o médio tem 2 exigências para renovar

Bruno Fernandes pode deixar o Manchester United no verão, embora o clube queira a sua renovação. Português tem duas exigências.

Rayo Vallecano derrota o Real Oviedo com bis de Jorge de Frutos

Na 26.ª jornada da La Liga, o Rayo Vallecano venceu por 3-0 frente ao Real Oviedo, que está cada vez mais perto de ser matematicamente despromovido.

Gesto de Luis Suárez para as câmaras não consta no relatório de jogo do árbitro após o Sporting x FC Porto

Luis Suárez pode ser castigado depois de fazer o gesto de roubo na direção das câmaras. Este momento não consta no relatório do árbitro.