Zaidu Sanusi, o novo lateral do dragão

- Advertisement -

Os rumores de Zaidu no FC Porto intensificam-se nas últimas semanas e agora é oficial: o nigeriano já não escapou aos dragões. O defesa-esquerdo é o terceiro reforço dos azuis e brancos para a época 2020/2021, juntando-se a Cláudio Ramos e Carraça (e agora também a Taremi). Contudo, uma vez que este não é um jogador com “nome”, há quem acabe por questionar sobre a sua capacidade e potencial, assim como quanto ao seu futuro papel no plantel.

Os últimos anos de Zaidu em Portugal são, metaforicamente, uma verdadeira escalada para o sucesso. Chega a terras portuguesas em 2016 para fazer testes e poder brilhar no futebol europeu, proveniente de uma academia de futebol nigeriana – Jega United. O Gil Vicente FC gostou do que viu e quis contar com o lateral. Em Barcelos não faz qualquer jogo e, na mesma temporada, é emprestado ao SC Mirandela, onde permanece durante uma época e meia.

Foi no clube de Trás-os-Montes que deu nas vistas, tornando-se numa verdadeira revelação do Campeonato de Portugal. As boas prestações fizeram com que o SC Mirandela investisse no lateral após o contrato com os gilistas ter chegado ao fim, adquirindo o seu passe a custo zero e a título definitivo. A partir daí, jogo a jogo, Zaidu foi conquistando o seu espaço no futebol português.

Em três épocas, o nigeriano passará de disputar o Campeonato de Portugal para jogar na Liga dos Campeões
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Chegava o verão de 2019 e Zaidu daria um novo passo na sua carreira. O jovem nigeriano de 23 anos terminou novamente contrato com o SC Mirandela e rumou ao único clube dos Açores na Primeira Liga, o CD Santa Clara. Na primeira volta, disputou a titularidade do lado esquerdo da defesa com Mamadu Candé, mas a segunda volta viria a ser de Zaidu, sem qualquer dúvida. A partir de janeiro de 2020, Zaidu não falhou qualquer partida dos açorianos, tendo alinhado no onze inicial em 15 dos 17 jogos consecutivos que disputou.

Na Primeira Liga, na totalidade, somou 24 jogos, um golo e duas assistências. No entanto, desengane-se quem acha que Zaidu não é um lateral esquerdo ofensivo. O seu ponto forte é a velocidade, posicionamento e inteligência, fazendo dele um elemento forte no ataque e na defesa. O “Flash” dos Açores teve o seu auge na vitória frente ao SL Benfica em pleno Estádio da Luz e foram vários os comentários positivos da imprensa.

Desde julho que o FC Porto está interessado no jogador e a transferência finalmente acabou por acontecer. Caso Alex Telles permaneça no FC Porto, Zaidu será uma alternativa ao brasileiro quando este estiver impedido de jogar. Caso o número 13 dos dragões saia, Zaidu não deverá assumir para já o lugar no lado esquerdo da defesa e Sérgio Conceição precisaria de receber um reforço de peso para essa posição.

Tiago Moura
Tiago Mourahttp://www.bolanarede.pt
Desde criança a colecionar cromos e recortes de jornais de vários jogadores até às longas carreiras nos videojogos no seu clube do coração, foram muitas as alegrias que o desporto rei lhe proporcionou. Assume ficar fulo quando não consegue acompanhar um jogo da equipa da cidade Invicta, mas no que toca a tudo o que acontece à volta do seu clube sente a obrigação de estar sempre atualizado. Estuda Ciências da Comunicação e é através da escrita que se prefere expressar.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez confirma titular de Portugal para o jogo com os EUA

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Selecionador Nacional confirma que José Sá será o guarda-redes.

À atenção de Portugal: Uzbequistão bate Venezuela nos penáltis após empate a zero

A seleção do Uzbequistão, que vai enfrentar Portugal no Mundial 2026, derrotou a Venezuela nos penáltis, após um empate a zero no final do período regulamentar.

Otávio não entra nos planos do Al Qadsiah e sucessor pode estar no Barcelona

Otávio não entra nas ideias do Al Qadsiah e deve deixar o emblema saudita no final da época. Dani Olmo é o alvo para lhe suceder.

Barcelona: catalães têm (mais uma) boa razão para contratar Andreas Schjelderup

O Barcelona está interessado na contratação de Andreas Schjelderup, jogador que pertence ao Benfica. O salário do extremo não será um entrave.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez antes do EUA x Portugal: «Estamos muito satisfeitos com o que estágio está a dar»

Roberto Martínez projeta o Estados Unidos x Portugal. Seleção Nacional tem novo jogo particular depois do empate com o México.

João Félix: «Estou a jogar na posição em que me destaquei no Benfica»

João Félix falou esta segunda-feira com a imprensa, durante o estágio de Portugal, que está a decorrer na América do Norte.

Lionel Scaloni comenta autocrítica: «É um bom sinal que os jogadores tenham analisado o jogo e dito que não foi bom»

Lionel Scaloni, selecionador da Argentina, diz que é «bom sinal» que os jogadores tenham reconhecido uma exibição pouca conseguida.