O Fado do Campo Grande | Sporting x Benfica

    Sporting
    Primeira Liga, 28.ª jornada: sábado, 6 de abril de 2024, 20h30.

    A ANTEVISÃO: LEÕES QUEREM DECIDIR O CAMPEONATO EM CASA, ÁGUIAS TENTAM RECUPERAR A LIDERANÇA.

    Com raiz em Lisboa, um velho duelo entre Sporting e Benfica, dois históricos, repete-se mais uma vez. Depois do compromisso na Luz, a capital é novamente palco do reencontro entre dois velhos conhecidos, desta vez, em Alvalade. Em moldes diferentes à última reunião, o reencontro entre águias e leões poderá ditar o futuro das equipas no campeonato, que, com a rotunda do Marquês em mente, lutam pelo resultado que as mais conforte em maio.

    Para o Sporting, a deslocação à luz foi uma visita agridoce. Ainda que tenham carimbando a passagem à final da Prova Rainha, os comandados de Rúben Amorim foram inferiores dentro das quatro linhas e não conseguiram estar confortáveis em nenhum dos 90 minutos disputados em solo adversário. Agora, à boleia do fator casa, os leões tentam resolver os problemas do último jogo e afastar os rivais da luta pelo campeonato. Para isso, só uma vitória bastará.

    Do outro lado, a pressão exercida pelo Benfica de Roger Schmidt colocou em causa a superioridade leonina e serviu de alavanca para a esperança encarnada neste jogo e no resto da temporada. Uma exibição que não definiu certamente aquilo que a equipa passava, mas que definiu certamente as ambições para aquilo que se pretende no restante da época.

    Agora, apenas quatro dias depois, Lisboa vive novamente a magia do dérbi eterno que, à flor das circunstâncias, reforça ainda mais o caráter especial deste duelo.

    10 DADOS RÁPIDOS

    1. As equipas já se defrontaram 321 vezes, com 139 vitórias para as águias e 113 para os leões.
    2. Em Alvalade, o Sporting soma 74 vitórias contra 46 do Benfica, em todas as competições. Já em duelos exclusivos ao campeonato, as águias somam mais triunfos em Alvalade com 34 vitórias frente a 33 dos leões.
    3. Na Primeira Liga, realizaram-se 179 jogos entre as duas equipas, com 49 vitórias do Sporting, 47 empates e 83 triunfos do Benfica.
    4. Para a liga portuguesa, as águias não perderam em Alvalade nas duas últimas temporadas.
    5. Nos últimos cinco jogos entre as duas equipas registaram-se três empates e uma vitória para cada lado.
    6. O Benfica marcou em todos os últimos nove jogos frente ao rival.
    7. Em jogos a contar para o campeonato, os leões só venceram uma das últimas 11 receções às águias, em 2020/2021.
    8. O Sporting só perdeu uma vez em casa esta temporada, na derrota por 1-2 frente à Atalanta.
    9. Em jogos fora, a equipa da Luz já saiu derrotada em quatro ocasiões diferentes.
    10. O árbitro da partida é Artur Soares Dias.

    JOGADORES A TER EM CONTA

    Jogadores do Sporting celebram golo
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Paulinho –  Na sombra do protagonismo de Gyokeres, o avançado português tem vindo  a somar cada vez mais golos pelos leões. Sem a titularidade garantida em grande parte da época, e ainda afetado por uma lesão pelo meio, Paulinho já mostrou os dentes em 18 ocasiões esta época. Para além disso, Paulinho soma também cinco assistências para golo, o que representa um total de 23 contribuições em toda a temporada. Uma arma que tem vindo a ser aproveitada por Amorim e que tem surtido efeito em várias ocasiões de caráter decisivo.

    Nicolás Otamendi e João Neves celebram o golo do Benfica.
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Neves –  Apesar de novo, João Neves já tem um histórico feliz em duelos frente ao Sporting. Crucial na temporada passada em Alvalade e no primeiro dérbi esta época na Luz, o médio dos encarnados tem vindo a reforçar o seu estatuto decisivo no conjunto vermelho e branco e é por isso uma das principais referências da equipa. Mais que nunca, a equipa precisa daquele que é o seu principal motor e confia nas suas capacidades para elevar o nível dentro das quatro linhas.

    XI´s PROVÁVEIS

    Sporting: Franco Israel; St. Juste, Coates, Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Morita, Hjulmand, Matheus Reis; Francisco Trincão, Gyokeres, Paulinho.

    Treinador: Ruben Amorim

    «Não vai haver grandes surpresas, a equipa que estiver mais organizada, agressiva e mais concentrada terá alguma vantagem no jogo. Estudámos aquilo que temos de melhorar, usámos muitas imagens do último jogo. Preparámos tudo muito bem e agora estamos prontos para um jogo que é muito importante para o campeonato».

    Benfica: Trubin; Alexander Bah, António Silva, Otamendi, Aursnes; João Neves, Florentino; Di María, Rafa, Neres; Tengstedt.

    Treinador: Roger Schmidt

    «Vai ser um ambiente diferente, mas as equipas mostraram que estão em grandes condições e é uma fase decisiva da época. Fizemos uma boa exibição, estamos em boa forma mentalmente, fisicamente e taticamente, fizemos muitas coisas bem, mas vai ser um jogo diferente. Começamos do zero, mas estamos prontos e sabemos que temos de fazer um jogo de topo para levar os três pontos. Queremos mostrá-lo no relvado e ganhar o jogo».

    PREVISÃO DE RESULTADO: Sporting 3-3 Benfica

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Guilherme Terras Marques
    Guilherme Terras Marques
    Orgulhoso estudante da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, vê no futebol e na sua cultura uma paixão. É apenas mais um jovem ambicioso que sonha fazer do jornalismo desportivo a sua vida. Escreve com o novo acordo ortográfico