As 5 equipas “extra-grandes” com mais pódios na Primeira Liga

    2.

    Boavista FC (seis pódios) – Os axadrezados foram uma das últimas equipas a conquistar um lugar entre os três melhores classificados de um campeonato, mas inteiramente a tempo de se conseguirem posicionar em segundo lugar nesta lista.

    Nesse registo, o Boavista teve a particularidade de ter ficado mais vezes no segundo lugar do que no terceiro posto, algo que pode ser detalhado em duas fases distintas.

    A primeira aconteceu entre as épocas 1975/76 e 1991/92, numa altura em que o emblema do Bessa crescia e solidificava uma posição na primeira metade da tabela, acrescentando ainda as quatro Taças de Portugal conquistadas. Nesse período, o Boavista arrecadou uma vice-liderança pouco depois do ’25 de abril’ e ainda o último lugar do pódio por duas ocasiões, em 1988/89 e em 1991/92 – época em que Ricky foi o melhor marcador do campeonato.

    Já a segunda fase foi comandada em pleno por Jaime Pacheco e teve lugar nos anos da viragem do milénio. Em 1998/99, as panteras negras ficaram novamente em segundo lugar e isso valeu-lhes a estreia na Liga dos Campeões na temporada seguinte. O momento mais marcante ficou reservado para 2000/01, com a conquista da Primeira Liga – numa luta intensa com o rival FC Porto até ao último segundo –, ao que se seguiu uma nova vice-liderança em 2001/02.

    Na sequência do processo ‘Apito Final’, o Boavista acabaria por ser despromovido à Segunda Liga em 2007/08, regressando sete anos depois no alargamento do campeonato para 18 equipas. Desde aí, os axadrezados têm sentido dificuldades para retomar os tempos áureos, comprometendo-se maioritariamente com o objetivo da manutenção.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Simões
    Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
    Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.