CD Santa Clara 2-1 Boavista FC: Brava vitória

- Advertisement -

A CRÓNICA: A MOTIVAÇÃO QUE FALTAVA

Numa friorenta noite de futebol, o Estádio de S. Miguel abriu portas para a vigésima jornada da primeira liga entre CD Santa Clara e Boavista FC. Ambas equipas estão agora focadas no campeonato uma vez que a sua passagem pela Taça da Liga terminou nos play-off. Será o mata-mata da jornada uma vez que estão separados por apenas 1 ponto na tabela classificativa.

O apito inicial soava e não havia margem para grandes dúvidas, a equipa da casa mostrava-se segura e com a cabeça no jogo. Já o Boavista mostrava-se um pouco mais desatento logo nos primeiros minutos de jogo, Luis Santos depois de um lance de bola parada ao saltar tenta afastar a bola, mas acaba por tocar nela com o branco dando, assim, origem a um penálti que acabaria por resultar no primeiro golo da partida para o Santa Clara.

Após o golo o Boavista tenta soltar-se mais e procura construir linhas de passe de forma a chegar com mais facilidade à baliza dos açorianos. Esta táctica acaba por resultar aos 25 minutos, devido a uma falha de Mikel, que não segura a bola, Gustavo Sauer aproveita o momento cruza para Musa que iguala o marcador.

Após o empate, o jogo centralizou-se a meio-campo, um pouco mais faltoso, mas com um Santa Clara à procura de marcar até ao intervalo.

Começava a segunda parte, esta ficaria marcada por muitas faltas o que acabaria por reduzi o tempo útil de jogo. O jogo acabaria por ficar centrado a meio-campo, sem grandes oportunidades de golo que ficassem na retina.

As boas construções de jogo dos bravos açorianos acabariam por vir a dar frutos, aos 76 minutos, quandoAnderson Carvalho cruza na área, para o recém entrado Tagawa, que estava no lugar certo à hora certa, remata e faz o 2-1deixando os adeptos ao rubro.

Após o golo, o jogo tornou-se inquieto. Por um lado, os axadrezados tentavam fazer a diferença no marcador e, procuravam chegar à baliza do guardião Marco Pereira, por outro os vermelhos e brancos queriam mais.

Com as emoções à flor da pele foi assim que terminou a partida. Um jogo bem disputado, com os açorianos por cima e a tentarem dar o seu máximo. Tivemos um Boavista que entrou melhor na segunda parte e tentou ficar por cima na partida, mas não o suficiente. Foi a equipa açoriana a conquistar os 3 pontos e, assim, subir para o 10º. Lugar na tabela classificativa, com 23 pontos.

 

A FIGURA

Tagawa  Estreia abençoada do japonês, que fez o golo decisivo para a história do jogo.

 

O FORA DE JOGO

Gustavo Sauer FC Porto Boavista FC
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Sauer -Um dos melhores dos axadrezados, esteve bastante apagado e pouco acrescentou ao jogo ofensivo da equipa de Petit.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

O Santa Clara alinhou-se no esquema táctico 4-2-1-3. Mário Silva fez alinhar o seu esquema predileto. Rafa voltou à titularidade na lateral direita, Mikel e Boateng fizeram dupla no eixo central, complementados por Mansur.

Néné foi surpresa no miolo do terreno, substituindo Morita, habitual titular , qu eesteve ao serviço da seleção do Japão. Anderson Carvalho perfilou junto do graciosense, ficando Lincoln responsável pela batuta do jogo. Na frente, Cryzan ateou na ala, fletindo para espaços centrais, Ricardinho jogou na ala contrária e Barreto estreou-se a titular como homem mais adiantado no terreno.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marco Pereira (6)

Mansur (6)

Mikel Villanueva (3)

Boateng (4)

Rafael Ramos (4)

Néné (4)

Anderson Carvalho (6)

Ricardinho (4)

Lincoln (5)

Óscar Barreto (4)

Cryzan (5) 

SUBS UTILIZADOS

Tagawa (6)

Rúben Oliveira (-)

Júlio Romão (-)

Tassano (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – BOAVISTA FC

O Boavista alinhou-se no esquema 3-4-3. Petit voltou a apostar num esquema de 3 centrais. Nathan Santos é Filipe Ferreira, ambos laterais de raiz, atuaram como centrais, fazendo companhia a Abascal.

No miolo Makouta e Sebastian Pérez jogaram num duplo pivot. Hamache e Santos deram profundidade nas alas. Na frente, Gorre procurou explorar a profundidade, Sauer jogou em espaços mais centrais e Musa jogou em cunha, sendo o homem mais adiantado dos axadrezados. 

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bracali (5)

Nathan (4)

Rodrigo Abascal (3)

Filipe Ferreira (4)

Luis Santos (4)

Sebastian Perez (4)

Makouta (6)

Hamache (3)

Gustavo Sauer (3)

Musa (4)

Gorré (4) 

SUBS UTILIZADOS

N’Tep (4)

De Santis (4)

Vukotic (-)

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD SANTA CLARA

BnR: Acha o resultado da partida justo?

João Carvalho: Foi uma vitória justa. Marcarmos, tivemos posse, controlo de jogo. Na primeira parte, podíamos ter controlado melhor mas é um resultado justo. Estávamos a preciso de estabilidade e mostramos responsabilidade perante uma região, no entanto, precisamos ser humildes e continuar a trabalhar.

BOAVISTA FC 

BnR: Foi um jogo equilibrado e com poucas oportunidades. Que comentário faz à partida?

Pettit: Não é fácil jogar aqui. O Santa Clara foi mais forte na primeira parte. Trabalhamos algumas coisas mas não conseguimos anular o que eles estavam a fazer. No entanto, reagimos, chegamos à igualdade mas sem muitas oportunidades. Tentamos corrigir os nossos erros, baixamos linhas para ter mais bola. Para mim, mereciamos o empate era o mais justo.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Lukas Hornicek tem novo interessado na Premier League e Braga vai fazer jogo duro depois da venda de Rodrigo Zalazar

Há um novo interessado na contratação de Lukas Hornicek. O Leeds United está de olho no guarda-redes do Braga.

FC Porto quer contratar 2 pontas de lança e vê Jacob Ambaek como substituto de Deniz Gul

O FC Porto quer reforçar o ataque com dois novos pontas de lança. Jacob Ambaek, avançado do Brondby, é alvo azul e branco.

Benfica interessado em Axel Disasi para o centro da defesa

O Benfica quer reforçar o centro da defesa no verão. Axel Disasi, central do Chelsea, é uma oportunidade de negócio a que os encarnados estão atentos.

Benfica precisa de selar 2 saídas para avançar por Samu Costa e tem concorrência pesada vinda de Espanha

O Benfica está de olho em Samu Costa. Águias acompanham médio há vários anos e definem condições para avançar para a contratação.

PUB

Mais Artigos Populares

Gonçalo Carvalho é o novo treinador da União de Santarém

Gonçalo Carvalho vai assumir o comando técnico da União de Santarém, na temporada 2026/2027. O técnico chega ao clube com ambição declarada.

Sporting só aceita vender Francisco Trincão depois do Mundial 2026 e define preço mínimo para negociar

Francisco Trincão é um dos nomes que pode deixar o Sporting no próximo mercado. Leões querem esperar pelo Mundial 2026.

Leonardo Jardim reage à vitória do Flamengo e comenta a presença de Jorge Jesus: «Não vejo fantasmas»

Leonardo Jardim analisou o triunfo do Flamengo frente ao Cusco na Taça Libertadores e falou sobre a presença de Jorge Jesus no Maracanã.