📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

CD Santa Clara 4-0 SC Farense: Não são apenas Açorianos…

- Advertisement -

A CRÓNICA: SÃO OS BRAVOS AÇORIANOS NA EUROPA

O Estádio de São Miguel abriu portas pela última vez esta época para o confronto entre o sonho europeu do CD Santa Clara e os aflitivos três pontos do SC Farense. Os Açorianos, que ocupavam o 7.º lugar na tabela classificativa, esperavam que o Vitoria SC deslizasse no seu último jogo para conquistarem o tão desejado 6.º lugar. Já o Farense, tinha as contas mais complicadas e precisava mesmo de conquistar os três pontos. Sem dúvida que o jogo de hoje seria um jogo de muita luta.

A primeira parte da partida começou com um Farense a entrar com pressão alta de forma a obrigar o Santa Clara a baixar as suas linhas e, assim, defender mais. Apesar disso, o jogo manteve-se a meio campo, bem disputado e difícil para ambas as equipas. O Santa Clara andou à procura de controlar mais a bola, para sair na profundidade, mas sem grandes oportunidades para tal. A oportunidade viria aos 32 minutos: Cryzan surpreendeu todos e, no meio de um aparatoso lance, conseguiu fazer o primeiro golo da partida.

Após o golo, a intensidade diminuiu e a equipa açoriana mostrou-se mais capaz de controlar melhor a partida e chegar com maior facilidade à baliza do Farense. Tudo parecia calmo quando Morita decidiu surpreender tudo e todos. Começou pela ala esquerda, num lance combinado com Lincoln, que colocou a bola no japonês dos “Bravos” e, com toda a calma do mundo, fez o segundo golo da partida, deixando o banco dos açorianos ao rubro mesmo em cima do intervalo.

A segunda parte parecia manter-se calma durante algum tempo mas, aos 59 minutos, Allano recebeu a bola num passe excelente de Lincoln e, de frente para a baliza, rematou fazendo o terceiro golo da partida. Se pensávamos que acabava por ali, estávamos redondamente enganados. Carlos Jr., o “Homem Golo” da equipa açoriana, através de uma assistência de Cryzan, fez o quarto golo apenas quatro minutos depois do terceiro!

A turma de Daniel Ramos procurou aparecer mais em jogo e ainda tentar chegar ao quinto golo mas, uma vez com o resultado controlado, o principal objetivo foi conseguir assegurar até ao final.

Apito final e o desejo do Farense não se conseguiu cumprir. Por outro lado, o sonho açoriano cumpriu-se hoje e o Santa Clara conseguiu mostrar que os açorianos não são simplesmente açorianos, são bravos açorianos.

 

A FIGURA
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Lincoln – O camisola dez da equipa açoriana esteve presente em duas assistências dos quatro golos da partida. Foi, sem dúvida, uma peça fundamental para a conquista dos três pontos e um lugar na Europa.

O FORA DE JOGO
Carlos Silva / Bola na Rede

Ryan Gauld – O médio da equipa de Faro esteve longe de corresponder às expectativas, uma vez que o seu rendimento costuma ser alto mas, nesta partida, esteve um pouco apagado.

 

ANÁLISE TÁTICA – CD SANTA CLARA

O Mister Daniel Ramos apresentou-se com o esquema tático 4-3-3. Utilizou uma linha de quatro clássica. O principal objetivo era ter mais posse de bola, controlar o jogo e utilizar o espaço para criar corredores de passagem. Deixando Morita mais à frente, deixa Nené mais solto para conseguir haver maior mobilidade.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Marco Pereira (4)

Rafael Ramos (4)

Mikel Villanueva (5)

Fábio Cardoso (4)

Mansur (4)

Allano (5)

Lincoln (7)

Carlos Jr. (5)

Nené (4)

Cryzan (5)

Hide (7)

SUBS UTILIZADOS

Ukra (3)

Rui Costa (3)

Rúben Oliveira (-)

Lucas Marques (-)

Diogo Salomão (-)

 

ANÁLISE TÁTICA – SC FARENSE

A equipa de Faro apresentou-se com um 4-2-3-1. O principal objetivo era chegar à baliza do adversário primeiro. O Mister Jorge Costa procurou fazer isso por subir as suas linhas e obrigar o Santa Clara a recuar. A posição de Lucca não foi por acaso, pois o seu objetivo era este funcionar como trinco.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Beto (3)

Tomás Tavares (4)

Eduardo Mancha (4)

Cláudio Falcão (5)

Abner (4)

Lucca (5)

Fabrício Isidoro (4)

Medi Queta (4)

Ryan Gauld (3)

Licá (6)

Pedro Henrique (6)

SUBS UTILIZADOS

Bilel Aoacheria (3)

Bura (3)

Hugo Seco (3)

Alvarinho (-)

 

BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

CD SANTA CLARA

BnR: Como reage a esta grande conquista?

Daniel Ramos: É muito gratificante. Soubemos contornar as dificuldades, demos respostas rápidas. Sentimos que era possível, não deitamos a toalha ao chão. Precisávamos das três vitorias nestes últimos jogos que não eram nada fáceis. Somos uma grande equipa com grande capacidade de resposta. Conseguir concretizar o desejo da ilha, da diáspora, dos açorianos espalhados pelo mundo é um feito inédito.

 

SC FARENSE

BnR: Como viu o jogo de hoje?

Jorge Costa: O jogo de hoje mostrou o espelho da época do Farense desde que cheguei. Este foi um jogo onde entramos bem, procuramos jogar bem e chegar à baliza do adversário onde tivemos oportunidade de fazer golo. Pagamos caro pela descida, não somos uma equipa amadora, mas a nossa falta de maturidade na Primeira Liga viu-se ao longo de vários jogos onde perdemos nos últimos minutos e ter outra abordagem nesses jogos ia-nos ajudar.

Raquel Roque
Raquel Roquehttp://www.bolanarede.pt
A Raquel vem dos Açores, do paraíso no meio do Oceano Atlântico. Está a concluir a licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses. Guarda os clássicos da literatura, a Vogue e os jornais desportivos na mesma prateleira.                                                                                                                                                 A Raquel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Portugal já conhece os adversários na qualificação para o Euro Sub-19 2027

A Seleção Nacional de Sub-19 ficou inserida no Grupo A6 e terá pela frente a Sérvia, a Grécia e o Cazaquistão.

Bernardo Silva abre a porta à carreira de treinador: «Acho que vou ter as capacidades para o poder fazer»

Bernardo Silva admite o desgaste da carreira, mas confessa ter capacidades para assumir o comando técnico de uma equipa no futuro.

Ricardo Sousa deixa o comando técnico do Vizela por mútuo acordo

Ricardo Sousa rescindiu por mútuo acordo após a derrota frente ao Farense. O objetivo da subida de divisão pesou na decisão da SAD minhota.

Futsal: Os eleitos de Jorge Braz para o duplo teste com a Ucrânia de preparação para o Euro 2026

Seleção Nacional fecha o ano com estágio no Algarve e dois jogos de preparação, contra a Ucrânia, rumo ao Euro 2026.

PUB

Mais Artigos Populares

Morten Hjulmand esteve reunido com o empresário esta quarta-feira

Morten Hjulmand esteve reunido com o seu empresário durante esta quarta-feira, antes do Sporting regressar a Lisboa.

Santa Clara emite comunicado contra a Liga Portugal: eis o motivo

O Santa Clara vai disputar a partida frente ao Arouca no dia 21 de dezembro, a partir das 20h30. Os açorianos tentaram mudar a data do jogo.

Mehdi Taremi pode falhar o Mundial 2026: eis o motivo insólito

Mehdi Taremi tem estado em destaque ao serviço do Olympiacos, mas pode não fazer parte dos convocados do Irão no Mundial 2026.