Moreirense FC 2-1 CD Nacional: Manutenção (praticamente) garantida para os Cónegos

- Advertisement -

O Moreirense FC voltou às vitórias para o campeonato esta segunda-feira ao bater o CD Nacional por 2-1 e chegou aos tão ambicionados 30 pontos, sempre apontados como objetivo pelas equipas que lutam pela manutenção. Os golos da equipa da casa foram de Chiquinho. Do lado dos madeirenses foi Okacha que marcou o golo.

No arranque da partida, os protagonistas pareciam afetados pela noite fria que se sentia em Moreira de Cónegos: os lances bem desenhados eram residuais e invariavelmente acabavam com más decisões individuais.

Foi ao oitavo minuto que surgiu a primeira grande oportunidade de perigo para o Moreirense FC. Arsénio ganhou bem espaço do lado direito do ataque dos Cónegos e cruzou para uma tentativa falhada de remate acrobático de Nenê. A bola sobrou para Heriberto, que rematou forte contra um defensor contrário.

Para a equipa madeirense, de anotar apenas um lance em que Iago quase entregou a bola a Okacha como a mais perigosa aproximação à baliza contrária nos primeiros 15 minutos. Foi no contra-ataque desse mesmo lance que o marcador se inaugurou. Chiquinho escapou entre os defesas e, desequilibrado, conseguiu colocar a bola longe do alcance de Lucas França. 1-0 para a equipa da casa.

Depois do golo, os madeirenses viram-se forçados a agarrar o jogo e rapidamente a qualidade da sua construção de jogo aumentou. Com mais bola nos pés e uma pressão mais recuada do Moreirense FC, o CD Nacional aproveitou para subir linhas e deixar a equipa da casa desconfortável. Gorré e Okacha pressionavam a saída de bola e forçavam os Cónegos a bater comprido, impossibilitando a equipa de construir jogadas de qualidade. A materialização do crescimento madeirense surge ao minuto 18, quando Okacha força Jhonatan a uma grande defesa.

O Moreirense FC, agora mais focado em ações de contra-ataque, não ia aproveitando os muitos espaços deixados pelo CD Nacional. Chiquinho, Heriberto, João Aurélio e Nenê tiveram nos pés várias hipóteses de dilatar a vantagem, mas não conseguiram fazer as redes de Lucas França tremer.

Com a passagem do tempo, a capacidade do CD Nacional manter a bola e construir jogo diminuiu, muito por culpa da mudança do posicionamento defensivo do Moreirense FC, que agora havia voltado a fazer uma pressão alta, com os defesas posicionados quase no meio-campo num primeiro momento de construção de jogo dos adversários.

O jogo assim continuou até ao intervalo. A equipa da casa foi para as cabines com a vantagem mínima.

Ambos os treinadores mexeram na equipa à entrada para a segunda parte: Costinha fez entrar Palocevic por Jota, enquanto Ivo Vieira fez entrar Texeira por Nenê.

O CD Nacional entrou a todo o gás na segunda parte e os primeiros dez minutos pertenceram inteiramente aos forasteiros, que deixaram os Cónegos desconfortáveis e recolhidos no seu meio-campo defensivo. Apesar do domínio madeirense, foi o Moreirense FC que aumentou a vantagem, ao minuto 55. Um bom trabalho de Heriberto, no lado esquerdo do ataque, que serviu Texeira. O avançado da equipa da casa deixou a bola para Chiquinho, que rematou para o fundo das redes de Lucas França. A bola ainda foi desviada por um jogador contrário, mas só parou dentro da baliza adversária. 2-0 para o Moreirense FC.

Fonte: Moreirense FC

Depois do golo, o CD Nacional pareceu perder força anímica e o Moreirense FC passou a gerir o jogo com mais facilidade. O 3-0 esteve à espreita, mas nem Texeira, nem Luom, nem Chiquinho conseguiram dar continuidade a bons trabalhos ofensivos da equipa da casa.

O Moreirense FC parecia ter o jogo completamente controlado e precisava apenas de esperar pelo apito final. Ainda deu para a equipa da casa apanhar uns sustos: primeiro, Jhonatan chegou atrasado a uma bola e acabou por rematar contra a mão de Okacha, que fez o 2-1. O golo foi anulado por indicação do vídeoárbitro.

Ao minuto 88, o CD Nacional conseguiu novamente fazer as redes de Jhonatan tremer e desta o golo valeu mesmo: um chapéu muito bem executado por Okacha deu o 2-1 para o CD Nacional.

Até ao final da partida, o CD Nacional procurou o empate, mas o vermelho de Camacho, por agressão a Jhonatan, num lance em que a bola já não estava em jogo, acabou por destruir as esperanças dos forasteiros.

O apito final acabou mesmo por chegar e confirmou a décima vitória na Primeira Liga da equipa da casa. O Moreirense FC passou a somar 31 pontos e subiu à condição à quinta posição da Primeira Liga. Já o CD Nacional, mantém os 19 pontos e uma posição a salvo da zona de despromoção.

ONZES E SUBSTITUIÇÕES

Moreirense FC: Jhonatan; Rúben Lima, Iago, Halliche, João Aurélio; Pacheco (Ângelo Neto, 88’), Luom, Arsénio (Pedro Nuno, 80’), Chiquinho; Heriberto e Nenê (Texeira, 45’).

Onze inicial CD Nacional: Lucas França; Filipe F., Rosic, Júlio, Kalindi; Marakis (Arabidze, 80’), Jota (Palocevic, 45’) e Vítor G.; Witi, Gorré (Camacho, 61’) e Okacha.

Luís Miguel Rocha
Luís Miguel Rochahttp://www.bolanarede.pt
O Luís é natural de Guimarães. Estuda Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É um grande apreciador do futebol nacional: prefere assistir a um FC Paços de Ferreira - CD Tondela do que um FC Barcelona - Real Madrid CF.                                                                                                                                                 O Luís escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Costinha projeta final da Taça de Portugal frente ao Sporting: «Esta época tem-se vivido muitas alegrias aqui e este vai ser mais um dia...

O médio Costinha garantiu que o Torreense vai lutar com toda a garra para tentar vencer o Sporting na final da Taça de Portugal.

Mundial 2026: Senegal anuncia lista de 28 jogadores com presença de Sadio Mané

O Senegal apresentou uma lista de 28 jogadores para o Mundial 2026. Sadio Mané, do Al Nassr de Jorge Jesus, está, sem surpresas, presente.

Extremo ex-Boavista presente nos 26 convocados de Curaçau para o Mundial 2026

Kenji Gorré, antigo extremo do Boavista, é a principal figura na convocatória histórica da seleção de Curaçao para o Mundial de 2026.

À atenção de Maxi Araújo e Rodrigo Zalazar: Marcelo Bielsa deixa Uruguai após o Mundial 2026

Marcelo Bielsa confirma que deixará a Seleção do Uruguai após o Mundial 2026. Torneio começa já no próximo mês de junho.

PUB

Mais Artigos Populares

Novo treino do Sporting: Já se sabe quando Rui Borges e 1 jogador farão a antevisão à final da Taça de Portugal

O Sporting teve esta sexta-feira mais um treino. Rui Borges e um jogador fará a antevisão à final da Taça de Portugal neste sábado pelas 12h30.

Lukas Hornicek na lista provisória da República Checa para o Mundial 2026

Lukas Hornicek, guarda-redes do Braga, integra a lista provisória de 29 jogadores da seleção da Chéquia para o Mundial 2026.

Hansi Flick com fortes elogios para Pep Guardiola: «É o melhor treinador do mundo»

Hansi Flick, treinador do Barcelona, deixou fortes elogios a Pep Guardiola. Técnico espanhol vai deixar o Manchester City.