O regresso à antiga casa na hora do adeus | Braga x Sporting

Primeira Liga, 11.ª jornada: domingo, 10 de novembro de 2024, 18h45.

A ANTEVISÃO: SPORTING VAI À PEDREIRA DEFRONTAR O BRAGA NO DERRADEIRO
JOGO DE RUBEN AMORIM COMO TÉCNICO DOS LEÕES

Quem diria, que o último jogo de Ruben Amorim no banco do Sporting, fosse no estádio onde começou realmente a dar nas vistas como treinador, e que o fez levar para Alvalade com a época ainda a decorrer, curiosamente, nas mesmas circunstâncias que o vão levar para Manchester a partir de hoje. É certo que foi no Casa Pia a sua primeira aventura como técnico, mas foi em Braga que deu o salto para a nata do futebol português, e onde conquistou o seu primeiro troféu, a Taça da Liga. Seguiu-se a aventura de quatro anos no Sporting e o resto é história. Estava escrito nas estrelas que o adeus a Portugal de Ruben Amorim fosse num duelo entre os dois clubes que o ajudaram a crescer, e muito, como treinador.

E nesta sua despedida do reino do leão, Ruben Amorim quer fechar o seu ciclo de sucesso com uma vitória e deixar o Sporting isolado no primeiro lugar, ainda mais numa jornada em que vai haver um clássico entre Benfica e FC Porto, o que pode deixar o líder do campeonato mais confortável na tabela. O ainda técnico do emblema de Alvalade sabe que não vai poder contar com Nuno Santos para o que resta da temporada, mas a boa notícia é que Gonçalo Inácio vai voltar aos convocados, embora Ruben Amorim já tenha garantido que o defesa central vai começar o encontro no banco. O Sporting tem provado, semana após semana, que continua a ser bastante temível, e prova disso foi a goleada frente ao Manchester City por 4-1. Mas cada jogo tem a sua história e o Braga é sempre uma equipa a ter em conta, pois é considerado o quarto grande do futebol português. Moralizados com esse triunfo histórico na Liga dos Campeões, é de prever que os leões entrem fortes na partida de hoje, e tentem dominar a partida do princípio ao fim, mesmo que estejam a jogar fora de casa.

Morten Hjulmand Sporting João Moutinho Braga
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Na cidade dos arcebispos, mora uma equipa que agarrou novamente o lugar que costuma ser seu no final do campeonato. O Braga está na quarta posição, mas se for possível subir mais uns degraus na classificação, não vai querer desperdiçar essa oportunidade, já que o sonho em ser campeão nacional continua na cabeça de António Salvador. Carlos Carvalhal tem praticamente a sua equipa na máxima força, e apenas Rodrigo Zalazar é dúvida para mais logo. O Braga vem de um empate na Liga Europa com os suecos do Elfsborg, mas há outro sueco com que os bracarenses têm (muito) que se preocupar. Viktor Gyokeres é a principal ameaça à baliza defendida por Matheus Magalhães, e toda a defesa terá de estar atenta às movimentações do avançado de 26 anos. O técnico bracarense já terá um plano para travar o melhor marcador da Liga, mas como sublinhou na antevisão a esta partida, “o Sporting é mais que Gyokeres”. Mesmo ciente do poderio do adversário, Carlos Carvalhal não deverá mudar o seu esquema tático e está confiante num bom resultado.

A história diz-nos que nos últimos anos os encontros entre Braga e Sporting, no Estádio Municipal de Braga, têm sido muito equilibrados, com vitórias para cada lado apenas por um golo de diferença. Houve também dois empates nos últimos dois confrontos na Pedreira, 1-1 na temporada passada, e 3-3 em 2022. Dados importantes que podem antecipar um grande espetáculo de futebol entre arsenalistas e leões quando a bola começar a rolar às 18h45. Vai ser também uma noite de emoções fortes para Ruben Amorim, que assim se despede do futebol português para iniciar a sua nova aventura na Premier League, ao serviço do Manchester United. O árbitro da partida é Luís Godinho, da Associação de Futebol de Évora.

10 DADOS RÁPIDOS

  1. 1. Braga e Sporting já se defrontaram por 161 vezes em todas as competições. 37 vitórias para os bracarenses e 99 triunfos para os leões.
  2. 2. Nesses 161 jogos, o Braga marcou 171 golos e o Sporting 373.
  3. 3. As maiores goleadas dos arsenalistas frente ao Sporting no seu estádio ocorreram nas épocas 1982/1983 e 2007/2008, ambas por 3-0.
  4. 4. As maiores goleadas dos leões na casa do Braga aconteceram nas temporadas 1957/1958 (0-5) e 1960/1961 (1-6).
  5. 5. O resultado mais comum em Braga entre as duas equipas é o empate a uma bola, o que já se verificou por oito ocasiões.
  6. 6. O Braga tem apenas duas vitórias nos últimos 10 confrontos com os leões para o campeonato.
  7. 7. O Sporting continua sem perder na Primeira Liga, com 10 triunfos em tantos outros jogos.
  8. 8. Os Guerreiros do Minho têm apenas uma derrota nas últimas cinco partidas para o campeonato.
  9. 9. A média de golos marcados por jogo da formação verde e branca esta temporada é de 3,06.
  10. 10. Ruben Amorim despede-se do Sporting frente ao clube que tinha orientado antes de rumar a Alvalade.

JOGADORES A TER EM CONTA

Bruma jogador do Braga
Fonte: Paulo Ladeira/Bola na Rede

Bruma (Braga) – Este será sempre um encontro especial para Bruma, ou não fosse o número sete bracarense um produto “fabricado” na Academia de Alcochete. O antigo extremo do Sporting vem de dois jogos consecutivos a marcar para o campeonato, e a velocidade é o seu principal trunfo. Apesar de já não estar na flor da idade para o mundo do futebol, é sempre um jogador a ter em conta por qualquer adversário. Esta temporada já leva seis golos marcados e cinco assistências com a camisola do Braga.

Viktor Gyokeres
Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

Viktor Gyokeres (Sporting) – Sei que vou ser repetitivo. Sei que podia escolher outro jogador do Sporting, e já o fiz anteriormente, mas não dá mesmo para resistir à fantástica época (mais uma) que Viktor Gyokeres está a realizar de leão ao peito. Estamos apenas em novembro, e o avançado sueco já conta com 23 golos marcados. Sim, leu bem. São 23 tentos em 17 jogos desta pérola que veio do frio e, a continuar a este ritmo, vai com toda a certeza bater o seu recorde pessoal da temporada passada, onde fez o gosto ao pé por 43 ocasiões. O hat-trick aplicado ao Manchester City não passou despercebido a ninguém, e os tubarões europeus começam a nadar cada vez mais perto de Alvalade. É o melhor jogador a atuar em Portugal e um dos melhores avançados do mundo neste momento.

XI´s PROVÁVEIS

Braga: Matheus Magalhães; João Ferreira, Niakaté, Paulo Oliveira e Yuri Ribeiro; André Horta, Vítor Carvalho e Ricardo Horta; Roger Fernandes, Bruma e El Ouazzani

Treinador: Carlos Carvalhal

«É um jogo que se antevê muito difícil contra uma equipa que o pior jogo que fez fora, no campeonato, foi vencer por 3-0. Vem de sete vitórias consecutivas e conseguiu agora uma vitória super moralizadora com o Manchester City. Queremos fazer de Braga a nossa fortaleza, lutar por vencer, que tem sido a marca do Braga ao longo dos tempos. O objetivo é chegar aos lugares da frente, somos poucos contra muitos, mas poucos e bons«.

Sporting: Franco Israel; Debast, Diomande e Matheus Reis; Quenda, Morita, Hjulmand e Maxi Araújo; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves e Gyokeres

Treinador: Rúben Amorim

«Obviamente que queremos igualar o recorde das 11 vitórias e termos a possibilidade de bater esse recorde. O mais importante é aumentar a vantagem para os rivais. Braga também teve muito significado para mim e o clube deu-me uma oportunidade. Isto é algo engraçado, mas não sinto nada antes do jogo. Quero muito deixar a equipa com uma vitória. É o mesmo da semana passada. É uma jornada muito importante em que podemos ganhar pontos».

PREVISÃO DE RESULTADO: Braga 1-2 Sporting

Rui Alves Maria
Rui Alves Mariahttp://www.bolanarede.pt
O Rui é natural de Tavira. Desde 2003 que a sua residência é em Odivelas e com essa deslocação teve a oportunidade de frequentar e concluir um Curso Profissional de Técnicas Jornalísticas. O jornalismo foi sempre a sua paixão desde muito cedo e o seu gosto pela escrita foi acompanhando essa mesma paixão. No entanto, é no jornalismo desportivo que se sente mais à vontade para desenvolver todas as suas capacidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Erik ten Hag já rejeitou uma proposta para regressar aos bancos

Erik ten Hag foi recentemente despedido do comando técnico do Bayer Leverkusen. O treinador deu uma nega ao Twente.

Manchester United: Ruben Amorim na corda bamba e há português a ser associado

Ruben Amorim terá que apresentar resultados o mais rapidamente possível. Marco Silva está a ser analisado pelo Manchester United.

Golo de ex-Braga faz a diferença: Espanyol é destaque na La Liga

O Espanyol venceu o Mallorca e subiu ao terceiro posto da La Liga, conquistando 10 pontos em quatro jornadas.

Fim da linha: Valência e jogador português procuram separar os seus caminhos já em janeiro

André Almeida deverá deixar de ser jogador do Valência no próximo mercado de transferências. O médio vai embarcar numa nova aventura.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola fala sobre o futuro e deixa desejo: «Não quero que se lembrem de mim»

Pep Guardiola é atualmente o técnico do Manchester City e é um dos nomes mais conhecidos do futebol mundial.

Antigo internacional escocês pede José Mourinho no Rangers: «Rezo para que ele se interesse por um trabalho como este»

Derek Ferguson assumiu que gostava de ver José Mourinho a treinar o Rangers. O antigo médio está a favor do despedimento de Russel Martin.

Sporting treinou nesta terça-feira e Rui Borges chamou 3 jovens para a sessão

O Sporting realizou mais uma sessão de treino nesta terça-feira, com vista à preparação do encontro frente ao Kairat. Lucas Taibo, Salvador Blopa e Rafael Nel foram as novidades.