Os 3 pontos antes do FC Porto x Gil Vicente | Aprender a cantar de galo

    FC Porto Cabeçalho

    O FC Porto não podia pedir um arranque de época mais moralizador. Pelos contornos da vitória, a Supertaça uniu jogadores, equipa técnica e adeptos e foi um primeiro passo importante na estratégia renovada de um clube que se apresenta numa nova versão dentro e fora de campo. E, se o FC Porto foi capaz de recuperar de uma desvantagem de três golos diante do campeão nacional, então acreditará até ao fim perante qualquer cenário.

    O Gil Vicente foi pedra no sapato do FC Porto na última temporada e abrem as hostes da participação azul e branca na edição 2024/25 da Liga Betclic. Isto já sem Tozé Marreco, que deixou o clube a dois dias do início da época. A partir das 20:30 deste sábado, 10 de agosto, dragões e galos lutam por um lugar no poleiro que, à primeira jornada, será sempre partilhado: o dos três pontos.

    3 odds para apostar na Betclic

    3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Gil Vicente

    Meio-campo do FC Porto: Alan Varela e Nico González são nomes certos no meio-campo de Vítor Bruno, mas a terceira vaga está em aberto. Marko Grujic é o nome mais forte para jogar ao lado do médio argentino, mas levanta dúvidas quanto à capacidade de funcionar como organizador e de acrescentar com bola num jogo em que os dragões se quererão assumir como favoritos e a capacidade de ocupar espaços não terá a mesma importância. Recuar Nico González – mesmo que Vítor Bruno já tenha assumido que vê o médio como um jogador para definir mais à frente e chegar à área – permitirá enquadrar nomes como Pepê (rompedor em condução) ou Iván Jaime (definição em espaços curtos) no onze, mas obrigará a mudanças na estrutura base que tem resultado.

    Nico González Pedro Gonçalves Pote Sporting FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Félix Correia ou Tidjany Touré: Os dois jogadores mais virtuosos do Gil Vicente têm preferência pelo mesmo corredor. Tanto Félix Correia, provavelmente o melhor jogador dos gilistas na última temporada, como Tidjany Touré, jogador com formação de PSG e com um teto maior, enquadram melhor as suas características a partir da esquerda, com campo aberto para acionar o pé direito e maior naturalidade e imprevisibilidade no drible. O alto investimento nos dois jogadores deixa antever um papel preponderante de ambos, e a chave estará no enquadramento dos dois. À partida, Félix Correia tem mais experiência fora de posição, quer à direita quer por dentro como falsa referência ofensiva.

    Félix Correia
    Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

    Aproveitamento da largura: Tanto o FC Porto como o Gil Vicente quererão alargar o campo e proteger o espaço exterior. Os dragões procuram conjugar perfis diferentes no corredor entre lateral e extremo (um por dentro, um por fora) para espaçar o adversário, mas o presumível 4-5-1 (ou 4-1-4-1) do Gil Vicente tem coberturas suficientes para manter o equilíbrio. Da Supertaça, Vítor Bruno ganhou opções com Wenderson Galeno – que será sempre melhor quanto mais espaço houver para correr – e Martim Fernandes, a funcionar como lateral à direita para dar soluções à saída de bola, mas que, à esquerda, poderá ser mais definidor em zonas mais avançadas. O FC Porto quer atrair por fora para gerar jogo por dentro e terá zonas do campo altamente condicionadas para impedi-lo.

    3 registos que a história nos dá

    1. Na última temporada o FC Porto sofreu sempre com o Gil Vicente: empatou em Barcelos e no Dragão só desfez o empate nos descontos.
    2. O Gil Vicente só por uma vez perdeu nos últimos três confrontos no Dragão. O registo indica uma vitória para cada lado e um empate.
    3. Excetuando os dois deslizes recentes, o FC Porto venceu sempre que jogou no Estádio do Dragão diante do Gil Vicente, com 26 vitórias em 28 jogos.

    3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Gil Vicente

    Pedro Gonçalves Pote Martim Fernandes FC Porto Sporting
    Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

    Martim Fernandes: Por mérito próprio tem o lugar no onze praticamente garantido, quer à direita, quer à esquerda. Nota-se o conforto maior a jogar a pé natural, no lado em que sempre fez formação, com capacidade para jogar baixo e aberto, oferecendo saídas através do passe. À esquerda, e embora com maiores limitações defensivas, o passe ganha outra proporção no meio-campo contrário, onde um pé direito consegue ganhar opções e maior leque de abrangência.

    Gonçalo Borges FC Porto
    Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

    Gonçalo Borges: A identificação com o FC Porto e o desejo de se manter no clube levaram o jovem extremo a recusar abordagens do Estrasburgo muito mais vantajosas do ponto de vista financeiro. Gonçalo Borges sabe que está a viver a melhor fase da carreira e a lesão de Francisco Conceição abre espaço ao português para continuar no onze. Conseguir ir além do agitador é o maior desafio para o extremo.

    Jonathan Buatu Gil Vicente
    Fonte: Gil Vicente FC

    Jonathan Buatu: A saída de Gabriel Pereira para o Copenhaga (venda importante por 5+2 milhões de euros) é penalizadora para a defesa do Gil Vicente, que tem Rúben Fernandes e Jonathan Buatu como nomes mais forres para a posição. O central angolano dá dimensão física ao jogo dos galos pela agressividade nos duelos e pela velocidade em antecipar-se e nas coberturas.

    3 equipas em campo

    Onzes prováveis

    FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio, Martim Fernandes; Gonçalo Borges, Alan Varela, Nico González, Wenderson Galeno; Pepê, Evanilson.

    Gil Vicente: Andrew Ventura; Zé Carlos, Rúben Fernandes, Jonathan Buatu, Sandro Cruz; Mory Gbane, Santi García, Kanya Fujimoto; Maxime Domínguez, Depú, Félix Correia.

    Cláudio Pereira Primeira Liga
    Fonte: Rafael Canejo/Bola na Rede

    Arbitragem:

    • Árbitro: Cláudio Pereira
    • Assistentes: Tiago Costa e Nuno Manso
    • 4.º árbitro: Fábio Melo
    • VAR: Vasco Santos
    • AVAR: João Bessa Silva

    REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

    Betclic banner
    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Sporting apresenta vídeo com as mudanças no Estádio José de Alvalade

    O Sporting apresentou uma série de medidas que fazem parte do Plano Estratégico 2024-34, durante a manhã desta quinta-feira.

    Erling Haaland podia ter sido jogador da Juventus e já se sabe por que razão a transferência caiu

    Erling Haaland esteve muito perto de se transferir para a Juventus. Contudo a mudança para Turim acabou por nunca acontecer.

    Viktor Gyokeres: dois clubes da Premier League observaram-no no Sporting x Lille

    Viktor Gyokeres é um dos nomes mais falados do futebol europeu. O jogador do Sporting soma cada vez mais interessados.

    Estrela Vermelha x Benfica: Eis os onzes prováveis

    Estrela Vermelha e Benfica vão a jogo a partir das 17h45, em desafio relativo à primeira jornada da Champions League.

    O primeiro grande teste de Bruno Lage | Estrela Vermelha x Benfica

    O Benfica vai defrontar, esta quinta-feira, o Estrela Vermelha, na Sérvia, num embate que marca a estreia das duas formações na Liga dos Campeões.