Os 3 pontos antes do FC Porto x Gil Vicente | Aprender a cantar de galo

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

O FC Porto não podia pedir um arranque de época mais moralizador. Pelos contornos da vitória, a Supertaça uniu jogadores, equipa técnica e adeptos e foi um primeiro passo importante na estratégia renovada de um clube que se apresenta numa nova versão dentro e fora de campo. E, se o FC Porto foi capaz de recuperar de uma desvantagem de três golos diante do campeão nacional, então acreditará até ao fim perante qualquer cenário.

O Gil Vicente foi pedra no sapato do FC Porto na última temporada e abrem as hostes da participação azul e branca na edição 2024/25 da Liga Betclic. Isto já sem Tozé Marreco, que deixou o clube a dois dias do início da época. A partir das 20:30 deste sábado, 10 de agosto, dragões e galos lutam por um lugar no poleiro que, à primeira jornada, será sempre partilhado: o dos três pontos.

3 odds para apostar na Betclic

3 aspetos táticos a observar no FC Porto x Gil Vicente

Meio-campo do FC Porto: Alan Varela e Nico González são nomes certos no meio-campo de Vítor Bruno, mas a terceira vaga está em aberto. Marko Grujic é o nome mais forte para jogar ao lado do médio argentino, mas levanta dúvidas quanto à capacidade de funcionar como organizador e de acrescentar com bola num jogo em que os dragões se quererão assumir como favoritos e a capacidade de ocupar espaços não terá a mesma importância. Recuar Nico González – mesmo que Vítor Bruno já tenha assumido que vê o médio como um jogador para definir mais à frente e chegar à área – permitirá enquadrar nomes como Pepê (rompedor em condução) ou Iván Jaime (definição em espaços curtos) no onze, mas obrigará a mudanças na estrutura base que tem resultado.

Nico González Pedro Gonçalves Pote Sporting FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Félix Correia ou Tidjany Touré: Os dois jogadores mais virtuosos do Gil Vicente têm preferência pelo mesmo corredor. Tanto Félix Correia, provavelmente o melhor jogador dos gilistas na última temporada, como Tidjany Touré, jogador com formação de PSG e com um teto maior, enquadram melhor as suas características a partir da esquerda, com campo aberto para acionar o pé direito e maior naturalidade e imprevisibilidade no drible. O alto investimento nos dois jogadores deixa antever um papel preponderante de ambos, e a chave estará no enquadramento dos dois. À partida, Félix Correia tem mais experiência fora de posição, quer à direita quer por dentro como falsa referência ofensiva.

Félix Correia
Fonte: Paulo Ladeira / Bola na Rede

Aproveitamento da largura: Tanto o FC Porto como o Gil Vicente quererão alargar o campo e proteger o espaço exterior. Os dragões procuram conjugar perfis diferentes no corredor entre lateral e extremo (um por dentro, um por fora) para espaçar o adversário, mas o presumível 4-5-1 (ou 4-1-4-1) do Gil Vicente tem coberturas suficientes para manter o equilíbrio. Da Supertaça, Vítor Bruno ganhou opções com Wenderson Galeno – que será sempre melhor quanto mais espaço houver para correr – e Martim Fernandes, a funcionar como lateral à direita para dar soluções à saída de bola, mas que, à esquerda, poderá ser mais definidor em zonas mais avançadas. O FC Porto quer atrair por fora para gerar jogo por dentro e terá zonas do campo altamente condicionadas para impedi-lo.

3 registos que a história nos dá

  1. Na última temporada o FC Porto sofreu sempre com o Gil Vicente: empatou em Barcelos e no Dragão só desfez o empate nos descontos.
  2. O Gil Vicente só por uma vez perdeu nos últimos três confrontos no Dragão. O registo indica uma vitória para cada lado e um empate.
  3. Excetuando os dois deslizes recentes, o FC Porto venceu sempre que jogou no Estádio do Dragão diante do Gil Vicente, com 26 vitórias em 28 jogos.

3 jogadores a ter em conta no FC Porto x Gil Vicente

Pedro Gonçalves Pote Martim Fernandes FC Porto Sporting
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Martim Fernandes: Por mérito próprio tem o lugar no onze praticamente garantido, quer à direita, quer à esquerda. Nota-se o conforto maior a jogar a pé natural, no lado em que sempre fez formação, com capacidade para jogar baixo e aberto, oferecendo saídas através do passe. À esquerda, e embora com maiores limitações defensivas, o passe ganha outra proporção no meio-campo contrário, onde um pé direito consegue ganhar opções e maior leque de abrangência.

Gonçalo Borges FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso/Bola na Rede

Gonçalo Borges: A identificação com o FC Porto e o desejo de se manter no clube levaram o jovem extremo a recusar abordagens do Estrasburgo muito mais vantajosas do ponto de vista financeiro. Gonçalo Borges sabe que está a viver a melhor fase da carreira e a lesão de Francisco Conceição abre espaço ao português para continuar no onze. Conseguir ir além do agitador é o maior desafio para o extremo.

Jonathan Buatu Gil Vicente
Fonte: Gil Vicente FC

Jonathan Buatu: A saída de Gabriel Pereira para o Copenhaga (venda importante por 5+2 milhões de euros) é penalizadora para a defesa do Gil Vicente, que tem Rúben Fernandes e Jonathan Buatu como nomes mais forres para a posição. O central angolano dá dimensão física ao jogo dos galos pela agressividade nos duelos e pela velocidade em antecipar-se e nas coberturas.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio, Martim Fernandes; Gonçalo Borges, Alan Varela, Nico González, Wenderson Galeno; Pepê, Evanilson.

Gil Vicente: Andrew Ventura; Zé Carlos, Rúben Fernandes, Jonathan Buatu, Sandro Cruz; Mory Gbane, Santi García, Kanya Fujimoto; Maxime Domínguez, Depú, Félix Correia.

Cláudio Pereira Primeira Liga
Fonte: Rafael Canejo/Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Cláudio Pereira
  • Assistentes: Tiago Costa e Nuno Manso
  • 4.º árbitro: Fábio Melo
  • VAR: Vasco Santos
  • AVAR: João Bessa Silva

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Trevor Chalobah alude a Anatoliy Trubin em provocação a Alphonse Aréola: «Hoje quiseste virar guarda-redes do Benfica»

Trevor Chalobah fez uma publicação nas suas redes sociais após a vitória do Chelsea sobre o West Ham, na qual gozou com o lance em que Aréola subiu à área dos blues.

Alan Nuñez aproveita defesa para a frente de Rui Silva e empata Sporting x CD Nacional em Alvalade

Alan Nuñez conseguiu empatar o jogo pouco depois do golo leonino. O Sporting recebe o CD Nacional na Primeira Liga.

Morten Hjulmand falha jogo do Sporting após receber proposta do Atlético Madrid

O Atlético Madrid apresentou uma proposta de 25 milhões de euros mais objetivos pelo capitão do Sporting, Morten Hjulmand.

Pedro Gonçalves desfaz o nulo e Sporting coloca-se a vencer o CD Nacional

O Sporting recebe o CD Nacional na Primeira Liga. Foi preciso esperar pelos 71 minutos para se ver um golo, de Pedro Gonçalves.

PUB

Mais Artigos Populares

Borussia Dortmund aproveita oportunidade para se aproximar da liderança e Estugarda volta a vencer: Eis os resultados do dia na Bundesliga

O Borussia Dortmund venceu o Heidenheim por 3-2 em casa e o Estugarda bateu o Friburgo pela margem mínima, este domingo, na 20.ª jornada da Bundesliga.

Benfica vê mais um alvo para o ataque fugir e Everton fecha empréstimo de avançado do Chelsea

O Everton garantiu o empréstimo de Tyrique George. Extremo do Chelsea era alvo do Benfica para este mercado.

Manchester City desperdiça vantagem de dois golos e empata no terreno do Tottenham

Tottenham e Manchester City empataram a duas bolas num encontro da 24.ª jornada da Premier League. Dominic Solanke apontou um bis com um golo de calcanhar.