📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Os 3 pontos antes do Santa Clara x FC Porto | O regresso dos Açores à rota do futebol

- Advertisement -
FC Porto Cabeçalho

Só por uma época as ilhas não estiveram representadas no primeiro escalão do futebol português. Depois de descer de divisão em 2023, o Santa Clara impôs-se de forma automática na Segunda Liga e garantiu a subida no ano a seguir, colocando de novo os Açores na Liga Betclic. O relvado de São Miguel será apadrinhado pelo FC Porto na estreia de 2024/25 por terras açorianas.

Depois das vitórias gordas e convincentes na primeira jornada da competição, Santa Clara e FC Porto querem manter o registo triunfador. As condições climatéricas estão alinhadas para evitar o caso bizarro da última temporada em que, a meio da primeira parte, o jogo foi interrompido. Desta feita será, tudo indica, o sol a pautar o ritmo do Santa Clara x Açores que abre a segunda jornada da Liga Betclic esta sexta-feira, 16 de agosto, a partir das 17:00… menos uma hora nos Açores.

3 odds para apostar no Santa Clara x FC Porto na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Santa Clara x FC Porto

Movimentos e contramovimentos do FC Porto: O início de trabalho de Vítor Bruno tem sido pautado por dinâmicas ofensivas de atração e ataque ao espaço. Danny Namaso, nome mais avançado no onze dos dragões, é um jogador associativo que procura constantemente baixar no terreno para se tornar uma opção no passe e combinar com os colegas. Arrasta os defesas adversários consigo, mas, sem a sua presença como elemento mais adiantado, o FC Porto perde capacidade para fixar a última linha. Esta é a função dos extremos (Iván Jaime nas entrelinhas, Gonçalo Borges em movimentos de rutura) e dos médios infiltradores como Nico González e Stephen Eustáquio. Compensar os movimentos com contramovimentos é decisivo para o jogo do FC Porto.

Danny Namaso Gonçalo Inácio FC Porto Sporting
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Influência de MT na construção do Santa Clara: A superioridade do Santa Clara diante do Estoril Praia no jogo da primeira jornada da Liga Betclic foi, em muitos momentos, consentida. Não que retire mérito às rotinas claras e efetivas da equipa de Vasco Matos que tem à esquerda o lado mais associativo e desequilibrador. MT, ala esquerdo do emblema açoriano, organiza o jogo a partir da esquerda ditando ritmos mais altos ou mais baixos e construções interiores e pensadas ou por fora, esticando o jogo para as desmarcações dos extremos em profundidade.

Santa Clara Jogadores
Fonte: Pedro Barrelas / Bola na Rede

Ajustes no meio-campo: Contra o Gil Vicente o FC Porto jogou com três médios declarados com os interiores (Nico González à esquerda, Stephen Eustáquio à direita) a lateralizar para ter superioridade na saída face aos dois avançados adversários (3X2). O Santa Clara defende em 5-2-3 ou 5-4-1, dependendo da altura dos extremos, pelo que, mantendo-se os jogadores nas posições, os dragões terão superioridade numérica no meio-campo. Fica a dúvida para perceber como organizará Vítor Bruno o meio-campo e qual a reação de Vítor Matos para impedir a inferioridade nesta zona (onde Iván Jaime também tem uma palavra a dizer).

3 registos que a história nos dá

  1. Defrontam-se nos Açores o primeiro (Santa Clara) e o segundo lugar (FC Porto) da Liga Betclic à altura do soar do apito inicial.
  2. A última vitória do Santa Clara diante do FC Porto para o campeonato já tem mais de 20 anos. Em dezembro de 2001, os açorianos vergaram os dragões por 2-1.
  3. O último jogo entre o Santa Clara e o FC Porto para o campeonato (2022/23) realizado em São Miguel terminou empatado a uma bola.

3 jogadores a ter em conta no Santa Clara x FC Porto

Alisson Safira Santa Clara Nacional jogadores
Fonte: Rafael Canejo / Bola na Rede

Alisson Safira: Tem um perfil que marca sempre diferenças em Portugal. Corpulento, forte pelo ar e com capacidade técnica para segurar e tocar, Alisson Safira é um dos nomes em destaque no Santa Clara. Já marcou nesta temporada e a concorrência de João Costa (mais agressivo nas ruturas) promete tornar a luta pela vaga no centro do ataque dos açorianos interessante de acompanhar e competitiva.

Wenderson Galeno FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Wenderson Galeno: Importa perceber se continuará a jogar como defesa esquerdo com liberdade total para se projetar no corredor ou se voltará a subir uns metros no terreno. Os elogios de Vítor Bruno ao compromisso e a capacidade de atacar a linha de fundo e de romper no espaço são atributos que fazem do brasileiro um elemento disruptivo no plantel do FC Porto (e complementar a Martim Fernandes e Iván Jaime, com quem pode partilhar corredor).

Anderson Talisca Alan Varela Al Nassr FC Porto
Fonte: Diogo Cardoso / Bola na Rede

Alan Varela: Pode ser o nome decisivo para a superioridade do FC Porto no meio-campo, caso não haja mudança de sistema por parte do Santa Clara. O presumível encaixe do duplo-pivô de Vasco Matos em Nico González e Stephen Eustáquio (ou outro médio que aí jogue), pode libertar o argentino para receber a bola nas costas da primeira linha de pressão. Será também exigido para parar transições defensivas.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Santa Clara: Gabriel Batista; Lucas Soares, Sidney Lima, Frederico Venâncio, Alysson, MT; Adriano Firmino, Pedro Ferreira; Vinícius Lopes, Alisson Safira, Gabriel Silva.

FC Porto: Diogo Costa; João Mário, Zé Pedro, Otávio, Martim Fernandes; Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González; Gonçalo Borges, Danny Namaso, Wenderson Galeno.

Fábio Veríssimo árbitro
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Arbitragem:

  • Árbitro: Fábio Veríssimo
  • Assistentes: Nélson Pereira e José Mira
  • 4.º árbitro: Pedro Ramalho
  • VAR: Rui Oliveira
  • AVAR: Carlos Campos

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO:

Betclic banner
Diogo Ribeiro
Diogo Ribeirohttp://www.bolanarede.pt
O Diogo tem formação em Ciências da Comunicação, Jornalismo e 4-4-2 losango. Acredita que nem tudo gira à volta do futebol, mas que o mundo fica muito mais bonito quando a bola começa a girar.

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo médio do Atlético Madrid critica atitude de Vinícius Júnior no Real Madrid x Barcelona: «Inaceitável e egocêntrica»

Gabi analisou a reação de Vinícius Júnior à substituição feita por Xabi Alonso durante a segunda parte do clássico entre Real Madrid e Barcelona.

Uma noite cheia de emoção na NHL

Nesta passada terça-feira, a NHL regressou ao seu anual...

Emerson Palmieri recorda expulsão frente ao Sporting: «Interpretei mal a situação»

Emerson Palmieri lamentou a expulsão no Sporting x Marselha. O encontro da Champions League terminou com a vitória dos leões por 2-1.

Boavista desiste da I Divisão da AF Porto após falta de comparência a 5 jogos

O Boavista decidiu desistir da Primeira Divisão da AF Porto, depois de somar cinco faltas de comparência ao longo da presente temporada.

PUB

Mais Artigos Populares

Renan Lodi oferecido ao Benfica para reforçar o lado esquerdo da defesa a custo zero

Renan Lodi foi colocado na rota do Benfica. Defesa lateral está sem clube e foi oferecido ao emblema encarnado.

Sporting detalha todas as transferências de 2025: da venda de Viktor Gyokeres à possível contratação mais cara da história

O Sporting revelou os detalhes das transferências dos dois mercados de 2025. Luis Suárez pode tornar-se a contratação mais cara dos leões.

Rui Miguel revela jogador mais difícil que enfrentou no futebol nacional: «Podia dizer-te o Aimar, Hulk ou James Rodríguez, mas…»

Em entrevista ao Bola na Rede, Rui Miguel fez um balanço da sua carreira profissional, abordando o percurso no futebol nacional e internacional.