Sporting CP 3-0 FC Paços de Ferreira: Leões confirmam boa fase e vencem por 3-0

    A CRÓNICA: PRIMEIRA PARTE DE LEÃO VALE VITÓRIA CONVINCENTE NO ÚLTIMO JOGO DO ANO

    À semelhança do que aconteceu no jogo anterior contra o Sporting Clube de Braga, o Sporting Clube de Portugal entrou forte no jogo, procurando marcar logo nos instantes iniciais.

    Aos três minutos e após um mau passe do guarda-redes pacense interceptado pela equipa leonina, Nuno Santos encontrou Pedro Porro na marca de penálti que cabeceou para o primeiro golo da partida.

    Após um livre ofensivo a favorecer a formação visitante, a equipa verde e branca saiu em contra-ataque e com apenas seis toques, fez balançar as redes guardadas pelo guardião brasileiro pela segunda vez (22’). A assistência pertenceu a Marcus Edwards, que frente a frente com o guarda-redes preferiu passar a Nuno Santos que acabou por finalizar da melhor forma. O jogo continuou sempre no mesmo sentido, com o Sporting a criar (e desperdiçar) várias oportunidades claras de golo, surgindo o primeiro remate perigoso dos castores ao minuto 42, após um remate perigoso de Jordan Holsgrove.

    Se tudo indicava que as equipas iam para o balneário com o resultado fixado em 2-0, mesmo em cima do apito para o intervalo, Pedro Porro, após um cruzamento do lado direito do ataque leonino, encontrou a cabeça de Paulinho que fez desta forma o 3-0.

    Pautada pela mesma forma que a primeira, com o Sporting a criar e a desperdiçar, a única mudança foi a criatividade de alguns meio campistas do Paços de Ferreira a conseguirem fazer com que os castores conseguissem chegar mais vezes perto da baliza de Adán, sobretudo pelos pés de Holsgrove e Matchoi.

    Sem qualquer necessidade, ao minuto 82, Dário Essugo executou uma entrada fora de tempo e muito dura sobre Holsgrove, recebendo cartão vermelho direto. À parte disto, o jovem de 17 anos que recentemente prolongou o seu contrato com o Sporting Clube de Portugal, fez uma partida bastante positiva.

    O jogo terminou assim por 3-0, com o conjunto de Alvalade a somar a sétima vitória consecutiva, não concedendo qualquer golo nos últimos cinco encontros.

    A FIGURA

    Sporting
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Nuno Santos e Pedro Porro – Uma das armas deste jogo foi o jogo interior efectuado pelos laterais leoninos, para combater a linha de cinco defesas do Paços de Ferreira. Com um golo e uma assistência cada um, Nuno Santos e Pedro Porro são considerados assim as figuras do jogo.

    O FORA DE JOGO

    Marco Paiva – Com a tática do FC Paços de Ferreira a não funcionar e com o resultado a avolumar-se, o técnico dos castores não conseguiu encontrar soluções para “estancar” (muito menos contrariar) o caudal ofensivo leonino, com a sua equipa a sofrer consequentes passes a rasgar que colocaram várias vezes as redes pacenses em apuros.

    ANÁLISE TÁTICA – SPORTING CP

    Sem surpresas, Rúben Amorim trouxe para este jogo o seu já mais que habitual 3-4-3. Com a equipa verde e branca a perceber rapidamente que com a incorporação dos laterais pelo interior do terreno e o recuar do Paulinho desmontariam a defesa adversária e conduziriam à consequente criação de espaços nas costas, isto rapidamente foi aproveitado, tendo resultado na criação de oportunidades perigosas ao longo de todo o jogo.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Adán (7)

    P.Porro (8)

    G. Inácio (7)

    Coates (7)

    M. Reis (7)

    N. Santos (8)

    D. Essugo (5)

    P. Gonçalves (7)

    M. Edwards (7)

    Paulinho (8)

    Trincão (7)

    SUBS UTILIZADOS

    A. Gomes (-)

    J. Cabral (-)

    R. Ribeiro (-)

    M. Fernandes (-)

    S. Alexandropoulos (-)

    ANÁLISE TÁTICA – FC PAÇOS DE FERREIRA

    Apresentados num 5-3-2, a equipa pacense rapidamente viu a sua estratégia para este jogo cair logo aos três minutos após o golo de Pedro Porro. Com uma vulnerabilidade defensiva incrível, o técnico Marco Paiva nunca conseguiu corrigir a sua linha defensiva de forma a parar as investidas ofensivas leoninas. Com duas equipas completamente diferentes numa só (entenda-se por ataque/defesa), o Paços de Ferreira nunca conseguiu um equilíbrio no seu todo, com um processo defensivo paupérrimo, contrastando com o ofensivo, que a partir da segunda parte começou de tempos em tempos a criar alguns lances interessantes.

    11 INICIAL E PONTUAÇÕES

    Jordi (3)

    Antunes (4)

    Flávio Ramos (5)

    Erick Ferigra (4)

    Nuno Lima (4)

    Juan Delgado (4)

    Matchoi (5)

    J. Holsgrove (5)

    Rui Pires (4)

    N. Gaitán (4)

    N. Thomas (5)

    SUBS UTILIZADOS

    A. Butzke (-)

    A. Sales (-)

    Uilton (-)

    J. Silva (-)

    B. Toma (-)

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Ricardo Gonçalves
    Ricardo Gonçalves
    Como uma célebre música diria, "eu tenho dois amores", com o desporto e a comunicação a ocuparem 50/50 do seu coração. Entusiasta confesso daquilo que é a alegria do futebol, promete transmitir-vos através de palavras as emoções que se sentem durante os 90 minutos (e além disso). Escreve sem acordo ortográfico