Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google
À entrada para a jornada 24, Belenenses SAD e CD Feirense encontravam-se separados por 19 pontos na tabela classificativa e ambas as formações encaravam este jogo de forma bem diferente.
Os comandados de Silas procuravam aproximar-se mais dos lugares europeus e a equipa de Santa Maria da Feira, última classificada, deslocava-se até à capital em busca de pontos preciosos na luta pela manutenção. Um domingo que convidava os adeptos a vir ver o jogo e o Estádio Nacional do Jamor até registou uma casa agradável, com 2241 espetadores.
O Belenenses SAD entrou mais forte na partida e a pressionar logo a equipa forasteira. Esta pressão inicial deu frutos rapidamente. Ainda alguns espetadores procuravam o seu lugar no estádio e já a equipa de Silas marcava o primeiro golo da tarde. Aos cinco minutos, após uma falha defensiva de Briseño, Lucca, com um remate frontal à baliza, surpreendeu a defensiva de Santa Maria da Feira e marcou o seu segundo golo na Primeira Liga portuguesa.
O golo muito precoce fez muito mal ao jogo. O ritmo da partida abrandou bastante e as duas equipas concentravam agora a sua posse de bola apenas no meio-campo. O Belenenses SAD baixou as suas linhas defensivas e acabou por deixar o CD Feirense controlar os destinos do jogo.
Ao minuto 29, João Silva, atacante do CD Feirense, caiu na grande área e pediu-se penálti, mas Luís Godinho, o arbitro de Évora, ainda esperou pela análise do videoárbitro, mas Bruno Paixão entendeu que o jogo poderia continuar. Apesar do ascendente do CD Feirense, foi a equipa da casa que conseguiu voltar a introduzir a bola na baliza.
Aos 35 minutos, Diogo Viana aproveitou uma falha defensiva de Tiago Gomes na direita do ataque e cruzou para a grande área do CD Feirense, onde estava Kikas para finalizar de cabeça. O atacante português estava no sítio certo na altura certa e marcou o segundo golo da partida.
A vantagem de dois golos não se justificava, mas o pragmatismo do Belenenses SAD e as falhas defensivas dos homens de Santa Maria de Feira foram determinantes para o desfecho do resultado na primeira parte. Ao intervalo, as equipas recolheram para os balneários com um placar de 2-0 favorável à equipa de Silas.

Fonte: Bola na Rede
A entrada para a segunda parte foi um espelho do primeiro tempo, com o CD Feirense a ter mais posse de bola e controlo do jogo, mas sem critério neste domínio e, consequentemente, sem oportunidades. Reinava a inoperância ofensiva na equipa forasteira.
Quem continuava perigosa era equipa da casa, e exemplo disso foi a oportunidade aos 48 minutos. Licá aproveitou uma bola em profundidade e apareceu na cara Caio Secco, porém, o guarda-redes brasileiro fez muito bem a macha e impediu que o atacante do Belenenses SAD marcasse.
O CD Feirense, ao ver a desvantagem no jogo, subiu mais as suas linhas no campo, contudo, a defesa “fogaceira” ficou muito exposta a bolas em profundidade por parte dos médios do Belenenses SAD. A verdade é que esta situação se tornou frequente e o golo acabou mesmo por surgir.
Aos 67 minutos, Licá surge na esquerda após um passe em profundidade. O português conteve a bola e esperou pelos seus colegas, até que apareceu Kikas e faturou novamente na partida. O número “98” do Belenenses SAD não desperdiçou a oportunidade de bisar e figurava-se como o melhor do jogo.
Sem fazer muito para merecer, a equipa da casa vencia por 3-0 a equipa do CD Feirense. O pior ainda estava para vir, após uma falha defensiva. O esférico apareceu mais uma vez nas costas da defensiva da equipa forasteira e houve novo golo no encontro. A faltarem cinco minutos para os 90, Kikas centrou a bola e Licá, bem posicionado, apenas encostou para o seu primeiro golo da tarde e o quarto da partida.
Até ao término do encontro, mais nenhuma oportunidade de perigo para as duas formações. Fim do duelo, com um 4-0 algo exagerado, onde a vitória do Belenenses SAD se resumiu à eficácia. A equipa fica com os mesmos pontos que o Vitória SC, ainda que à condição, e aproxima-se dos lugares europeus. Já o CD Feirense continua a sua caminhada muito soturna e iguala o pior registo de sempre na Primeira Liga, que até aqui pertencia ao Varzim SC.
ONZE INICIAL E SUBSTITUIÇÕES
Belenenses SAD: Muriel, Gonçalo Silva (Cleylton, 82’), Nuno Coelho, Sasso, Diogo Viana, André Santos (Dalcio, 74’), Eduardo Henrique, Zacarya Bergdich, Jonathan Lucca, Licá, Kikas (Nico Velez, 86’).
CD Feirense:
Caio Secco, Tiago Gomes, Briseño, Tiago Silva, Edson Farias, João Silva, Flávio Ramos, Crivellaro (J. Valência, 59’), Ghazal (Stivan, 68’), Sturgeon (Machado, 59’), Ofori.
A FIGURA

Kikas – Foi um dos atacantes que beneficiou dos espaços na defensiva “fogaceira”. O número “98” da equipa do Belenenses SAD foi um jogador fundamental para o desfecho da partida no Estádio Nacional do Jamor. O atacante português marcou dois dos quatro golos desta tarde e ainda fez uma assistência para Licá marcar.
O FORA DE JOGO

Linha defensiva do CD Feirense – Houve muito erros defensivos, sobretudo individuais, por parte da equipa de Santa Maria da Feira. Erros que contribuíram, e muito, para o resultado volumoso que se verificou na partida. A sua linha muito subida no campo, depois dos primeiros golos sofridos, abriu muitos espaços para os atacantes adversários e foi decisiva para que estes conseguissem mexer com o marcador.
BnR NA CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
CD Feirense
BnR: Houve alturas em que o Feirense teve mais posse de bola. Não acha que o resultado de 4-0 é um resultado algo exagerado?
Filipe Martins: Acaba por não ser um resultado exagerado por causa daquilo que fomos à procura. Vínhamos com uma estratégia muito bem definida. Na minha opinião, e já o disse aos jogadores, se tivéssemos que entrar para dentro do campo, era exatamente com a mesma estratégia que eu iria optar, porque eu sabia perfeitamente e tenho noção de que aquele era o caminho que tínhamos para contrariar o modelo de jogo do Belenenses. A partir do momento em que sofremos os primeiros dois golos, temos dois caminhos: ou perder por poucos – e não foi esse caminho por que optámos -, ou o caminho que nos levou aqui, que foi perceber que na situação que nós entrámos, um ponto não chegava. Acho que a partir do momento em que chegámos aos 2-0 ao intervalo, temos duas formas: ou fechávamos e saímos daqui para não perder por muitos, ou metemos tudo em campo e sujeitávamo-nos a acontecer aquilo que aconteceu aqui, sabendo perfeitamente que se partirmos para a frente, estamos muito mais expostos ao contra-ataque.
Belenenses SAD
BnR: O Belenenses SAD já não vencia como anfitrião há três jogos. O quão importante foi esta vitória diante dos seus adeptos?
Silas: A vitória vale três pontos em todos os campos. Claro que nós, ao sermos uma equipa com grande registo fora, não podemos negar. Se conseguirmos ter o mesmo registo em casa, acho que podemos mesmo lutar pela Liga Europa. Era importante ganhar. Era importante dar a vitória aos adeptos que têm acompanhado a equipa a todo o lado e voltar ao Jamor, porque os outros jogos não foram aqui e já começamos a sentir isto como a nossa casa. Os espaços começam a ser familiares. A própria casa em si. Portanto, era importante, por tudo isto que estou a dizer.
Rescaldo com opinião da autoria de Inês Santos e João Barbosa
Foto de Capa: Bola na Rede









