📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

FC Famalicão 1-2 Vitória SC: Foi servida remontada “à Conquistador”

- Advertisement -

A CRÓNICA: DÉRBI MINHOTO COM SABOR A REVIRAVOLTA FOI SERVIDO PELO CHEF EDWARDS 

É também considerado um dérbi do Minho. À oitava ronda da Primeira Liga, FC Famalicão e Vitória SC encontraram-se no Estádio Municipal 22 de Junho para um grande duelo entre equipas que não começaram o campeonato da forma que, certamente, ambicionavam. Um ponto, igualmente, a destacar sobre este encontro está relacionado com a equipa de arbitragem que, à exceção do quarto árbitro (David Silva), foi composta por árbitros de nacionalidade francesa.

Quem entrou melhor neste duelo foi o FC Famalicão. Desde início a aplicar pressão nos vimaranenses, a equipa da casa não precisou de muito tempo até inaugurar o marcador. Simón Banza levou de vencida no duelo com o defesa do Vitória SC, já dentro de área, e restou-lhe apenas, inserir a bola no fundo da baliza de Bruno Varela, ao virar para o quinto minuto do jogo.

A primeira grande jogada de perigo do Vitória SC surgiu pouco antes dos dez minutos, depois de uma perdida de bola em “zona proibida” por parte dos famalicenses, onde Marcus Edwards bem tentou assistir Estupiñan, mas Luiz Júnior cresceu no meio dos postes.

Com o jogo a virar em prol dos conquistadores, o empate veio ao de cima. Tiago Silva bateu o pontapé livre à entrada da área e Estupiñan redimiu-se, cabeceando totalmente sozinho entre a defesa famalicense. Estava feito o empate aos 34 minutos.

Se a primeira parte começou favorável ao FC Famalicão, a segunda já foi do deleite do Vitoria SC. Foram necessários pouco mais de dez minutos para Marcus Edwards para colocar os conquistadores em vantagem no Estádio Municipal 22 de Junho.

O restante decorrer do jogo demonstrou “as águas a mudar” pois, no seguimento das alterações elaboradas pelos técnicos de ambas as formações, foi o FC Famalicão que pareceu beneficiar das suas substituições, passando a pressionar muito mais os vimaranenses. Parecia o presságio do que se viria a suceder, com Charles Pickel a rematar para o fundo da baliza de Bruno Varela a apenas cinco minutos do fim do tempo regulamentar, mas o árbitro Thomas Leonard, depois de consultar o vídeo-arbitro, anulou o golo por posição irregular.

Terminou, desta forma, o dérbi minhoto, com direito a remontada e vitória do Vitória SC por 2-1 sobre o FC Famalicão.

 

A FIGURA

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Marcus Edwards (Vitória SC) – Jogar com Marcus Edwrads é saber que se tem na equipa um elemento-chave para a construção de jogo e critério no último terço do terreno. Foi o homem que deu a vitória aos conquistadores, com o todo o mérito da sua exibição (principalmente na segunda metade).

Nota também para Heriberto Tavares, do lado do Famalicão, que veio mudar completamente o rumo do jogo e os minutos da sua exibição culminaram no segundo golo da equipa caseira, que acabou invalidado. As substituições de Ivo Vieira pareceram as mais acertadas, mudando algo do ritmo do jogo, mas a entrada de Heriberto foi fulcral para a construção de jogo famalicense.

 

O FORA DE JOGO

Falaye Sacko (Vitória SC) – Acabou substituído ao intervalo, mas a sua presença no terreno de jogo durante a primeira parte já fazia adivinhar esse mesmo cenário. Foi pouco consistente e esteve também algo desaparecido no decorrer dos 45 minutos em que alinhou.

 

ANÁLISE TÁTICA – FC FAMALICÃO

Com Alexandre Penetra de fora deste encontro depois de ter sido advertido com cartão vermelho no último encontro do FC Famalicão, Ivo Vieira viu-se obrigado a modificar a sua equipa para este duelo frente ao Vitória SC.

Apostou no mesmo 4-2-3-1, mas as novidades entraram no terreno. Luiz Júnior voltou a assumir a guarda dos postes, rendendo a ausência de Dalberson. Na defesa, Batubinsika entrou para colmatar a lacuna, continuando Alex Nascimento, Marín e Figueiras a compor o restante setor.

David Tavares foi chamado à titularidade, junto a Ivo Rodrigues e Iván Jaime na frente do meio-campo, com Pêpê e Charles Pickel a garantirem a primeira linha do setor. Na frente restava Simon Banza, o ponta de lança já habitual do Famalicão.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Luiz Júnior (6)

Adrián Marin (5)

Batubinsika (5)

Alex Nascimento (5)

Diogo Figueiras (5)

Pêpê (6)

Charles Pickel (5)

Iván Jaime (6)

David Tavares (5)

Ivo Rodrigues (5)

Simon Banza (6) 

SUBS UTILIZADOS

Marcos Paulo (6)

Bruno Rodrigues (6)

Heriberto Tavares (6)

 

ANÁLISE TÁTICA – VITÓRIA SC

À semelhança de Ivo Vieira, Pepa também elaborou algumas alterações ao seu onze inicial, comparativamente ao último encontro do Vitória SC, apesar de manter o 4-3-3.

Bruno Varela voltou à baliza dos conquistadores, no lugar de Trmal. Destaca-se a inserção de Handel no meio-campo vimaranense, rendendo Alfa Semedo, e a entrada de Rochinha a titular.

A dinâmica de jogo do Vitória SC permaneceu a mesma que Pepa sempre apresentou, com Marcus Edwards e Rochinha nas alas e André André na primeira linha do meio-campo.

11 INICIAL E PONTUAÇÕES

Bruno Varela (6)

Falaye Sacko (4)

Borevkovic (6)

Abdul Mumin (5)

Rafa Soares (5)

André André (5)

Handel (6)

Tiago Silva (6)

Marcus Edwards (7)

Rochinha (6)

Oscar Estupinan (6) 

SUBS UTILIZADOS 

João Ferreira (5)

Ricardo Quaresma (6)

Alfa Semedo (5)

André Almeida (6)

Nicolas Janvier (5)

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

Mikel Arteta assume preocupação com Viktor Gyokeres: «Tem de continuar a tentar»

A seca de golos de Viktor Gyokeres continua a gerar inquietação no Arsenal. Desta vez, foi o próprio Mikel Arteta que manifestou preocupação com o momento do avançado sueco.

Ángel Alarcón destaca vitória do FC Porto frente ao AVS SAD e faz balanço da carreira: «Dei-me conta de que o talento não é...

Ángel Alarcón analisou o desfecho do duelo entre FC Porto e AVS SAD, a contar para a 16.ª jornada da Primeira Liga. O avançado espanhol também fez um pequeno balanço da sua carreira.

Negociação do Manchester City pode fazer com que o ex-Sporting Fatawu mude de equipa em Inglaterra

Fatawu Issahaku pode vir a ter novo clube em Inglaterra. O avançado ganês de 21 anos é alvo do Bournemouth, caso Antoine Semenyo rume ao Manchester City.

Gian Piero Gasperini rendido a estrela da equipa: «A AS Roma não tem outro jogador com uma qualidade tão alta»

Gian Piero Gasperini deixou rasgados elogios para Paulo Dybala. O avançado internacional argentino foi titular no encontro da AS Roma frente ao Genoa.

PUB

Mais Artigos Populares

AS Roma avança para contratar Andreas Schjelderup ao Benfica: eis os pormenores

A AS Roma está interessada em contratar Andreas Schjelderup. O clube italiano quer contratar o avançado norueguês ao Benfica através de um empréstimo com obrigatoriedade de compra.

Renato Veiga fecha o ano como o jogador mais utilizado do Villarreal

Renato Veiga é o jogador mais utilizado do Villarreal nesta temporada. O defesa internacional português somou um total de 1706 minutos.

Geny Catamo falha mais dois jogos pelo Sporting

Geny Catamo já sabe que não vai estar nos próximos jogos do Sporting frente ao Santa Clara e frente ao Vitória SC. O apuramento de Moçambique na CAN vai estender a ausência do avançado.