Gil Vicente FC 3-1 Sporting CP: Esta noite aqui na selva quem manda é… o galo!

Galos e leões embateram neste serão de domingo à noite em jogo a contar para a jornada 12. As duas formações chegavam ao Estádio Cidade de Barcelos a viver momentos de forma muito positivos. De um lado, o Gil Vicente chegava a este jogo depois de, pela primeira vez na época, vencer dois jogos seguidos para o campeonato. Por sua vez, o Sporting CP atravessava o melhor momento da era Silas, após a goleada europeia sobre o PSV e depois de três jogos a manter as suas redes invioláveis. Feito que viria a ser quebrado em apenas 17 minutos em Barcelos.

Com Coates ausente por lesão, Ilori voltou a ser opção de Silas no eixo central da defesa e o próprio foi protagonista/vilão no lance que deu origem ao primeiro golo da equipa da casa. Num lance aparentemente normal, Ilori parecia ter a bola controlada, mas numa falha incrível permitiu a recuperação de Sandro Lima que trabalhou bem sobre a defesa e serviu o colega de equipa Kraev, que só teve de encostar para o fundo das redes.

O Gil Vicente controlou o jogo na meia hora inicial, fruto do meio-campo coeso composto pela dupla de pivôs defensivos, Soares e Claude Gonçalves. Após a grande assistência, Sandro Lima voltou a estar em destaque por duas ocasiões consecutivas. Primeiro tentou a meia-distância, com o esférico a sair por cima da baliza de Luís Maximiano e depois, encontrou Baraye sozinho na ala direita e com um grande passe desmarcou o extremo, que rematou muito ao lado.

Sandro Lima marcou e assistiu na vitória dos gilistas
Fonte: Gil Vicente FC

A formação de Silas começou a apertar os gilistas, mas sem oportunidades relevantes e de grande perigo. Aos 43’ foi Wendel a protagonizar a única oportunidade de perigo dos leoninos até então. O brasileiro iniciou a jogada e, através de um ressalto na defesa gilista, a bola sobrou para o mesmo que rematou com perigo a rasar o poste e a bater na malha lateral. Ainda antes do intervalo, passe de génio de Bruno Fernandes, com o internacional português a picar a bola sobre a defesa para Jesé, mas Denis saiu rápido e decisivo à bola.

O sufoco por parte dos leões em cima do intervalo continuou e no último minuto de compensação, Wendel, que já tinha ameaçado, viria mesmo a marcar. Após receber uma bola longa, o médio rematou rasteiro e cruzado, com Denis a ficar muito mal na fotografia ao não conseguir desviar a bola que parecia controlada.

No regresso ao relvado, bastaram sete minutos para se voltar a gritar golo em Barcelos. Acuna carregou Baraye em falta dentro da área e derrubou o jogador senegalês. Sandro Lima foi chamado a bater e na conversão não perdoou. Bola para um lado, Maximiano para o outro e o Gil Vicente de novo em vantagem.

Em desvantagem, o Sporting CP mostrou debilidades, sobretudo a construir na zona de meio-campo e os homens da casa continuaram a criar perigo em busca do terceiro. Aos poucos o Sporting CP foi crescendo e, em vários momentos, obrigou o Gil Vicente FC a jogar atrás da linha do seu meio-campo.

A falta de opções ofensivas de Silas foram gritantes e as apostas em Eduardo e Rafael Camacho, pouco ou nada ajudavam o Sporting CP a inverter a desvantagem. Os gilistas continuaram com as linhas recuadas e a jogar em contra-ataque e isso foi suficiente para controlar grande parte dos momentos do jogo.

Na compensação não faltou polémica e confusão. Depois de Lourency ter caído no relvado, Hugo Miguel foi consultar o VAR e após vários minutos deu o duplo amarelo e consequente vermelho a Doumbia. Após vários protestos e depois de admitir o erro, o árbitro chamou de volta Doumbia e o jogo prosseguiu.

O relógio assinalava nove minutos depois dos 90’, quando num lance rápido de contra-ataque Naidji galgou vários metros de terreno, deixou caído um defesa sportinguista e desferiu o golpe final.

Depois de três jogos sem sofrer golos, o Sporting CP sofreu logo três frente a um Gil Vicente inspirado. Depois dos dragões, também os leões caíram com estrondo em Barcelos.

ONZE INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES

Gil Vicente FC – Denis, H.Gomes, Y.Nogueira, Ruben Fernandes, Fernando, Soares, Claude Gonçalves, Kraev, Baraye (J.Afonso, 85’), A.Henrique (Lourency, 45’) e Sandro Lima (Naidji, 73’).

Sporting CP – L.Maximiano, V.Rosier, T.Ilori (Eduardo, 83’), J.Mathieu, M.Acuna, I.Doumbia, Wendel (Y.Bolasie, 68’), B.Fernandes, L.Vietto, L.Phellype e Jesé (Rafael Camacho, 76’).

Nélson Mota
Nélson Motahttp://www.bolanarede.pt
O Nélson é estudante de Ciências da Comunicação. Jogou futebol de formação e chegou até a ter uma breve passagem pelos quadros do Futebol Clube do Porto. Foi através das longas palestras do seu pai sobre como posicionar-se dentro de campo que se interessou pela parte técnica e tática do desporto rei. Numa fase da sua vida, sonhou ser treinador de futebol e, apesar de ainda ter esse bichinho presente, a verdade é que não arriscou e preferiu focar-se no seu curso. Partilhando o gosto pelo futebol com o da escrita, tem agora a oportunidade de conciliar ambas as paixões e tentar alcançar o seu sonho de trabalhar profissionalmente como Jornalista Desportivo.

Subscreve!

Artigos Populares

Vítor Pereira perto de renovar contrato com o Wolverhampton

Vítor Pereira está próximo de ver o seu contrato a ser renovado no Wolves. O treinador assumiu o comando da equipa em dezembro de 2024.

Rio Ave une-se ao FC Porto no coros de ataques: «Cabe à Liga Portugal assumir as suas responsabilidades por tão caricata situação»

O Famalicão x Rio Ave foi reagendado e viu a data alterada. Efeito dominó após o adiamento do Arouca x FC Porto gera revolta nos vilacondenses.

Candidato às eleições do Benfica ameaça José Mourinho: «Não é o meu treinador e rescindirei o contrato com ele»

Cristóvão Carvalho deixou ameaças a José Mourinho. Candidato às eleições do Benfica falou no processo de escolha de um novo treinador.

Apresentação de José Mourinho no Benfica faz manchete em Espanha: «Declarações interessantes»

José Mourinho foi o destaque do Jornal Marca na sua homepage durante várias horas. Novo treinador do Benfica alavanca mediatismo internacional.

PUB

Mais Artigos Populares

Já são conhecidos os onzes do Sporting – com surpresas – e do Kairat Almaty para a 1ª jornada da Champions League

O Sporting recebe o Kairat Almaty na estreia desta edição da Champions League. Já são conhecidos os onzes oficiais do encontro que se joga em Alvalade.

Sporting perde com a AS Roma e falha sonho da Champions League Feminina

O sonho não se concretizou para o Sporting. Derrota diante da AS Roma em Rio Maior impede leoas de chegar à Champions League Feminina.

A mensagem enigmática de Di María sobre a chegada de José Mourinho ao Benfica… e a saída de Bruno Lage

Ángel Di María reagiu à chegada de José Mourinho ao Benfica. Comentário do argentino no Instagram das águias é, no mínimo, enigmático.