O campeonato dos contos de fadas

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Depois de lermos um livro ou vermos um filme, é normal tirarmos lições para a nossa vida. Podem-nos colocar os pés no chão com chapadas de humildade ou motivar-nos a arriscar, a viver, a não termos medo de sermos felizes.

Essas lições também se podem extrair de finais de épocas desportivas ou de uma competição em particular. A Premier League deste ano é um bom exemplo, mas há outros, como o Euro 2004 ou a edição de 2000/2001 da 1.ª Liga Portuguesa, que consagrou o Boavista como campeão nacional.

A edição deste ano do campeonato português não conheceu um final dramático nem coroou um vencedor diferente do habitual, mas foi, na mesma, histórica e inspiradora. Não só por confirmar o regresso do Sporting à luta pelo título, não só pelo facto de o Benfica ter batido o recorde de pontos numa edição do campeonato, mas também pela qualificação europeia do Arouca e pela manutenção do Tondela.

É impossível ficar indiferente à história de uma equipa que há dez anos estava nos distritais de Aveiro e que foi, paulatinamente, conseguindo a sua afirmação no panorama médio-baixo português até conseguir a subida, em 2012/2013, ao escalão máximo principal. Depois de atingida a elite nacional, estabilizou-se nela e, apenas três anos mais tarde, consegue uma qualificação europeia que ninguém contesta. Não tanto pela espectacularidade do futebol praticado, mas pela eficiência dos processos incutidos por Lito Vidigal aos seus jogadores. O Arouca, agora, está entre a elite europeia, e isso só pode ser inspirador.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Álvaro Pacheco responde ao Bola na Rede: «Percebemos as soluções que podíamos ter para anular o que o Samu provoca à linha defensiva»

Álvaro Pacheco analisou a vitória do Casa Pia sobre o FC Porto por 2-1. Técnico respondeu ao Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mercado fechado: Clubes da Primeira Liga fizeram as últimas inscrições

A Liga Portugal anunciou as últimas inscrições feitas pelos clubes da Primeira e Segunda Liga no mercado de janeiro. Estes são os reforços confirmados até as 24h.

Benfica é o único clube invicto nas principais ligas europeias

Com a derrota do FC Porto frente ao Casa Pia, o Benfica tornou-se a única equipa das principais ligas europeias sem derrotas no campeonato.

Jérémy Jacquet vai rumar ao Liverpool no próximo verão aa troco de 70 milhões de euros

Jéremy Jacquet tornou-se um dos defesas mais caros da história do futebol com a transferência de 70 milhões de euros do Rennes para o Liverpool.

PUB

Mais Artigos Populares

Álvaro Pacheco: «Para mim, o FC Porto é uma das equipas que melhor joga»

Álvaro Pacheco analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

Francesco Farioli: «O Rodrigo Mora poderia ter entrado, mas o Martim Fernandes saiu ao intervalo»

Francesco Farioli analisou o desfecho do Casa Pia x FC Porto. O duelo encerrou a 20.ª jornada da Primeira Liga.

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto perdeu com o Casa Pia em Rio Maior. William Gomes foi expulso e é baixa confirmada para o Clássico contra o Sporting.