O campeonato dos contos de fadas

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol Nacional

Depois de lermos um livro ou vermos um filme, é normal tirarmos lições para a nossa vida. Podem-nos colocar os pés no chão com chapadas de humildade ou motivar-nos a arriscar, a viver, a não termos medo de sermos felizes.

Essas lições também se podem extrair de finais de épocas desportivas ou de uma competição em particular. A Premier League deste ano é um bom exemplo, mas há outros, como o Euro 2004 ou a edição de 2000/2001 da 1.ª Liga Portuguesa, que consagrou o Boavista como campeão nacional.

A edição deste ano do campeonato português não conheceu um final dramático nem coroou um vencedor diferente do habitual, mas foi, na mesma, histórica e inspiradora. Não só por confirmar o regresso do Sporting à luta pelo título, não só pelo facto de o Benfica ter batido o recorde de pontos numa edição do campeonato, mas também pela qualificação europeia do Arouca e pela manutenção do Tondela.

É impossível ficar indiferente à história de uma equipa que há dez anos estava nos distritais de Aveiro e que foi, paulatinamente, conseguindo a sua afirmação no panorama médio-baixo português até conseguir a subida, em 2012/2013, ao escalão máximo principal. Depois de atingida a elite nacional, estabilizou-se nela e, apenas três anos mais tarde, consegue uma qualificação europeia que ninguém contesta. Não tanto pela espectacularidade do futebol praticado, mas pela eficiência dos processos incutidos por Lito Vidigal aos seus jogadores. O Arouca, agora, está entre a elite europeia, e isso só pode ser inspirador.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

A importância tática dos laterais no FC Porto de Francesco Farioli

A importância dos laterais nas dinâmicas ofensivas do FC Porto de Francesco Farioli e o impacto no sucesso da equipa.

Treinador do Club Brugge manifesta interesse por Andreas Schjelderup: «A Direção está a tratar do assunto. Sei que é um jogador muito bom»

Ivan Leko, treinador do Club Brugge, deixou claro o seu interesse por Andreas Schjelderup, referindo que apenas precisou de 10 minutos para perceber o seu talento.

Al Rayyan de Artur Jorge não vai além do empate a uma bola na visita ao Al Duhail

O Al Rayyan de Artur Jorge empatou a uma bola frente ao Al Duhail, esta sexta-feira, num encontro da 14.ª jornada da Liga do Catar.

Terem Moffi e a transferência para o FC Porto: «Envergar as cores deste clube significa muito para mim»

Terem Moffi prestou as primeiras declarações como reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice. O avançado referiu estar orgulhoso por assinar pelos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa internacional indica que Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid: eis a resposta dos merengues

Bruno Fernandes ofereceu-se ao Real Madrid, mas o emblema do Santiago Bernabéu rejeitou-se a realizar uma proposta.

Terem Moffi confirmado como reforço do FC Porto

Terem Moffi foi confirmado durante esta sexta-feira como o mais recente reforço do FC Porto, por empréstimo do Nice.

Já é conhecido o estádio onde vai ser realizado o Casa Pia x FC Porto

O encontro entre o Casa Pia e o FC Porto vai ser disputado no Estádio de Rio Maior, que reúne as condições necessárias.