Estudantes “chumbam” em casa e serranos isolam-se na liderança | Académica OAF 0-2 SC Covilhã

- Advertisement -

A Académica OAF perdeu com o SC Covilhã por 0-2 na oitava jornada da Série B da Liga 3. A “Briosa” controlou grande parte do encontro, principalmente até ao primeiro golo adversário (70’), mas nunca pareceu capaz de materializar todo o domínio com bola em golos.

Com este desfecho, e tendo em conta os resultados da restante jornada, a formação de Coimbra cai para o quinto lugar (12 pontos), enquanto os Leões da Serra continuam isolados na frente do campeonato (17 pontos).

Regressando ao jogo. Na primeira parte o sentido foi único: a baliza do Covilhã. A Académica foi sempre a formação mais esclarecida, instalando-se com bola no meio-campo serrano e onde procurou muitas vezes o um para um ofensivo nas alas e as diagonais nas costas da defesa adversária.

Montados num 4-3-3 os homens de Tiago Moutinho privilegiavam a saída a “três” com o médio defensivo (D’Avilla) a juntar-se aos centrais. Passada esta primeira fase era fácil perceber as instruções dos academistas: os três avançados bem esticados a fixar a linha defensiva do Covilhã, enquanto os dois interiores (Vasco Gomes e Teles) procuravam aproveitar o espaço deixado entre os defesas e o duplo “pivôt” serrano.

Foram 25 minutos asfixiantes e que obrigaram Alex Costa (treinador SC Covilhã) a alterar taticamente a formação, passando a defender em 5-4-1 (Traquina passou a defender como lateral e Zé Tiago como médio-ala). Decisão que se tornaria chave na vitória da sua equipa. Os Serranos, por sua vez, muitas vezes remetidos ao seu meio-campo tentavam ferir o adversário através de contra-ataques rápidos.

Na 2.ª parte é o Covilhã que entra melhor atirando uma bola ao poste logo aos 47 minutos. O intervalo parecia ter feito bem aos “Leões da Serra”, mas a verdade é que não tardou até aos homens da casa recuperarem o controlo do jogo. Até que, aos 70 minutos, e contra a corrente do jogo, o Covilhã chega à vantagem através de um cruzamento espetacular de trivela de Michel Camargos ao qual João Vasco, recém-entrado, respondeu da melhor forma de cabeça. 0-1. Cinco minutos depois e uma arrancada de, mais uma vez, João Vasco pela direita acabou a provocar a grande penalidade. Pedro Casagrande não desperdiçou e fez o 0-2 garantindo assim os três pontos num campo bastante difícil.

Respondendo à pergunta colocada pelo Bola na Rede na conferência de imprensa, Tiago Moutinho referiu: “Estamos tristes. Temos de trabalhar mais em saber como desmontar equipas que se fecham lá atrás.” Vê a resposta na íntegra:

No próximo encontro para a Liga 3 (paragem para Taça de Portugal antes) a Académica vai defrontar o Atlético CP. Por sua vez, o Covilhã, defrontará o Caldas SC.

Nota positiva para o grande ambiente sentido no Estádio Cidade de Coimbra onde estiveram quase sete mil espetadores, tanto afetos à Académica como ao Covilhã.

Renato Alexandre Soares
Renato Alexandre Soareshttp://www.bolanarede.pt
O Renato é natural de Aveiro mas atualmente reside em Lisboa. Está, neste momento, a tirar uma licenciatura em Ciências da Comunicação no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa. Tem no futebol a sua maior paixão, mas é um aficionado pelo mundo do desporto. Desde futebol até à Fórmula 1, passando pelo basquetebol e andebol, se for um desporto, tem lugar garantido na vida do aveirense.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira admite ter sido surpreendido pelo adversário e diz depois: «A partir dos 30 minutos só deu Palmeiras»

Abel Ferreira analisou o desfecho do Junior Barranquilla x Palmeiras. Equipa brasileira empatou 1-1 no arranque da Taça Libertadores.

Everton interessado em Jack Grealish mas não quer acionar o valor da cláusula de compra

O Everton quer manter Jack Grealish no plantel e tenta convencer o Manchester City a libertá-lo. O jogador está emprestado e tem uma cláusula de opção de compra de 50 milhões de euros.

Luís Castro assume derrota «merecida» do Grémio: «Acho que este jogo é o pior da época»

Luís Castro analisa desfecho do Torque x Grémio. Equipa brasileira perdeu fora de casa por 1-0 no arranque da Taça Sul-Americana.

Manuel Pellegrini analisa empate no Braga x Real Bétis: «Passaram para a frente com um golo que nunca tinha visto»

Manuel Pellegrini analisou o empate do Real Bétis no terreno do Braga por 1-1, na primeira mão dos quartos de final da Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Arranque da Libertadores: Flamengo de Leonardo Jardim vence e Palmeiras de Abel Ferreira empata

O Flamengo de Leonardo Jardim venceu o Cusco por 2-0 na Taça Libertadores. Já o Palmeiras de Abel Ferreira empatou 1-1 com o Junior Barranquilla.

Toluca vence LAFC com show de Paulinho na Champions League CONCACAF

O Toluca venceu o LAFC por 4-2 na primeira mão dos quartos de final da Champions League CONCACAF. Paulinho fez hat-trick.

Eis os onzes prováveis do FC Porto x Nottingham Forest para a Europa League

O FC Porto enfrenta esta noite o Nottingham Forest para os quartos de final da Europa League. Fica com os onzes prováveis.