Académica OAF 1-0 UD Oliveirense: Djoussé contra a apatia

- Advertisement -

Foi preciso suar muito… mas o objectivo foi cumprido. Ao derrotar a Oliveirense, a Académica conseguiu completar o ciclo de quatro jogos em casa com um pleno de vitórias, acrescentando, a este sequência, uma série de 5 triunfos consecutivos que dão uma nova vida à Briosa na luta pela subida.

A Oliveirense, moralizada após dois jogos sem perder, entrou destemida no Estádio Cidade de Coimbra e, beneficiando de alguma passividade do meio-campo dos estudantes, foi conseguindo gerar volume de jogo junto da baliza de Peçanha. Porém, as transições ofensivas dos visitados terminavam sempre num ou noutro erro de definição da jogada.

A Académica tentava responder, mas obtinha o mesmo resultado que o seu adversário em ermos de oportunidades criadas – zero – embora, neste particular, haja a revelar a boa organização ofensiva da equipa orientada por Pedro Miguel.

Perante este contexto, João Alves decidiu mexer na primeira parte, fazendo entrar Djoussé para o lugar de Guima, colocando a Académica num 4x4x2 mais declarado, com o camaronês a juntar-se a Hugo Almeida na frente de ataque. Os resultados práticos, porém, foram os mesmos, e o nulo (em golos e oportunidades) arrastou-se até ao intervalo.

Apoio do público conimbricense foi uma constante
Fonte: Bola na Rede

O segundo tempo manteve-se imaculado no que a lances perigosos diz respeito, mas houve uma tendência crescente de pressão academista (Djoussé foi encostado à esquerda, Júnior Sena atuou como apoio a Hugo Almeida e a equipa passou a construir de forma  mais consistente) sobre o reduto da Oliveirense e foi durante o pico deste período que os estudantes chegaram ao golo, à passagem da hora de jogo – após canto batido por Júnior Sena, Djoussé saltou mais alto que toda a gente e cabeceou de forma letal para o 1-0.

O golo mudou o jogo para melhor. Pedro Miguel ordenou que a sua Oliveirense alargasse a frente de ataque com a integração dos laterais e soltou o meio-campo. Expôs-se ao risco, é verdade, mas teve de o fazer em busca dos pontos. As oportunidades de maior perigo, contudo, pertenceram à Académica, com Hugo Almeida (de cabeça ao lado) e Júnior Sena (remate a rasar a barra) a cheirar o golo na conclusão de transições ofensivas bem gizadas pelos estudantes.

A Oliveirense estava mais permeável e não era capaz de definir tão bem no último terço. Mas isso mudou com as entradas de Bouldini e Diogo Valente, que assumiram um papel relevante na construção ofensiva. O segundo, por exemplo, esteve pertíssimo de colocar um amargo de boca a um público ao qual já deu muitas alegrias, num ataque trabalhado por Fati e Agdon. A bola saiu a rasar o poste direito da baliza de Peçanha, num lance que foi uma espécie de canto do cisne da Oliveirense.

Depois de ter travado Arouca e Penafiel nas jornadas anteriores, a Oliveirense vendeu cara a derrota frente a Académica e pode-se dizer que a turma de Oliveira de Azeméis sai de Coimbra com a consolação (se é que existe) de uma vitória moral.

Pedro Machado

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

ACADÉMICA OAF:  Peçanha, Traquina, Yuri, Zé Castro, Mike; Ricardo Dias, Guima (Djoussé 32’), Reko, Júnior Sena; Romário Baldé (Jean Filipe 77’) e Hugo Almeida (Saldanha 83’);

UD Oliveirense: Kadu, Diogo Sousa, Sérgio, Wellington, Ricardo Tavares (Diogo Valente 82’); Sérgio Ribeiro (Bouldini 74’), Filipe Gonçalves, Paraíba (Boukassi 63’), Diogo Clemente, Fati; Agdon.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Humilhações do governo, sonhos loucos, frustração e choro e orgulho incomparável: Pierre-Emerick Aubameyang, Antonio Rudiger, Juanfer Quintero e Edin Dzeko dizem adeus à seleção

Pierre-Emerick Aubameyang, Antonio Rudiger, Juanfer Quintero e Edin Dzeko retiraram-se das respetivas seleções. Anúncios nas últimas horas.

Sidney Lima a caminho do Partizan por empréstimo com opção de compra

Sidney Lima deixa o Santa Clara e está a caminho do Partizan por empréstimo, com opção de compra de 500 mil euros.

Besiktas libertou 2 vagas com saídas de português e ex-Braga e prepara quase 30 milhões de euros por reforços

O Besiktas quer reforçar o plantel com Léo Pereira e Ilaix Moriba. Turcos negoceiam dupla contratação.

Vasco Botelho da Costa projeta FC Porto x Moreirense: «É daqueles jogo em que sabemos que vamos estar muito tempo a defender»

Vasco Botelho da Costa marcou presença na sala de imprensa para fazer a antevisão ao FC Porto x Moreirense.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: futuro de Otávio perto de estar resolvido

Otávio vai deixar de ser jogador do Al Qadsiah. O internacional português está perto de ser reforço do Al Rayyan.

Para terem direito a minutos? Sporting inscreve 2 jovens de 16 anos na Primeira Liga

Diego Farinha e Victor Bastianele foram inscritos por parte do Sporting na Liga Portugal e podem ser usados por Rui Borges.

Bruno Fernandes começa temporada a amealhar prémios individuais e é eleito melhor jogador da 2.ª jornada da Premier League

Bruno Fernandes foi o grande destaque no Manchester United na vitória sobre o Ipswich Town. Médio foi eleito melhor jogador da 2.ª jornada da Premier League.