Um final de Segunda Liga empolgante e as derradeiras decisões do Campeonato de Portugal aí à porta

    CAMPEONATO DE PORTUGAL

    Os clubes que vão “substituir” os dois emblemas despromovidos ainda não estão decididos, mas as contas do Campeonato de Portugal estão ao rubro e prestes a fechar. A norte, três equipas ainda na luta. A sul, outras três formações com possibilidade de garantir a subida à Segunda Liga.

    Na fase de acesso relativa à zona norte, SC Braga B, Pevidém SC, CD Trofense e Anadia FC foram mais fortes nas séries A, B, C e D, respetivamente, juntando-se num grupo onde o vencedor final tanto pode marcar um regresso, como uma estreia na Segunda Liga.

    O SC Braga B foi a única equipa que entrou para a quinta e penúltima jornada a saber que já não teria possibilidades matemáticas de chegar à liderança do grupo. Os bracarenses (com apenas três pontos) estiveram grande parte do tempo a empatar a uma bola no terreno do Anadia FC, mas o conjunto da casa venceu por 3-1, somou o segundo triunfo consecutivo e leva agora sete pontos conquistados, reentrando na acesa luta pelo primeiro lugar da zona norte.

    No outro campo, o Pevidém SC podia ter fechado as contas do grupo se tivesse vencido na Trofa, no entanto, o CD Trofense repetiu o resultado da primeira ronda e voltou a triunfar por 2-0, saltando para a liderança do grupo. A equipa de Guimarães – que vinha de duas vitórias forasteiras – mantém-se com nove pontos, enquanto que a formação da Trofa é agora líder, com dez.

    Na derradeira jornada, o Pevidém recebe o Anadia, num encontro entre duas equipas a necessitar exclusivamente de ganhar, apesar de dependerem ainda do que o Trofense vai fazer no reduto do SC Braga B.

    Pela tabela da zona sul, UD Leiria, SCU Torreense, CF Estrela e Vitória FC venceram as respetivas séries e juntaram-se num grupo com nomes históricos do futebol português que tentavam o regresso a palcos maiores.

    Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

    Curiosamente, a equipa que liderou a sua série de forma destacada foi a primeira a ficar impossibilitada de chegar à liderança. A UD Leiria voltou a cair na altura das grandes decisões ao ser derrotado no Bonfim por 2-1, somando apenas quatro ponto ao fim de cinco jornadas. O Vitória FC vingou a derrota em Leiria há três semanas (também por 2-1), voltou a vencer nos descontos pela segunda vez consecutiva e reaproximou-se da liderança, agora com oito pontos.

    Tal cenário só foi possibilitado pelo empate entre os líderes CF Estrela e SCU Torreense (agora com nove pontos), que não foram além do nulo no marcador, adiando todas as decisões para a derradeira jornada. Isto tudo numa quinta jornada em que, mediante vários cenários, qualquer um dos dois líderes podia ter garantido a subida mais cedo.

    Na última jornada, o conjunto de Torres Vedras recebe os sadinos, com ambas as equipas a precisar de ganhar e a depender do resultado da formação da Amadora na deslocação até Leiria. Em caso de empate, ao Estrela bastará também uma igualdade para garantir o primeiro lugar e, consequentemente, a subida, com os restantes três conjuntos a rumarem à Liga 3.

    O que esperar do próximo fim de semana de grandes decisões no que toca às equipas que sobem ao segundo escalão do futebol português? O veredito está aí à porta…

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Miguel Simões
    Miguel Simõeshttp://www.bolanarede.pt
    Já com uma licenciatura em Comunicação Social na bagagem, o Miguel é aluno do mestrado em Jornalismo e Comunicação, na Universidade de Coimbra. Apaixonado por futebol desde tenra idade, procura conciliar o melhor dos dois mundos: a escrita e o desporto.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.