Académica OAF 3-0 CD Cova da Piedade: Para ti, Bernas

- Advertisement -

Já se sabia que este não seria um jogo fácil para a Académica. Uma baixa de peso marcava-o. Não era uma baixa no onze inicial, nem no plantel, ou no staff técnico. Era uma baixa nas bancadas, onde já não estava Bernas, um dos que mais apoiava a Briosa e que, aos 20 anos, viu serem-lhe retirados, num acidente de carro, sonhos, ambições e desejos. Um deles seria, certamente, a vitória da sua Briosa frente ao Cova da Piedade, que se concretizou.

A Académica, à semelhança do que tem conseguido fazer nas últimas semanas, conseguiu impor-se no terreno de jogo e empurrou o adversário para o seu terço defensivo. Mesmo privada de uma baixa nas bancadas (atenuada com muita alma da Mancha Negra, refira-se) e de outra no campo (a lesão de Brendon obrigou João Alves a utilizar Traquina como lateral-direito), a Briosa ditou as leis no primeiro tempo.

Ricardo Dias era a base sólida de um meio-campo que, a espaços, conseguia abrir espaço para a velocidade de Romário Baldé e Júnior Sena, os mais desequilibradores. Foi o último, inclusive, que assistiu o golo inaugural, conseguido aos 22 minutos – canto batido ao segundo poste, onde apareceu Hugo Almeida a finalizar… à ponta de lança.

O golo teve o condão de sossegar o jogo. A Académica tratou de impor um ritmo mais lento e o Cova da Piedade não conseguiu reagir até ao intervalo.

O Cidade de Coimbra exultou com nova vitória
Fonte: Bola na Rede

O regresso dos balneários não trouxe nada de novo. O Cova da Piedade, reforçado no ataque pela entrada de Ronaldo Tavares, falhava na conexão meio-campo – ataque e a Académica, segura no seu meio-campo, explorava os espaços que o adversário deixava nas costas. Foi desta forma que, numa primeira instância, Hugo Almeida esteve perto de bisar e que, depois, Júnior Sena ampliou a vantagem. 55 minutos de jogo, 2-0 para a Briosa.

O segundo golo dos estudantes teve outra vez efeitos no jogo, mas desta vez favoráveis ao seu adversário, que passou a abordar os lances com maior agressividade, aproximando-se assim com critério da baliza adversária. Miguel Rosa esteve em destaque e ficou perto do golo em duas ocasiões. Valeu à Académica um corte de Zé Castro sobre a linha de golo e, mais tarde, uma grande defesa de Peçanha, em resposta a um livre direto do ex-SL Benfica.

A reação do Cova, porém, foi sol de pouca dura e a superioridade tática dos estudantes materializou-se… em mais um golo. Júnior Sena (outra vez) descobriu Romário Baldé solto na direita, e este, isolado, não desperdiçou. Na sequência do lance, Rafael Amorim foi expulso e, aos 70 minutos, o jogo… terminou. A Académica controlou os instantes finais a seu bel-prazer, e só Miguel Rosa (outra vez) conseguiu causar alguma intranquilidade.

O jogo foi caminhando para o seu final, com números pesados, mas tão justos quanto naturais. Bernas terá sorrido.

Onzes iniciais

ACADÉMICA OAF:  Peçanha, Traquina, Yuri, Zé Castro, Mike; Ricardo Dias, Guima (Ki 78’), Reko, Júnior Sena; Romário Baldé (Marinho 82’) e Hugo Almeida (Djoussé 74’).

CD COVA DA PIEDADE: Moreira, Coronas (Rodrigo 27’), Amorim, Mané, Evaldo; Chen (Maria 82’), Cele, Pereirinha (Ronaldo Tavares 45’), Ballack, Miguel Rosa; Firmino.

Pedro Machado
Pedro Machado
Enquanto a França se sagrava campeã do mundo de futebol em casa, o pequeno Pedro já devorava as letras dos jornais desportivos nacionais, começando a nascer dentro dele duas paixões, o futebol e a escrita, que ainda não cessaram de crescer.                                                                                                                                                 O Pedro não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting fecha contratação: «É uma questão de tempo»

Souleymane Faye está muito perto de ser reforço do Sporting. O extremo chega em definitivo proveniente do Granada.

FC Porto prepara-se para apresentar queixa contra jogador do Benfica

O FC Porto prepara-se para avançar com uma queixa ao Conselhode Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol contra Gonçalo Oliveira.

Shabab Al Ahli de Paulo Sousa continua em grande na Liga dos Emirados Árabes Unidos

O Shabab Al Ahli recebeu e venceu o Ajman por três bolas a uma, em jogo da 10.ª jornada da Liga dos Emirados Árabes Unidos.

José Mourinho associado ao Real Madrid: «É a ideia final de Florentino Pérez»

José Mourinho está a ser novamente associado ao Real Madrid. O treinador português representa atualmente o Benfica.

PUB

Mais Artigos Populares

A última vez que uma equipa abaixo da Primeira Liga chegou à final da Taça de Portugal

O Chaves foi a última equipa fora da Primeira Liga a chegar à final da Segunda Liga. Em 2025/26 perderá essa marca.

Eis o sorteio das meias-finais da Taça de Portugal

Realizou-se durante a tarde desta quinta-feira na Cidade do Futebol o sorteio das meias finais da Taça de Portugal.

Sorteio das meias-finais da Taça de Portugal EM DIRETO

Realiza-se durante a tarde desta quinta-feira o sorteio das meias finais da Taça de Portugal. Acompanha o evento em direto.