📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Gil Vicente FC 1-2 FC Famalicão: Maior maturidade valeu reviravolta em tarde de bom futebol

- Advertisement -

Cabeçalho Futebol NacionalConfronto para a Segunda Liga entre duas equipas da parte superior da tabela, um Gil Vicente muito jovem e com jogadores em desenvolvimento a quererem afirmar-se e um Famalicão mais variado, com alguns jovens a despontar, mas também um grupo no geral mais experiente.

O jogo começou com os da casa por cima e as primeiras jogadas de perigo, mas tanto um cruzamento aos 11’ como um livre perigoso aos 17’ não encontrarem a melhor resposta e acabaram por não perturbar o guarda-redes do Famalicão.

Os visitantes responderam aos 20’, após uma recuperação de Feliz quando o Gil tentava sair em contra-ataque, tendo Mendes atirado à figura. Três minutos volvidos, foi a vez de Rui Costa criar perigo quando foi mais rápido que os centrais gilistas após lançamento longo do seu guardião, e perante a saída rápida de Rui Sacramento tocou a bola com esta a passar a centímetros do poste.

Por esta altura, começava a notar-se o apoio dos adeptos famalicenses, presentes em grande número em Barcelos, que iam puxando pelos seus e dominando a luta sonora da partida.

Entretanto, uma interrupção para assistência a Rui Sacramento que num canto aparentemente inofensivo acabou estendido no chão e a precisar de cuidados durante alguns minutos. O Famalicão continuava por cima, mas, aos 40’, dá-se alguma confusão na área famalicense com um jogador gilista a cair e o arbitro a apontar para a marca da grande penalidade. A confusão maior veio depois, com vários jogadores a trocarem palavras e um homem da casa a cair no chão e a queixar-se de uma eventual agressão, mas o árbitro conseguiu aclamar os ânimos e apenas um dos homens visitantes seria admoestado. Na conversão do castigo máximo, James Igbekeme faria o golo inaugural da partida.

Pouco depois, disputa por um lançamento de linha lateral dado a favor dos barcelenses e ouviram-se os gritos de “gamanço!” dos adeptos visitantes. Mesmo a acabar o primeiro tempo, erro da defesa gilista, cruzamento perigoso que ninguém conseguiu desviar e na sobra Feliz a chutar para uma boa defesa de Rui Sacramento.

Rui Costa e Willian decidiram o jogo para os famalicenses Fonte: FC Famalicão
Rui Costa e Willian decidiram o jogo para os famalicenses
Fonte: FC Famalicão

A segunda parte começou com um Famalicão determinado em mudar o rumo de jogo e aos 54’ quase obtinha um brinde quando um dos centrais da casa quase colocava a bola dentro da própria baliza com um corte desastrado. No entanto, o golo não tardaria e aos 55’, Willian fintou vários adversários e já dentro de área deixou para Rui Pedro, de carrinho, encostar para o empate.

Motivados, os visitantes continuarem a pressionar o adversário e aos 66’, um cruzamento encontrou Willian para permitir uma boa defesa ao guardião da casa, mas na recarga Rui Pedro não perdoou e fez o golo para confirmar a cambalhota no resultado.

A partir daí, o Famalicão foi gerindo o resultado e até se aproximou da baliza gilista, mas o guardião resolvia bem. Por outro lado, os da casa ainda tentaram ripostar no último quarto de hora, mas quase sempre sem perigo. A exceção veio já em cima dos 90’, na melhor ocasião da partida para o Gil Vicente e uma excelente defesa do guardião visitante a salvar os três pontos. Pelo meio, ainda houve tempo para queixas de novo eventual penalti, mas o árbitro mandou seguir.

O resultado final premeia quem melhor futebol apresentou num jogo agradável de ver para quem se deslocou ao Estádio Municipal de Barcelos. O Gil Vicente foi mostrando bons detalhes a espaços, mas fica a ideia de que precisa de melhorar a ligação entre o meio-campo e o ataque. Já o Famalicão mostrou grande maturidade e começa a encadear uma serie de bons resultados que o vê aproximar-se da luta pela subida.

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela já reagiu ao jogo de loucos com o Nacional: «Desfecho tão imprevisível como complicada de traduzir em palavras»

O Tondela perdeu fora de casa com o Nacional por 3-1 para a Primeira Liga. Beirões já reagiram ao jogo de loucos.

Atenção, Ruben Amorim: Irmão de Kobbie Mainoo deixa recado em Old Trafford

Jordan, irmão de Kobbie Mainoo, deixou mensagem clara em Old Trafford. Médio do Manchester United tem sido tema de debate.

Dragão sobre estrelas | FC Porto 3-1 Estrela da Amadora

Numa noite chuvosa no Estádio do Dragão, o FC Porto venceu o Estrela da Amadora por 3-1, com dois golos de Samu e um de Francisco Moura

FC Porto x Famalicão em canal aberto: onde ver o jogo dos oitavos de final da Taça de Portugal?

O FC Porto recebe o Famalicão nos oitavos de final da Taça de Portugal. Jogo tem transmissão televisiva em canal aberto.

PUB

Mais Artigos Populares

Vasco Sousa e a lesão grave sofrida no Moreirense x Benfica: «Vou mostrar, mais uma vez, que estou nesta vida para vencer»

Vasco Sousa voltou a fraturar o perónio direito. Médio, emprestado pelo FC Porto ao Moreirense, deixou mensagem nas redes sociais.

Sporting prepara novo ataque por Yeremay Hernández em janeiro e tem trunfo na manga

O Sporting prepara a abordagem ao mercado de janeiro e tem a contratação de Yeremay Hernández como uma das prioridades. Extremo mais recetivo a saída.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede: «As equipas adversárias têm adotado uma postura muito conservadora contra nós»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto frente ao Estrela da Amadora. O técnico respondeu à pergunta do Bola na Rede em conferência de imprensa.