Publicidade

Gil Vicente FC 4-0 SL Benfica B: Galos deram um passeio matinal

Ricardo Anselmo · 4 min

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

Cabeçalho Futebol NacionalVitória tranquila do Gil Vicente, perante um Benfica B completamente inoperante em termos ofensivos e desastroso defensivamente. Com golos de Jonathan, Reko e um bis de James, os gilistas ultrapassaram as jovens águias na tabela classificativa, ocupando, ainda que provisoriamente, a sexta posição.

Cedo se percebeu que este seria um jogo de sentido único, o da baliza do guardião russo que defendia a baliza da equipa B encarnada. E foi precisamente num erro deste que o Gil se adiantou no marcador, logo aos seis minutos. Numa tentativa falhada de afastar a bola para bem longe da sua grande área, Zlobin colocou-a nos pés de Reko que rapidamente isolou Jonathan, cabendo ao jovem ponta de loança hondurenho a simples tarefa de desviar a bola do guarda redes e inaugurar o marcador, bem cedo na partida. Abaladas, as águias não se encontravam e, na sequência de um pontapé de canto, Luiz Eduardo ameaçou o segundo com um bom golpe de cabeça ao segundo poste. Era apenas um aviso, pois o lance não terminaria sem que Fall, junto à linha, cruzou a meia altura para uma finalização de classe do nigeriano James Igbekeme.

Para terminar uma vintena de minutos a alta rotação dos gilistas, eis que Reko saltou mais alto que os dois centrais encarnados e respondeu da melhor maneira a um canto de Jonathan, batendo um desamparado Zlobin.

Fonte: Gil Vicente FC
Fonte: Gil Vicente FC

Do lado da formação liderada por Hélder Cristóvão, os efeitos nefastos dos três socos no estômago aplicados pela armada de Casquilha iam sendo disfarçados pelas incursões de Willock, claramente um nível acima dos demais companheiros.

O segundo tempo trouxe uma quebra natural do ritmo e da intensidade do jogo, sempre com o controlo do lado dos gilistas, que foram assistindo às tentativas tímidas da formação encarnada de reduzir distâncias. As entradas de Anal Júnior e de João Félix trouxeram algumas melhorias à equipa visitante, contudo, seria novamente o Gil Vicente a marcar e a colocar um ponto final no resultado. Um cruzamento de Camara do lado direito do ataque gilista é mal intercetado por Zlobin e ao segundo poste James só teve de encostar e fazer o bis.

 

Como jogou o Gil Vicente FC:

Titulares – Rui Sacramento, Ricarinho, Tormena, Luiz Eduardo e Henrique; Reko, Miguel Abreu, James e Camara; Fall e Jonathan.

Substituições – André Fontes por Reko aos 72’; Tiger por Fall aos 78’; João Pedro por Jonathan aos 83’.

Suplentes não utilizados – Júlio Neiva, Gonçalo Duarte. Valdeir e Rui Faria.

Golos – Jonathan aos 6’; James aos 14’; Reko aos 20’; James aos 73’

Cartões – Amarelo e vermelho a Luiz Eduardo

Como jogou o SL Benfica B:

Titulares – Zlobin, Pedro Pereira, Kalaica, Ferro e M. Leal; Willock, Chrien, Gelson e F. Luis; Heri e Zé Gomes.

Substituições – João Félix por Chrien aos 56’; Alan Junior por Heri aos 70’; Zé Gomes por Jota aos 76’.

Suplentes não utilizados – Fábio, P. Amaral, Cele e Lystcov

Golos –

Cartões – Amarelo a Pedro Pereira, Ferro e João Félix

A FIGURA:

Fonte: Gil Vicente FC
Fonte: Gil Vicente FC

James – O extremo nigeriano culminou uma boa exibição com dois golos que ajudaram a engordar o resultado. Partilha o destaque com toda a equipa, em especial com Jonathan e Reko.

 O FORA DE JOGO:

Fonte: Jogadores.pt
Fonte: Jogadores.pt

Pedro Pereira – Sem espaço nas opções de Rui Vitória, o lateral agora despromovido à equipa B parece atravessar uma crise de confiança e não aproveitou esta oportunidade da melhor maneira. A falta de ritmo pode ajudar a perceber parte do problema.

CONFERÊNCIA BnR:

 

Gil Vicente FC

BnR: Terá sido esta a melhor exibição do Gil Vicente até ao momento?

Jorge Casquilha – Melhor era impossível, correu tudo bem porque a equipa trabalhou imenso, teve um comportamento fantástico em todos os capítulos do jogo, forte fisicamente… Quando se trabalha assim, estamos mais perto de vencer. Conseguimos fazer golos cedo e a partir daí fizemos uma exibição fantástica. Quem nos acompanha sabe que temos jogado sempre num bloco alto, tanto em casa como fora. A diferença de hoje para outros jogos é que fizemos golos e noutros jogos não conseguimos fazer.

 

SL Benfica B

BnR: Encontra alguma razão para a quantidade de erros cometidos pela equipa, sobretudo no primeiro tempo?

Hélder Cristóvão – Não encontro sinceramente, algo nervosos e displicentes. Queríamos e tínhamos preparado a equipa para sair numa construção mais baixa. Faltou serenidade e critério para passar a primeira linha. Mas isto é um processo contínuo de formação e ninguém vai morrer com esta derrota. É importante que os jogadores cresçam nestes contextos. Seria fácil para mim fazer três substituições aos 20 minutos, mas não. Dei-lhes ferramentas para trabalharem para o futuro. Temos de dar os parabéns ao Gil, merece inteiramente a vitória.

Foto de Capa: Bola na Rede

 

 

 

Ricardo Anselmo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.