11 ideal do dérbi | SL Benfica x Sporting CP

    A jornada 11 da Primeira Liga está a aproximar-se e vai presentear-nos com um dérbi lisboeta entre SL Benfica e Sporting CP, no domingo (12/11), pelas 20:30h.

    Será um jogo muito importante para ambas as equipas: em caso de vitória do SL Benfica, as águias igualam o seu eterno rival na liderança da competição; em caso de vitória do Sporting CP, os leões ficam cada vez mais isolados, com uma diferença de seis pontos para o segundo classificado.

    Agora fica aqui um exercício sempre complicado de fazer, que é eleger o 11 ideal deste dérbi. Refiro que a tática utilizada será o 3x4x3, visto que é utilizada por ambas as equipas. Os jogadores lesionados ou que se encontram a recuperar de lesões não entram nesta equação.

    Guarda-redes

    Anatoliy Trubin Mehdi Taremi António Silva Benfica FC Porto
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Trubin – O guarda-redes ucraniano, reforço de verão, tem demonstrado ser uma excelente aposta. Seja entre os postes, seja com bola, seja a sair a cruzamentos, tem demonstrado muita segurança e concentração. O facto de apenas ter sofrido dois golos em cinco penáltis diz muito da sua capacidade de concentração e aptidão para este tipo de lances.

    O potencial de Trubin é enorme e será certamente um elemento muito importante para o SL Benfica neste dérbi.

    Ala direito

    Fredrik Aursnes a jogar pelo Benfica
    Fonte: Luís Batista Ferreira/Bola na Rede

    Aursnes – O internacional norueguês tem sido um verdadeiro tapa buracos do SL Benfica. Já jogou a lateral direito, lateral esquerdo, médio centro, extremo esquerdo, extremo direito e a segundo avançado. Qualquer problema que Roger Schmidt tenha Aursnes é quase sempre a primeira escolha.

    Esta temporada ainda não apresentou o nível da temporada passada, muito devido a este carrossel de posições a que é sujeito. No entanto, cumpre sempre os mínimos ofensiva e defensivamente, tem uma capacidade de trabalho muito grande, o que pode ajudar a defesa do campeão nacional.

    Central da direita

    António Silva
    Fonte: Luís Batista Ferreira / Bola na Rede

    António Silva – O central de 20 anos foi uma das grandes surpresas da temporada passada. Apareceu e rapidamente se impôs no 11 titular do SL Benfica e nas convocatórias da Seleção Nacional. Forte no 1×1 defensivo, nos duelos aéreos e na saída com bola, o jogador natural de Viseu tem sido um dos melhores e mais constantes jogadores nesta época das águias. Agora jogando com três centrais, tem mais liberdade na saída de bola, o que pode beneficiar o jogo da equipa de Roger Schmidt.

    Demonstra uma maturidade muito grande, tendo em conta a sua tenra idade. Melhorando alguns aspetos da sua abordagem a certos lances, António tem tudo para ser um jogador de topo durante largos anos. Sem dúvida que é dos jogadores mais importantes do SL Benfica para este dérbi. 

    Central do meio

    SL Benfica 1-0 Estoril-Praia SAD Otamendi António Silva
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Otamendi – É sem dúvida o patrão da defesa encarnada. Não só da defesa como da equipa. Lidera a equipa em todos os aspetos. Um jogador com a experiência e com o palmarés de Otamendi é sempre bem-vindo a qualquer equipa. E é um facto que aos 35 anos continua numa forma invejável, jogando de três em três dias, sendo totalista.

    É um dos pilares da equipa encarnada e será muito importante na tentativa de parar Gyokeres no domingo.

    Central da esquerda

    Gonçalo Inácio tem brilhado com a camisola do Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Gonçalo Inácio – É um dos “meninos” que subiram à equipa principal por mão de Rúben Amorim, na época em que foram campeões. Depois de Nuno Mendes, Matheus Nunes ou Ugarte, perspetiva-se e já se fala numa possível venda para um tubarão europeu. E não é para menos: o central leonino demonstra uma excelente leitura de jogo, tendo no passe a sua grande virtude.

    É dotado tecnicamente e sendo esquerdino dá uma qualidade extra, visto que não é muito usual. O seu trabalho também já foi reconhecido por Roberto Martinez, fazendo já parte das recentes convocatórias da Seleção Nacional. Rúben Amorim testou-o recentemente (e na pré-época) a médio centro, podendo ser uma surpresa neste dérbi.

    De qualquer das formas, Gonçalo Inácio será muito importante para desmontar o bloco defensivo do SL Benfica, para além de estar atento ao trio atacante dos encarnados.

    Ala esquerdo

    Nuno Santos a jogar pelo Sporting
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    Nuno Santos – Formado no SL Benfica, tem sido dos mais consistentes neste sistema de Rúben Amorim. Forte no 1vs1 ofensivo, rápido e com cruzamentos invejáveis, o jogador português pode aproveitar essas características no dérbi de domingo. As laterais do SL Benfica têm estado fragilizadas e o Sporting CP deve aproveitar os pontos fortes de Nuno Santos através da profundidade e da largura que oferece.

    É um jogador que tem estado às portas de Seleção Nacional, por isso convém estar atento ao jogo de Nuno Santos.

    Médio centro

    Morten Hjulmand Sporting CP
    Fonte: Ana Beles / Bola na Rede

    Hjulmand – O médio dinamarquês já se impôs como uma das melhores contratações desta temporada na Liga. Proveniente do US Lecce por 18 milhões de euros, Hjulmand trouxe o que faltava ao Sporting CP desde a saída de Ugarte: consistência defensiva. O número 42 dos leões tem uma ocupação de espaços muito grande, para além da sua agressividade.

    Mas não é só no capítulo defensivo que se destaca. Ofensivamente também dá muito à equipa leonina. Consegue, através de passes verticais, romper linhas dos blocos defensivos dos adversários. Tendo em conta a sua posição, não deixa de ser algo arriscado, mas que traz muitos benefícios à sua equipa.

    É certo que terá muito trabalho neste dérbi, mas Hjulmand certamente estará preparado para esse desafio.

    Médio centro

    João Neves a jogar pelo Benfica contra a Real Sociedad
    Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

    João Neves – Tal como António Silva, foi umas das surpresas da temporada passada nos encarnados. Apareceu e pegou de estaca no meio-campo. João Neves é provavelmente dos médios mais equilibrados na Primeira Liga. Tanto defende com qualidade, como consegue providenciar jogo ofensivo fluido e de grande qualidade. Essas valências já lhe valeram a primeira convocatória para a Seleção Nacional.

    Esta temporada já arrecadou vários prémios de melhor de jogo e certamente será um candidato forte para ser distinguido novamente neste domingo.

    Extremo direito

    Angel Di Maria Benfica FC Porto
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Di María – Este é um nome que dispensa apresentações. Já ganhou tudo o que havia para ganhar, tendo passado por grandes clubes da Europa e do Mundo. Mais recentemente, tal como Otamendi, foram coroados Campeões do Mundo de Seleções, no Catar.

    Desde a sua vinda para o SL Benfica no início da temporada, já disputou um total de 13 jogos, somando sete golos e duas assistências. Um dos golos ajudou na conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, frente ao FC Porto. Di María é daqueles jogadores que não precisam de estar ligados ao jogo durante os 90 minutos, mas que a qualquer altura “saca um coelho da cartola” e resolve o jogo.

    Sabendo da sua influência em jogos grandes, “Angelito” é sempre um nome a ter em conta neste dérbi.

    Extremo esquerdo

    Rafa Robin Le Normand SL Benfica Real Sociedad
    Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

    Rafa Silva – O avançado português é um dos imprescindíveis de Roger Schmidt. Seja como segundo avançado ou extremo, o técnico alemão não prescinde de Rafa. E escusado será pensar porquê. Na temporada passada, Rafa marcou presença em 47 jogos, totalizando 14 golos e 14 assistências para golo.

    Esta temporada, embora não esteja ao nível da anterior, já marcou presença em 17 encontros, totalizando cinco golos e cinco assistências. Como se percebe, é um jogador que beneficia das ideias de Roger Schmidt, tendo em conta a sua velocidade e imprevisibilidade no jogo. No entanto, a tomada de decisão de Rafa nem sempre é a melhor. Certamente que a defesa leonina estará atenta ao internacional português. 

    Ponta de Lança

    Viktor Gyokeres Sporting Farense
    Fonte: Ana Beles/Bola na Rede

    Gyokeres – É, até agora, o melhor reforço desta temporada em Portugal. O avançado sueco, ex-Coventry City FC, tem demonstrado as suas qualidades, dando “match” com o estilo de jogo implementado por Rúben Amorim. Gyokeres contabiliza 13 jogos realizados, com um total de 11 golos marcados e quatro assistências para golo.

    Muito forte no ataque à profundidade e na finalização, a defesa benfiquista vai ter muito trabalho pela frente. Ao mínimo espaço, o sueco consegue criar uma oportunidade de golo. No aspeto defensivo, é um jogador que trabalha muito e condiciona muito (e bem) a saída de jogo do adversário.

    Será um dos jogadores mais importantes no jogo do Sporting CP.

    Para melhor espelhar este 11, deixo uma ideia visual do que seria esta equipa composta por jogadores do SL Benfica e do Sporting CP.

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares