30 milhões de adeptos Sportinguistas

- Advertisement -

sporting cabeçalho generíco

Mas que grande trabalho desta direcção. É uma alavancagem brutal. Neste momento, se fizerem um estudo, tipo aquele dos 14 milhões, vai chegar-se à conclusão de que o Sporting CP é o clube desportivo mais mencionado nos blocos noticiosos e no mundo facebookiano/blogueiro.

Esta onda tem vindo a crescer desde que a direcção em funções foi eleita. E devo dizer que, quando começou esta campanha, não lhe augurava tamanho sucesso.

O Sporting passou de uma nota de rodapé a um título de manchete diário. Todos os dias sai uma enxurrada de notícias afectas ao nosso clube, o que catapulta o nosso símbolo para um dos mais mediáticos do mundo.

Dir-me-ão vocês: “Ah, mas de onde tiraste essa conclusão? Há algum estudo?”. Eu responderei, de uma forma vaga, que retirei de um site com créditos firmados na área de estudos deste tipo.

Depois disto, só preciso do apoio de toda a máquina noticiosa e de “Opinion Makers” implementada para tornar esse mesmo estudo credível.

E convenhamos que só precisam de fazer uma pesquisa pela palavra (mais bonita, diga-se de passagem) “Sporting” e terão notícias e opiniões com que se entreter para umas belas horas. Isto só demonstra o poder que tem esta marca actualmente.

Um criança moçambicana, de Nampula, em Junho de 2011 Fonte: Foto de Vítor Miguel Gonçalves
Um criança moçambicana, de Nampula, em Junho de 2011
Fonte: Vítor Miguel Gonçalves

Reparem se tudo o que estou a dizer não tem fundamento. Todos (ou quase) os blogs afectos ao Sporting falam do… Sporting, isso mesmo. Todos os blogs afectos aos clubes rivais falam do… Sporting (tinha rasteira, não era esta que esperavam de certeza). Os próprios responsáveis de comunicação de clubes rivais lançam notícias para a comunicação social sobre… nem mais, Sporting.

Com toda esta procura pela nossa marca, entende-se que todos (quase) os blocos informativos tenham notícias sobre esse enorme emblema. Como se costuma dizer, os rios correm para os mares, entende-se por isso o “fetiche”.

Agora vamos a contas. Está visto que toda essa gente fala do Sporting. Atendendo a alguns estudos quantitativos (qualitativos são para outros) efectuados a rivais, chegaram-se aos famosos 14 milhões. Se a esses juntarmos os nossos milhões e os dos rivais que não foram tidos em conta nesse estudo, poderemos facilmente apontar para os 30 milhões de Sportinguistas. Parece-me razoável, não?

Quanto ao facto de sermos uma das marcas de que mais se fala mundialmente, remeto-vos também para o tal estudo dos 14, que refere que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo.

Assim sendo, teremos, pelo menos, os tais 30 milhões de adeptos, uma vez que se tem de considerar adepto alguém que fala constantemente de algo ou alguém.

Acho que fica difícil rebater este meu estudo e as conclusões a que chego.

Crianças em Bali, Indonésia Fonte: Sporting CP
Crianças em Bali, Indonésia
Fonte: Sporting CP

Podem vir dizer que é só um texto parvo, o que pode até ser verdade. Mas há tanta gente no futebol português, com muito mais responsabilidade do que eu, a dizer parvoíces que passam por verdades absolutas, que mais um não incomodará ninguém (acrescento que eu não tenho responsabilidade nenhuma, para o caso de me acharem alguém importante, como os que disseram aqui que a direcção do meu clube me encomenda artigos – como fiquei lisonjeado).

Não espero que levem a sério este texto, como espero também que não levem a sério todas as barbaridades, vindas de mentes doentias e obcecadas, que se sentem ameaçadas nas suas cadeiras de poder comunicacional, conseguidas a pulso através de vários anos de pagamentos de favores e cunhas enfiadas nas mais diversas entidades noticiosas.

Ah, mas eu também sou obcecado? Posso ser, mas unicamente pelo único clube que desejo ver vencer em qualquer campo. E não me ouvirão falar de nenhum outro nome a não ser para identificar quem surge com ataques mesquinhos e cobardes, com o simples intuito de esconder os seus erros e os erros de outras entidades para seu benefício.

Chego mesmo a pensar que, em algumas casas de vizinhos da nossa rua, se criou uma divisão especial dedicada a recortes de notícias, pins, mascotes associados ao Sporting Clube de Portugal.

Sugiro que aceitem os vossos defeitos e erros, tentem corrigi-los, discutam as medidas a tomar para melhorar, mas façam-no dentro das vossas paredes e deixem os vossos vizinhos fora disso.

Se não quiserem adoptar essas medidas de boa vizinhança, depois não se venham queixar que o vizinho fez queixa do vosso barulho ou fez barulho de volta.

Foto de Capa: Sporting CP

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Suárez fecha a equipa: eis o melhor 11 do ano na Primeira Liga

Luis Suárez também foi escolhido para o melhor 11 do ano da Primeira Liga. Avançado do Sporting fecha as escolhas.

Luís Figo fala de José Mourinho no Real Madrid e sobre as suas expectativas para o Mundial 2026: «Portugal é uma das melhores seleções...

Luís Figo deu uma entrevista à TNT Sports Brasil. O português falou sobre as expectativas para o Mundial, Cristiano Ronaldo e José Mourinho no Real Madrid.

Zeno Debast acelera na recuperação e expectativa é que ainda possa ir a jogo na fase de grupos do Mundial 2026

Zeno Debast está a trabalhar na recuperação de uma lesão na Bélgica. Defesa convocado para o Mundial 2026.

Fotis Ioannidis fala sobre colega do Sporting: «O Vagiannidis, porque é o ChatGPT»

Fotis Ioannidis deu uma entrevista onde falou sobre alguns companheiros de equipa. Vaggianidis visado de forma satírica.

PUB

Mais Artigos Populares

Paulo Fonseca elogia os quatro portugueses no plantel do PSG e atira: «Nuno Mendes é o melhor lateral esquerdo do mundo»

Paulo Fonseca elogiou a qualidade dos quatro jogadores portugueses do plantel do PSG. O técnico destacou as suas qualidades individuais.

Kai Havertz marca em nova final da Champions League e mete Arsenal a vencer PSG

Kai Havertz repetiu o que fez em 2021 e marcou numa final da Champions League. PSG e Arsenal defrontam-se na final da Champions League.

Selecionador da Noruega revela conversa com Andreas Schjelderup: «Em janeiro falámos sobre ele ter de mudar de clube»

Andreas Schjelderup foi destaque do Benfica, mas podia ter saído em janeiro. Neste mês, Stale Solbakken falou com o extremo sobre isso.