30 milhões de adeptos Sportinguistas

    sporting cabeçalho generíco

    Mas que grande trabalho desta direcção. É uma alavancagem brutal. Neste momento, se fizerem um estudo, tipo aquele dos 14 milhões, vai chegar-se à conclusão de que o Sporting CP é o clube desportivo mais mencionado nos blocos noticiosos e no mundo facebookiano/blogueiro.

    Esta onda tem vindo a crescer desde que a direcção em funções foi eleita. E devo dizer que, quando começou esta campanha, não lhe augurava tamanho sucesso.

    O Sporting passou de uma nota de rodapé a um título de manchete diário. Todos os dias sai uma enxurrada de notícias afectas ao nosso clube, o que catapulta o nosso símbolo para um dos mais mediáticos do mundo.

    Dir-me-ão vocês: “Ah, mas de onde tiraste essa conclusão? Há algum estudo?”. Eu responderei, de uma forma vaga, que retirei de um site com créditos firmados na área de estudos deste tipo.

    Depois disto, só preciso do apoio de toda a máquina noticiosa e de “Opinion Makers” implementada para tornar esse mesmo estudo credível.

    E convenhamos que só precisam de fazer uma pesquisa pela palavra (mais bonita, diga-se de passagem) “Sporting” e terão notícias e opiniões com que se entreter para umas belas horas. Isto só demonstra o poder que tem esta marca actualmente.

    Um criança moçambicana, de Nampula, em Junho de 2011 Fonte: Foto de Vítor Miguel Gonçalves
    Um criança moçambicana, de Nampula, em Junho de 2011
    Fonte: Vítor Miguel Gonçalves

    Reparem se tudo o que estou a dizer não tem fundamento. Todos (ou quase) os blogs afectos ao Sporting falam do… Sporting, isso mesmo. Todos os blogs afectos aos clubes rivais falam do… Sporting (tinha rasteira, não era esta que esperavam de certeza). Os próprios responsáveis de comunicação de clubes rivais lançam notícias para a comunicação social sobre… nem mais, Sporting.

    Com toda esta procura pela nossa marca, entende-se que todos (quase) os blocos informativos tenham notícias sobre esse enorme emblema. Como se costuma dizer, os rios correm para os mares, entende-se por isso o “fetiche”.

    Agora vamos a contas. Está visto que toda essa gente fala do Sporting. Atendendo a alguns estudos quantitativos (qualitativos são para outros) efectuados a rivais, chegaram-se aos famosos 14 milhões. Se a esses juntarmos os nossos milhões e os dos rivais que não foram tidos em conta nesse estudo, poderemos facilmente apontar para os 30 milhões de Sportinguistas. Parece-me razoável, não?

    Quanto ao facto de sermos uma das marcas de que mais se fala mundialmente, remeto-vos também para o tal estudo dos 14, que refere que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo.

    Assim sendo, teremos, pelo menos, os tais 30 milhões de adeptos, uma vez que se tem de considerar adepto alguém que fala constantemente de algo ou alguém.

    Acho que fica difícil rebater este meu estudo e as conclusões a que chego.

    Crianças em Bali, Indonésia Fonte: Sporting CP
    Crianças em Bali, Indonésia
    Fonte: Sporting CP

    Podem vir dizer que é só um texto parvo, o que pode até ser verdade. Mas há tanta gente no futebol português, com muito mais responsabilidade do que eu, a dizer parvoíces que passam por verdades absolutas, que mais um não incomodará ninguém (acrescento que eu não tenho responsabilidade nenhuma, para o caso de me acharem alguém importante, como os que disseram aqui que a direcção do meu clube me encomenda artigos – como fiquei lisonjeado).

    Não espero que levem a sério este texto, como espero também que não levem a sério todas as barbaridades, vindas de mentes doentias e obcecadas, que se sentem ameaçadas nas suas cadeiras de poder comunicacional, conseguidas a pulso através de vários anos de pagamentos de favores e cunhas enfiadas nas mais diversas entidades noticiosas.

    Ah, mas eu também sou obcecado? Posso ser, mas unicamente pelo único clube que desejo ver vencer em qualquer campo. E não me ouvirão falar de nenhum outro nome a não ser para identificar quem surge com ataques mesquinhos e cobardes, com o simples intuito de esconder os seus erros e os erros de outras entidades para seu benefício.

    Chego mesmo a pensar que, em algumas casas de vizinhos da nossa rua, se criou uma divisão especial dedicada a recortes de notícias, pins, mascotes associados ao Sporting Clube de Portugal.

    Sugiro que aceitem os vossos defeitos e erros, tentem corrigi-los, discutam as medidas a tomar para melhorar, mas façam-no dentro das vossas paredes e deixem os vossos vizinhos fora disso.

    Se não quiserem adoptar essas medidas de boa vizinhança, depois não se venham queixar que o vizinho fez queixa do vosso barulho ou fez barulho de volta.

    Foto de Capa: Sporting CP

    - Advertisement -

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Nuno Almeida
    Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
    Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.