#7AnosBnR – O melhor 11 do Sporting CP nos últimos 7 anos

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Os últimos sete anos do Sporting não foram iluminados por muitos títulos no futebol profissional, apenas uma Taça de Portugal e outra Supertaça. Foram anos muito conturbados até 2013, ano em que Bruno de Carvalho ascendeu à presidência.

De 2010 para cá, o Sporting teve três presidentes (José Eduardo Bettencourt, Godinho Lopes e Bruno de Carvalho), dez treinadores (Paulo Sérgio, José Couceiro, Domingos Paciência, Ricardo Sá Pinto, Oceano Cruz, Frank Vercauteren, Jesualdo Ferreira, Leonardo Jardim, Marco Silva e Jorge Jesus) e várias dezenas de jogadores, demasiadas até.

Foram tempos muitíssimos atribulados, com fracos resultados, principalmente nos primeiros três anos deste período, onde o Sporting ficou inclusivamente fora das competições europeias durante uma temporada, devido ao paupérrimo desempenho na Liga Portuguesa 2012/2013.

Fazer um onze com os melhores jogadores destes últimos anos torna-se relativamente fácil, pois infelizmente não há um grande leque de jogadores em termos qualitativos. Assim sendo, será fácil notar que os lugares que não são preenchidos por jogadores da atualidade leonina sejam sinal da falta de referências que o clube tem tido nessas posições, nas últimas temporadas.

Guarda Redes

Fonte: Facebook de Bruno de Carvalho
Fonte: Facebook de Bruno de Carvalho

Rui Patrício – Começam a faltar palavras para descrever a carreira de Rui Patrício no Sporting. Patrício é o único elemento presente nas sete temporadas deste período (desde 2012) e sempre titular. É uma figura singular do clube, o guardião do templo leonino e daquela que é considerada por muitos a melhor seleção portuguesa de sempre.

Leva 425 jogos oficiais no Sporting, mais 68 na seleção nacional. Aos 29 anos, atravessa o melhor período da sua carreira. Foi o melhor guarda redes do Europeu que a nossa seleção venceu e já salvou dezenas e dezenas de vitórias aos leões. É um dos capitães de equipa e um justo herdeiro do legado deixado por lendas como Azevedo, Carvalho ou Vítor Damas. Fortíssimo no 1 x 1 perante os adversários e entre os postes, consolidou o seu lugar como um dos melhores guarda redes do Mundo na atualidade. Muito daquilo que o Sporting tem feito de positivo deve-se a este natural de Marrazes, que é um dos portadores da mística leonina, pois desde cedo entrou na Academia de Alcochete.

Todos os aplausos serão poucos para este enorme guarda redes que guarda a baliza leonina há uma década e que espero que mantenha esse lugar durante mais dez anos. Atualmente, posso dizer que é a maior referência que vi jogar pelo Sporting Clube de Portugal. Espero que se torne o jogador com mais jogos disputados com a camisola do leão rampante e que ultrapasse a bonita marca das cem internacionalizações pela seleção nacional.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting: Duas peças importantes com futuro incerto em Alvalade

Pedro Gonçalves e Daniel Bragança são cobiçados no mercado, mas o Sporting ainda não recebeu qualquer proposta.

Morten Hjulmand: «Estou muito entusiasmado e algo nervoso, é um sonho tornado realidade ser jogador do Atlético Madrid»

Morten Hjulmand foi oficializado como reforço do Atlético de Madrid. Eis primeiras palavras do antigo capitão do Sporting

Alan Shearer projeta futuro de Cristiano Ronaldo: «Se quiser ser selecionador de Portugal no futuro, será apenas uma questão de tempo até lhe entregarem...

Alan Shearer, antigo internacional britânico, acredita que o futuro de Cristiano Ronaldo pode ser ao leme da seleção nacional.

João Palhinha mais perto: Eis a convicção do Benfica relativamente ao negócio

O Benfica está convicto de que João Palhinha está cada vez mais próximo de assinar com o clube e conta com o tempo como aliado.

PUB

Mais Artigos Populares

Thibaut Courtois após a eliminação da Bélgica: «Gostaria talvez de fazer uma pausa na Liga das Nações, já que não é o mais importante»

Thibaut Courtois sofreu uma lesão na derrota da Bélgica e admitiu o possível adeus definitivo à sua seleção nacional.

Antigo internacional francês defende Cristiano Ronaldo e critica jogadores portugueses: «Nota-se que foi boicotado pela própria equipa»

Youri Djorkaeff afirma que os jogadores da seleção nacional boicotaram Cristiano Ronaldo no Mundial de 2026.

Lamine Yamal e o França x Espanha: «Não temos medo. Talvez sejam eles que devessem ter medo de nós»

A Espanha vai enfrentar a França nas meias-finais do Mundial 2026 e Lamine Yamal reagiu. Extremo espanhol recordou últimos jogos.