A ausência de um box-to-box na equipa dos leões

- Advertisement -

Desde que Jorge Jesus chegou ao Sporting que os Leões têm atuado maioritariamente num sistema tático de 4x4x2. Não é desta época, contudo, que em alguns jogos, Jorge Jesus tem ensaiado esquemas alternativos à tática inicial – falo no 3x5x2 e no 3x4x3. Estes esquemas têm-se revelado bastante positivos para a equipa. Recorde-se o jogo da segunda mão contra o Atlético de Madrid em Alvalade, por exemplo, onde o Sporting se mostrou uma equipa comprometida e aguerrida em campo e, sobretudo, equilibrada entre os momentos defensivos e ofensivos.

Independentemente do sistema tático usado, o Sporting tem mostrado uma lacuna que ainda não resolveu verdadeiramente desde a saída de Adrien Silva. Falo de um médio box-to-box, um médio de “primeiro toque”, responsável pela condução de jogo, que oscile e se adapte facilmente aos momentos defensivos e ofensivos. Um jogador que “liberte” bola durante os movimentos atacantes e que “segure” o meio-campo nos períodos de maior aperto dos adversários. Adrien Silva fazia isso como ninguém e deixa, por isso, saudades aos adeptos leoninos e uma lacuna que persiste na equipa de Alvalade.

Várias alternativas têm sido testadas na equipa dos leões para a designada posição oito: Battaglia, Bruno Fernandes e, mais recentemente, Bryan Ruiz. Se quanto aos primeiros dois jogadores essa lacuna se vai preenchendo, já quanto ao costa-riquenho fica notório que atua bastante melhor na faixa esquerda do que no meio do terreno. Isso foi visível no último jogo contra o Belenenses quando, na segunda parte, Ruiz foi “deslocado” para a faixa esquerda, atuando Wendel como número seis.

Rodrigo Battaglia tem conquistado o lugar a pulso na equipa do Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Mas também este brasileiro, que o Sporting contratou no mercado de Inverno, apresenta-se como um jogador lento e que introduz pouca dinâmica ao jogo leonino. Jorge Jesus tem ainda ao seu dispor o croata Josip Misic. Mas, à semelhança de Wendel, trata-se de um jogador lento e, sobretudo, previsível.

A quantidade de passes falhados por parte de Ruiz, quando atua na posição oito, torna-o inapto para essa posição do terreno. Além disso, a sua pouca velocidade retira andamento e fluidez ofensiva aos Leões. Não estão em causa as suas qualidades técnicas e a capacidade de “pensar o jogo”. Um box-to-box tem de ser “cerebral”, é certo; mas nunca um jogador lento…

Olhando para o plantel dos leões, não vejo nenhum jogador capaz de preencher essa posição ao nível daquilo que Adrien Silva fazia na equipa. O Sporting tem, por isso, que ir com alguma urgência ao Mercado, contratar alguém que apresente as qualidades que um box-to-box deve ter.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting já tem alvo definido para o ataque em caso de saída de Luis Suárez

O Sporting tem Zan Vipotnik referenciado para o ataque, caso Luis Suárez deixe o emblema de Alvalade rumo ao Fenerbahçe.

Francisco Neto responde ao Bola na Rede após goleada de Portugal sobre a Letónia: «Foi acima de tudo ajustar um bocadinho os posicionamentos»

Portugal venceu a Letónia por 5-0 num jogo a contar para a qualificação para o Mundial 2027. Francisco Neto respondeu a uma questão do Bola na Rede.

Baixa de última hora na Alemanha para o Mundial 2026

O jovem médio Lennart Karl sofreu uma lesão muscular no treino da Alemanha e vai falhar a fase final do Mundial 2026.

Angola empata com a Mauritânia em jogo particular

A Angola recebeu e empatou com a Mauritânia a um golo, em jogo particular. Jonathan Buatu, defesa do Gil Vicente, foi titular na seleção angolana.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques da goleada de Portugal frente à Letónia na qualificação para o Mundial feminino de 2027

Portugal venceu a Lituânia no Estoril, em jogo para a qualificação para o Mundial 2027. Eis os cinco destaques da partida.

Avalanche ofensiva: Seleção Nacional Feminina goleia Letónia por 5-0 e reforça primeiro lugar no apuramento para o Mundial

Portugal venceu a Letónia em jogo a contar para a 5ª. jornada da qualificação para o Mundial 2027. As portuguesas são líderes isoladas do grupo B.

Carlo Ancelotti e a recuperação de Neymar: «Vai treinar com a equipa na próxima semana»

Na antevisão ao Brasil x Egito, Carlo Ancelotti refletiu sobre a recuperação de Neymar para o jogo particular e para o Mundial 2026.