A ausência de um box-to-box na equipa dos leões

- Advertisement -

Desde que Jorge Jesus chegou ao Sporting que os Leões têm atuado maioritariamente num sistema tático de 4x4x2. Não é desta época, contudo, que em alguns jogos, Jorge Jesus tem ensaiado esquemas alternativos à tática inicial – falo no 3x5x2 e no 3x4x3. Estes esquemas têm-se revelado bastante positivos para a equipa. Recorde-se o jogo da segunda mão contra o Atlético de Madrid em Alvalade, por exemplo, onde o Sporting se mostrou uma equipa comprometida e aguerrida em campo e, sobretudo, equilibrada entre os momentos defensivos e ofensivos.

Independentemente do sistema tático usado, o Sporting tem mostrado uma lacuna que ainda não resolveu verdadeiramente desde a saída de Adrien Silva. Falo de um médio box-to-box, um médio de “primeiro toque”, responsável pela condução de jogo, que oscile e se adapte facilmente aos momentos defensivos e ofensivos. Um jogador que “liberte” bola durante os movimentos atacantes e que “segure” o meio-campo nos períodos de maior aperto dos adversários. Adrien Silva fazia isso como ninguém e deixa, por isso, saudades aos adeptos leoninos e uma lacuna que persiste na equipa de Alvalade.

Várias alternativas têm sido testadas na equipa dos leões para a designada posição oito: Battaglia, Bruno Fernandes e, mais recentemente, Bryan Ruiz. Se quanto aos primeiros dois jogadores essa lacuna se vai preenchendo, já quanto ao costa-riquenho fica notório que atua bastante melhor na faixa esquerda do que no meio do terreno. Isso foi visível no último jogo contra o Belenenses quando, na segunda parte, Ruiz foi “deslocado” para a faixa esquerda, atuando Wendel como número seis.

Rodrigo Battaglia tem conquistado o lugar a pulso na equipa do Sporting
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Mas também este brasileiro, que o Sporting contratou no mercado de Inverno, apresenta-se como um jogador lento e que introduz pouca dinâmica ao jogo leonino. Jorge Jesus tem ainda ao seu dispor o croata Josip Misic. Mas, à semelhança de Wendel, trata-se de um jogador lento e, sobretudo, previsível.

A quantidade de passes falhados por parte de Ruiz, quando atua na posição oito, torna-o inapto para essa posição do terreno. Além disso, a sua pouca velocidade retira andamento e fluidez ofensiva aos Leões. Não estão em causa as suas qualidades técnicas e a capacidade de “pensar o jogo”. Um box-to-box tem de ser “cerebral”, é certo; mas nunca um jogador lento…

Olhando para o plantel dos leões, não vejo nenhum jogador capaz de preencher essa posição ao nível daquilo que Adrien Silva fazia na equipa. O Sporting tem, por isso, que ir com alguma urgência ao Mercado, contratar alguém que apresente as qualidades que um box-to-box deve ter.

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

artigo revisto por: Ana Ferreira

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Valencia confirma regresso de Umar Sadiq a custo zero

O Valencia anunciou o retorno de Umar Sadiq a custo zero. O avançado nigeriano ajudou o clube a manter-se na La Liga na temporada passada.

Álvaro Pacheco assina pelo Casa Pia e regressa à Primeira Liga

Esta quinta-feira, o Casa Pia anunciou que Álvaro Pacheco irá assumir o comando técnico após Gonçalo Brandão ter deixado o clube.

Mudanças no Sporting: jogador de saída para a Croácia

Rúben Freire foi confirmado como o reforço do Osijek. O ala deixa o Sporting até ao final da temporada, por empréstimo.

FC Porto: mercado de janeiro ainda não está encerrado

O FC Porto está atento ao mercado de transferências, embora não se espera um investimento elevado por parte dos dragões.

PUB

Mais Artigos Populares

Leixões alcança empate frente ao Lusitânia Lourosa aos 90+10′

O Lusitânia Lourosa e o Leixões empataram a duas bolas durante a noite desta quinta-feira, em mais um encontro da Segunda Liga.

Casa Pia confirma saída de Gonçalo Brandão

O Casa Pia confirmou durante esta quinta-feira a saída de Gonçalo Brandão do comando técnico da equipa principal.

Luis Enrique rendido a internacional português: «Um soldado»

Luis Enrique guiou o PSG à vitória frente ao Marselha. O treinador espanhol deixou elogios a Gonçalo Ramos, que fez um golo.