A contagem das garras do leão

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1

Com o final da temporada, começam logo as conjeturas e as previsões sobre o plantel que vai ser desenhado no verão. Os rumores sobre entradas e saídas duram dois, três, quatro meses, e as equipas técnicas nunca têm vida fácil até ao fecho dos mercados.

Atualmente, a China e a Rússia, mercados que fecham mais tarde, são exemplos de compradores bastante perigosos, dado que podem comprar passes de jogadores até mais tarde, deixando o clube de origem sem hipótese de substituir o ativo que é transacionado. No Sporting, Jorge Jesus e Bruno de Carvalho terão várias dores de cabeça até ao término dos mercados, já depois do início oficial das competições. Islam Slimani, João Mário e William Carvalho são alvos de alguns dos melhores clubes europeus, enquanto existem outros atletas, como Bryan Ruiz ou Teo Gutiérrez, que podem ser alvo dos campeonatos milionários, como por exemplo o chinês.

A estrutura leonina já se anda a precaver para essas possíveis saídas. Por isso, regressam Iuri Medeiros, Wallyson ou João Palhinha, além das contratações já anunciadas de Lukas Spalvis ou Alan Ruiz. Penso que o Sporting não tem muito por onde seja extremamente necessário melhorar na próxima época a nível da equipa-tipo, caso se mantenham os atletas desta época. Onde eu acho que os “leões” podem melhorar é a nível das opções de banco.

João Mário é um jogador fulcral no onze de Jesus Fonte: Sporting CP
João Mário é um jogador fulcral no onze de Jesus
Fonte: Sporting CP

Ora bem, assim sendo, vou fazer aqui um pequeno exercício em relação à contagem daquilo que podem ser as opções para o plantel da próxima temporada. Previamente, há que referir que a próxima época terá também Liga dos Campeões, em que serão necessárias melhores hipóteses de escolha do que as da campanha que agora findou. A nível da baliza, a manutenção de Rui Patrício é fundamental para o clube. É o dono do lugar há quase uma década, e assim desejo que continue na próxima. Além disso, é um dos capitães de equipa e uma das vozes de comando do balneário. Na sua sombra mantém-se Azbe Jug, que mostrou qualidades no único jogo em que participou. Depois, existem jovens, como Vladimir Stojkovic ou Pedro Silva, que podem ser integrados no plantel a curto/médio prazo.

Ainda no setor defensivo, penso que a nível de laterais direitos, o lugar fica bem entregue a Ezequiel Schelotto e Ricardo Esgaio, apesar de se estar a equacionar a presença deste último no meio campo. No lado contrário, Marvin Zeegelaar é, quanto a mim, o dono do lugar, e o Sporting poderá tentar adquirir outro jogador para essa posição. Obviamente, isto implica aquilo que seriam, na minha ótica, as positivas vendas de João Pereira e Jefferson. Para o centro da defesa, penso que as quatro escolhas estão encontradas: Sebástian Coates, Rúben Semedo, Paulo Oliveira e Naldo. No centro não é preciso mexer mais; apenas vender Ewerton e emprestar Tobias Figueiredo a um clube da Primeira Liga, onde tenha oportunidade de lutar pela titularidade como Rúben Semedo fez em Setúbal na temporada passada.

Diogo Janeiro Oliveira
Diogo Janeiro Oliveira
Apaixonado por futebol, antes dos livros da escola primária já lia jornais desportivos. Seja nas tardes intermináveis a jogar, nas horas passadas no FIFA ou a ver jogos, o futebol está sempre presente. Snooker, futsal e andebol são outras paixões. Em Portugal torce pelo Sporting; lá fora é o Barcelona que lhe enche as medidas. Também sonha ver o Farense de volta à primeira…                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Na Sérvia, quem manda? | Zeleznicar Pancevo x Braga

O confronto contra o Braga é o primeiro de sempre destes sérvios na Europa, resultado dum também inédito quarto lugar em 25/26.

1º teste à porta aberta: Onde ver o Gil Vicente x FC Porto?

O Gil Vicente e o FC Porto enfrentam-se esta quarta-feira num jogo particular. Duelo será transmitido na Sport TV 1.

Conference League: Onde ver o jogo entre o Braga e o Zeleznicar Pancevo?

O Braga vai enfrentar o Zeleznicar Pancevo na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Conference League. Jogo passa na Sport TV 5.

Floriana de Daniel Portela empata com final dramático: eis os resultados do dia da Conference League

O Floriana de Daniel Portela empatou 1-1 com o Drita na primeira mão da segunda ronda da Conference League. Eis os resultados.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Vicens: «Braga sabe que a sua equipa técnica e os jogadores sempre têm a responsabilidade de disputar todos os jogos para ganhar»

O Braga joga esta quarta-feira contra o Zeleznicar Pancevo para a Conference League. Fica com declarações de Carlos Vicens.

À atenção do Benfica: Hearts goleado pelo Sturm Graz na Champions League

O Sturm Graz venceu o Hearts por 4-0 na primeira mão da segunda pré-eliminatória da Champions League. Fica com os resultados.

Bélgica: Sérgio Conceição é candidato ao cargo mas há favorito

Sérgio Conceição é um dos candidatos para o cargo da Seleção da Bélgica. Mark van Bommel é, neste momento, o favorito.