A festa manchada por quem a organizou | Sporting CP

11 de maio de 2021, um dia (e uma festa) que jamais esquecerei: o Sporting CP foi campeão nacional de futebol sénior masculino. Até parece mentira estar a redigir estas palavras, mas a verdade é que não há adeptos que mereçam mais a proeza de festejar este tão esperado título. Porém, se há algo a que não tínhamos direito era a má organização do cortejo do autocarro (e da própria festa) por parte da Câmara Municipal de Lisboa e das autoridades competentes.

Uma semana antes do possível jogo do título para o Sporting CP, Fernando Medina afirmou aos jornalistas que não existia nenhum plano para a eventual festa leonina. O Presidente da CM de Lisboa comprovou que a festa do Sporting foi feita “em cima do joelho”. Esta falta de preparação foi visível para quem esteve presente nas ruas da capital.

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Comecemos pelos eventos organizados pelas duas maiores claques do Sporting CP. Juve Leo e Directivo Ultras XXI fizeram algo que deveria estar a cargo da direção leonina e prepararam um convívio durante a tarde que antecedeu o jogo decisivo. Para além disto, disponibilizaram dois ecrãs que possibilitavam o visionamento da partida (ou, pelo menos, era esse o objetivo).

A primeira questão que não se compreende é o porquê de os adeptos não poderem estar no Estádio José Alvalade XXI, onde poderiam estar organizados, cumprindo todas as regras sanitárias em contexto de pandemia. Penso que os ajuntamentos que se verificaram nas imediações do reduto do leão foram bastante passíveis de críticas, pelo que se poderia ter arranjado uma melhor solução.

Depois, a festa. Não sei se o atraso do autocarro foi propositado e a ideia era mesmo chegar depois das quatro da manhã ao Marquês. Do final do jogo até à chegada do veículo à tão enigmática rotunda passaram-se mais de seis horas. Seis horas estas em que os sportinguistas não tiveram direito a qualquer tipo de entretenimento e se viram muito limitados na sua circulação.

Mas não só o tempo de espera é alvo de críticas. Os adeptos leoninos foram postos numa espécie de jaula vedada com grades, que em nada promoveu o distanciamento social. Era preferível abrir o Marquês todo, para que as pessoas se espalhassem por toda aquela zona, ao invés de as concentrar num espaço reduzido, que foi aquilo que se verificou.

Fonte: Sebastião Rôxo / Bola na Rede

Estive presente em Alvalade e no Marquês de Pombal. Gritei, chorei e celebrei o 23º campeonato nacional do clube do meu coração. É pena que a organização da Câmara Municipal de Lisboa e das autoridades competentes tenha ficado tão aquém do ambiente de festa, único e indescritível, que se viveu – finalmente – 19 anos depois.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fim da novela: Jonathan David define futuro e vai jogar na Serie A

A Juventus garantiu a contratação de Jonathan David. O avançado internacional canadiano vai assinar a custo zero.

Jogo entre Borussia Dortmund e Monterrey do Mundial de Clubes esteve em risco de suspensão devido a cânticos homofóbicos

O encontro entre o Borussia Dortmund e o Monterrey esteve em risco de ser suspenso devido a cânticos homofóbicos proferidos pelos adeptos nas bancadas.

Real Madrid x Borussia Dortmund não vai ter duelo entre os irmãos Bellingham

O Real Madrid x Borussia Dortmund dos quartos de final do Mundial de Clubes tem uma baixa de peso: Jobe Bellingham.

Está definido o quadro dos quartos de final do Mundial de Clubes 2025

O Real Madrid e o Borussia Dortmund foram as últimas equipas a garantirem a qualificação para os quartos de final do Mundial de Clubes 2025.

PUB

Mais Artigos Populares

Fábio Vieira deixa mensagem de despedida para o FC Porto: «Época extremamente difícil»

Fábio Vieira publicou uma mensagem de despedida para o FC Porto. O médio português voltou ao Arsenal, após o empréstimo.

Imprensa internacional aponta médio francês ao FC Porto

A imprensa francesa apontou Ludovic Blas ao FC Porto. O médio de 27 anos está ao serviço do Rennes.

Famalicão próximo de fechar contratação de jogador do Flamengo

O Famalicão está no mercado para reforçar o meio-campo e trabalha para fechar a contratação de Victor Hugo. Médio de saída do Flamengo.