A irregularidade de Jovane Cabral

- Advertisement -

Jovane e a sua irregularidade

Na época passada, Jovane foi um elemento importante no jogo leonino. Este ano, parece estar com mais dificuldade em afirmar-se na formação de Rúben Amorim, apesar do bom início de temporada. Podia ser exceção, mas a verdade é que a irregularidade de Jovane Cabral tem sido regra, desde que chegou à equipa principal do Sporting CP. Passa de clutch a nulidade num curto espaço de tempo, algo que não lhe permite dar o salto na carreira e ser o jogador que poderia e ainda pode vir a ser.

Caminha para a quarta temporada na equipa A, mas foi maioritariamente como suplente utilizado que Jovane foi mais útil. Numa fase inicial, o atleta cabo-verdiano destacava-se apenas pelo poder de explosão e facilidade com que aponta o seu “canhão” (por vezes, descontrolado) para a baliza contrária. Porém, houve uma melhoria clara no seu jogo, nomeadamente a controlar a bola de costas para a baliza, quando a recebe no corredor central, e também no seu conhecimento tático.

Ruben Amorim falou numa conferência de imprensa acerca da falta de consistência de Jovane Cabral. O treinador leonino afirmou que o jogador se vai muito abaixo animicamente quando está a passar por uma forma pior, e que precisa de carinho por parte dos adeptos e do próprio treinador e colegas para voltar à boa forma. Ora, isto revela que, para além do trabalho no campo, há muito a fazer no gabinete de psicologia do Sporting CP, pois o corpo só funciona se a mente estiver 100% focada naquilo que está a fazer.

Jovane Cabral
Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Ora, se há coisa que Amorim tem feito desde que chegou a Alvalade é potenciar as qualidades dos seus jogadores e disfarçar as suas debilidades. O maior exemplo é o de Coates, que passou de um dos patinhos feios do Sporting CP a capitão e principal referência da equipa.  Com Jovane, isso reflete-se em campo. Está um jogador mais completo e perigoso para o adversário. Mas parte do atleta trabalhar arduamente para não mostrar as suas melhorias apenas em metade dos jogos que efetua por temporada.

Pensando como defensor dos interesses do Sporting CP, arrisco a dizer que o melhor para o clube é aproveitar um bom momento de Jovane, em que o seu valor de mercado esteja valorizado, para fazer um bom encaixe financeiro. Penso que uma oferta a rondar os 20 milhões de euros seria bastante aceitável, mas é necessária uma maior consistência por parte do atleta.

O Sporting CP, como qualquer equipa portuguesa, é um clube exportador. Não acredito que Jovane Cabral se torne um jogador indispensável, pelo que a venda de um ativo futuramente (e possivelmente) valioso se justifica, no momento certo.

Miguel Gato
Miguel Gatohttp://www.bolanarede.pt
Há muitos anos que o Miguel tem contacto com o futebol. Desde tenra idade habituado ao nervoso miudinho causado pelo desporto rei, Alvalade acabou por se tornar o palco principal do teatro dos seus sonhos. Jovem aspirante a jornalista e apaixonado pela área da comunicação, escolheu a ESCS para tirar a sua licenciatura. Agora, pretende ganhar asas e rumar até novos palcos.                                                                                                                                                 O Miguel escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

José Fontelas Gomes recusa pouca abertura dos árbitros em Portugal: «Usa-se a tentativa de pedagogia de forma negativa e a arbitragem volta a fechar-se...

José Fontelas Gomes, vice-presidente da FPF, falou de arbitragem. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Presidente da APAF revela impacto da comunicação social no árbitro e confessa: «Para se chegar ao patamar onde chegou ao João Pinheiro é preciso...

José Borges, presidente da APAF, falou sobre os desafios da arbitragem e ds árbitros. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Joaquim Milheiro elogia Marco Silva e revela: «José Mourinho deu um boost grande à formação do Benfica»

Em entrevista à TSF, Joaquim Milheiro, diretor-técnico das águias, deixou elogios a Marco Silva e José Mourinho, e abordou o futuro da formação do Benfica.

Segunda edição da Messi Cup contará com a presença do Benfica

Lionel Messi confirmou o regresso da Messi Cup em 2026. Benfica será um dos participantes do torneio de jovens talentos.

PUB

Mais Artigos Populares

Fatura do Clássico: Gianluca Prestianni e Alexander Bah dão dores de cabeça no Benfica

Alexander Bah sofreu novo traumatismo no ombro direito e Gianluca Prestianni tem queixas no tornozelo esquerdo, após o FC Porto x Benfica.

Pedro Proença: «Temos hoje um selecionador carismático e habituado a ganhar»

Pedro Proença já realizou o discurso de abertura do Portugal Football Summit, evento que decorre na Cidade do Futebol.

AC Milan já trabalha para o reencontro de Ruben Amorim com Viktor Gyokeres: Eis os detalhes

O AC Milan foi um dos primeiros clubes a entrar em contacto com o Arsenal por Viktor Gyokeres e planeia avançar já em janeiro.