📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A muralha defensiva dos leões

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1O que esta temporada 2017-18 tem mostrado na equipa do Sporting é que a sua linha defensiva apresenta bastante equilíbrio e solidez durante os jogos. Do lateral direito ao lateral esquerdo, a defesa dos leões tem sido uma verdadeira muralha imperial, que protege o covil do leão com unhas e dentes.

Contudo, era incongruente comigo próprio e com os estimados leitores se não dissesse que essa muralha apresenta algumas frinchas por onde espreitam, por vezes, os adversários. Falo, sobretudo, dos laterais: por muito que se diga, Coentrão, do lado esquerdo, apresenta pouca rapidez no recuo para zonas defensivas. E, do outro lado, Piccini não apresenta o poder de marcação que é exigido a um lateral leonino. Ristovski parece-me ser o homem mais apto para ocupar essa posição.

Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão formam o quarteto mais utilizado por JJ esta época Fonte: Sporting Clube de Portugal
Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão formam o quarteto mais utilizado por JJ esta época
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Quando ao eixo defensivo, Sebastian Coates e Jérémy Mathieu, enquanto primeira linha das opções de JJ, dão segurança defensiva ao jogo dos Leões. São centrais altos – o uruguaio tem 1,96 m e o francês tem 1,89 m – que garantem supremacia no jogo aéreo e poderio físico no um para um com os adversários. No banco, o ex-bracarense André Pinto tem garantido o nível e a robustez desta muralha defensiva sempre que é chamado a jogo ou, tal como no jogo frente ao Marítimo e ao Cova da Piedade, à titularidade. O Sporting ocupa o segundo lugar no ranking de clubes da primeira liga com a “Melhor Defesa”, apresentando dez golos sofridos num total de dezassete jogos disputados. O primeiro posto é para o FC Porto com nove golos sofridos para o mesmo total de jogos.

É quase um cliché ou lugar comum dizer que não há melhor ataque sem a melhor defesa. No futebol moderno, onde os processos defensivos e ofensivos das equipas funcionam num todo articulado, interdependente e dinâmico, a melhor defesa costuma traduzir-se em maior liberdade dos homens mais adiantados para as suas tarefas ofensivas. Os Leões devem continuar, por isso, o trabalho realizado na sua muralha defensiva pois só isso “libertará” Gelson, Bruno Fernandes, Acuña e Companhia Lda. para os golos que todos nós desejamos.

 

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

 

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Mercado Benfica: Se vier Wesley, o que acontece com André Luiz?

O Benfica quer contratar Wesley e André Luiz neste mercado de transferências de inverno. Chegada de um não bloqueia o outro.

Benfica já conhece preço desejado por alvo para a frente de ataque

O Viktoria Plzen quer receber cerca de 12 milhões de euros por Rafiu Durosinmi. Avançado nigeriano foi associado ao Benfica.

Boas notícias para o FC Porto relativamente à lesão de Diogo Costa

Diogo Costa não tem uma lesão grave e poderá ser opção para o Santa Clara x FC Porto, próximo jogo dos dragões.

Ruben Amorim faz balanço de 2025: «O Manchester United é um clube mais saudável e melhor»

Ruben Amorim fez um pequeno balanço de 2025. Manchester United enfrenta esta terça-feira o Wolves para a Premier League.

PUB

Mais Artigos Populares

Andreas Schjelderup mais perto de trocar Benfica por Itália em janeiro: eis a situação

O Benfica está a negociar um possível empréstimo de Andreas Schjelderup com a AS Roma. Avançado norueguês pode assim sair.

Francesco Farioli responde ao Bola na Rede após FC Porto x AVS SAD: «Na primeira parte, não foi fácil encontrar o jogo interior»

Francesco Farioli analisou a vitória do FC Porto diante do AVS SAD. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

João Henriques responde ao Bola na Rede após FC Porto x AVS SAD: «Foi só isso que nos faltou para sermos perfeitos»

João Henriques analisou a derrota do AVS SAD diante do FC Porto. O técnico respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.