📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A muralha defensiva dos leões

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 1O que esta temporada 2017-18 tem mostrado na equipa do Sporting é que a sua linha defensiva apresenta bastante equilíbrio e solidez durante os jogos. Do lateral direito ao lateral esquerdo, a defesa dos leões tem sido uma verdadeira muralha imperial, que protege o covil do leão com unhas e dentes.

Contudo, era incongruente comigo próprio e com os estimados leitores se não dissesse que essa muralha apresenta algumas frinchas por onde espreitam, por vezes, os adversários. Falo, sobretudo, dos laterais: por muito que se diga, Coentrão, do lado esquerdo, apresenta pouca rapidez no recuo para zonas defensivas. E, do outro lado, Piccini não apresenta o poder de marcação que é exigido a um lateral leonino. Ristovski parece-me ser o homem mais apto para ocupar essa posição.

Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão formam o quarteto mais utilizado por JJ esta época Fonte: Sporting Clube de Portugal
Piccini, Coates, Mathieu e Fábio Coentrão formam o quarteto mais utilizado por JJ esta época
Fonte: Sporting Clube de Portugal

Quando ao eixo defensivo, Sebastian Coates e Jérémy Mathieu, enquanto primeira linha das opções de JJ, dão segurança defensiva ao jogo dos Leões. São centrais altos – o uruguaio tem 1,96 m e o francês tem 1,89 m – que garantem supremacia no jogo aéreo e poderio físico no um para um com os adversários. No banco, o ex-bracarense André Pinto tem garantido o nível e a robustez desta muralha defensiva sempre que é chamado a jogo ou, tal como no jogo frente ao Marítimo e ao Cova da Piedade, à titularidade. O Sporting ocupa o segundo lugar no ranking de clubes da primeira liga com a “Melhor Defesa”, apresentando dez golos sofridos num total de dezassete jogos disputados. O primeiro posto é para o FC Porto com nove golos sofridos para o mesmo total de jogos.

É quase um cliché ou lugar comum dizer que não há melhor ataque sem a melhor defesa. No futebol moderno, onde os processos defensivos e ofensivos das equipas funcionam num todo articulado, interdependente e dinâmico, a melhor defesa costuma traduzir-se em maior liberdade dos homens mais adiantados para as suas tarefas ofensivas. Os Leões devem continuar, por isso, o trabalho realizado na sua muralha defensiva pois só isso “libertará” Gelson, Bruno Fernandes, Acuña e Companhia Lda. para os golos que todos nós desejamos.

 

Foto de Capa: Sporting Clube de Portugal

 

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto B vence Portimonense enquanto o Sporting B perde pontos em Chaves, mas segue vivo na liderança da Segunda Liga

FC Porto B ganhou por 1-0 o Portimonense, no Estádio Luis Filipe Menezes. Já o Sporting B empatou 0-0 com o Chaves em Trás-os-Montes.

Torreense vence o Lusitânia de Lourosa por 1-0 e segue para os oitavos de final da Taça de Portugal

O Torrense foi a casa do Lusitânia de Lourosa vencer por 0-1 e assegurar o seu lugar na próxima fase da Taça de Portugal. O único golo do encontro foi marcado por Manuel Pozo.

Geovany Quenda ultrapassa recorde pessoal de assistências de 2024/25: Eis os números

Geovany Quenda somou a sétima assistência na temporada frente ao Marinhense e já bateu o recorde pessoal da época transata.

Atletismo: Margarida Silva faz história e conquista o ouro nos 800 metros nos Surdolímpicos Tóquio 2025

A portuguesa Margarida Silva brilhou nos Surdolímpicos Tóquio 2025 ao conquistar o ouro nos 800 metros, estabelecendo um novo recorde da competição. Portugal soma agora cinco medalhas no evento.

PUB

Mais Artigos Populares

Real Madrid troca foto do irmão de Diogo Jota pela de André Silva, avançado do Elche, numa homenagem

Real Madrid trocou a imagem de André Silva, irmão de Diogo Jota, pelo internacional português do Elche durante homenagem. O clube já reagiu ao sucedido.

Barcelona já definiu o alvo principal para substituir Robert Lewandowski

O Barcelona já começou a preparar o futuro e já têm um nome em cima da mesa para substituir Robert Lewandowski. Julián Álvarez é o jogador que mais agrada à direção, mas há outras possibilidades em estudo.

Rodrigo Ribeiro, Salvador Blopa e Flávio Gonçalves: o futuro de Alvalade joga-se em Alcochete | Sporting

As revoluções desta época, empreendidas diante do Alverca na Taça da Liga e agora contra o Marinhense, dão uma certeza ao Sporting.