📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

A orquestra leonina pode tocar sem maestro?

- Advertisement -

Será provavelmente a maior dor de cabeça de Marcel Keizer para o pouco que resta na época desportiva dos Leões. Apesar do Sporting CP ter praticamente garantido o falhanço nos seus objetivos para a presente temporada, ainda existe uma réstia de esperança em chegar ao terceiro lugar e à final da Taça de Portugal.

O capitão leonino, padece de um problema muscular na coxa direita – inclusive foi dispensado dos encontros da Selecção Nacional – e tem cumprido um programa de recuperação física com tratamento e trabalho condicionado. Apesar de melhorias, o médio não parece estar ainda nas melhores condições para alinhar na próxima partida dos Leões, que se deslocam ao terreno do GD Chaves. Existe ainda o receio de agravar a lesão e ficar então de fora da segunda mão da meia-final, diante do eterno rival, o SL Benfica.

E o problema para o treinador holandês começa aqui. Bruno Fernandes é o melhor jogador do plantel leonino, não há dúvidas disso. E as suas exibições confirmam esse estatuto. Conta com mais de 3500 minutos esta época, no conjunto de todas as competições oficiais que participou. Junta a isso uns incríveis 24 golos e 14 assistências em 43 jogos. Números impressionantes para o médio, que é o dono do meio-campo leonino e o grande criativo do mesmo. Por toda a sua inteligência, por aquilo que dá à equipa, por ter golo e facilidade de remate, por ter qualidade no passe, por ser o único que mesmo jogando mal está acima de todos os outros.

Bruno Fernandes é a peça chave do Sporting CP. Irá a equipa sentir a sua falta?
Fonte: Diogo Cardoso/BnR

Creio que Marcel Keizer não irá correr riscos e irá mesmo poupar o internacional português. Tendo em conta todas as outras opções estão em condições de disputar o jogo – tirando apenas Battaglia – a minha escolha recai num meio-campo a três com: Doumbia, Wendel e Francisco Geraldes. Já a escolha de Marcel Keizer deverá recair em: Doumbia, Wendel e Gudelj. Não consigo concordar com esta abordagem e creio que o Sporting CP irá ter muitas dificuldades em Chaves, se alinhar dessa forma.

Gudelj não procura espaços entrelinhas, não tem golo, o próprio remate de meia distância não tem saído tão bem como em épocas anteriores e sobretudo não procura ser criativo. Wendel é para mim um jogador com uma boa meia distância, que por vezes precisa de ter menos medo de arriscar no remate, e é também um jogador capaz de progredir com a bola. Apresenta muitas características de box-to-box. E jogando ao lado de Gudelj, teria de fazer a sua posição e a do seu companheiro, acabando por se desgastar e eventualmente ficar focado mais no processo defensivo e no equilíbrio, que propriamente no processo ofensivo e a criar espaços e a procurar jogo entrelinhas.

Com a titularidade de Geraldes, o Sporting CP iria alinhar com um jogador mais próximo daquilo que Bruno Fernandes dá ao jogo. Capacidade de passe, capacidade de ler o jogo, inteligência, maior capacidade ofensiva e na chegada à baliza adversária, boa técnica e eficiente procura de espaços entrelinhas. Um jogador que se consegue equilibrar com e sem bola. Penso que dará muito mais à equipa do que Gudelj, permitindo então a Wendel ser um autêntico box-to-box e a Doumbia focar-se nas tarefas defensivas, procurando por vezes arriscar um pouco, devido à sua capacidade técnica e física.

Cabe agora a Marcel Keizer, a missão de encontrar soluções dentro do plantel e de conseguir sem a sua maior referência e sem o jogador que mais preponderância tem no jogo leonino, resultados positivos e uma boa performance, que permita aos adeptos e simpatizantes do Sporting CP, ganhar novamente confiança no técnico holandês e nas suas decisões.

Foto de Capa: Sporting CP

Tiago Silva
Tiago Silvahttp://www.bolanarede.pt
Estuda Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Apaixonado pelo desporto, mas em especial pelo futebol e pelo Sporting Clube de Portugal. Tem um gosto especial por analisar e entender, os vários aspetos tácticos presentes num jogo de futebol. Tem ainda a ambição de se formar em Jornalismo Desportivo e de ser Treinador de Futebol. Por enquanto, mete sobretudo os seus conhecimentos em prática na escrita e no Football Manager.                                                                                                                                                 O Tiago escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é oficial: Leonardo Jardim deixa Cruzeiro

Leonardo Jardim deixa o comando técnico do Cruzeiro. Técnico português não continua para a temporada 2026.

Prémios à porta: Eis a data e hora do FIFA The Best 2025

O FIFA The Best 2025 vai ser realizado esta quarta-feira, dia 16 de dezembro, pelas 17h00 (hora de Lisboa) em Doha, no Catar.

Exclusivo BnR: Nuno Silva é o novo treinador do Vizela

Nuno Silva vai assumir o comando técnico do Vizela. Acordo está selado e treinador prepara-se para assumir o emblema da Segunda Liga.

João Nuno e o FC Porto x Estrela da Amadora: «Temos muito pouco a perder e muito a ganhar»

João Nuno, técnico do Estrela da Amadora, revelou estar «motivado» para o duelo frente ao FC Porto. A partida irá ser jogada no Estádio do Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Diogo Leite atinge marca redonda na Bundesliga: «Tenho a certeza de que fiz a escolha certa»

Diogo Leite atingiu os 100 jogos na Bundesliga. Defesa-central do Union Berlin garante estar «feliz e orgulhoso» pela marca.

AC Milan: Allegri atualiza boletim clínico incluindo Rafael Leão

Rafael Leão falhou o último jogo do AC Milan devido a lesão. Massimiliano Allegri falou sobre alguns jogadores do clube.

Paulinho reage à conquista no México e atira: «Vou fazer tudo para para jogar o Mundial com o meu país»

Paulinho já reagiu à conquista do Toluca no México. Avançado português falou também sobre o desejo de voltar à Seleção.