📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:
- Advertisement -

Com o início do mercado de transferências, chegam os habituais retoques e melhorias do plantel, sendo que todos os clubes tentam melhorar e construir, época após época, uma equipa mais competitiva em todas as posições, mediante as posses monetárias e desportivas de cada clube.

No caso do Sporting, esses retoques eram fundamentais, sendo que é nos extremos onde essa necessidade é evidente. Desde a saída de Gelson Martins que o clube leonino não possui um jogador de nível semelhante, sendo o agora jogador do Mónaco um jogador muito forte no drible e bastante ágil, como acontece com Yacine Brahimi no FC Porto. Tais características tornam-no um desequilibrador nato, algo que têm feito muita falta contra equipas de menor dimensão, que costumam jogar com as suas linhas defensivas mais recuadas.

Contudo a atual direção, tal como foi dito pelo presidente na entrevista relativa ao arranque da época desportiva, tem estado a trabalhar a época que se avizinha há largos meses e as mais recentes contratações provam isso mesmo. Atualmente, não existe nenhum extremo que seja titular indiscutível, sendo a pré-época uma altura crucial para determinar os primeiros onzes iniciais da temporada. Sem considerar Acuña e Gonzalo Plata, porque considero que ambos são mais fortes a defesa esquerdo e ponta de lança, respetivamente, existem algumas soluções para as faixas mais avançadas.

Uma dessas soluções é Raphinha, pois estamos perante um jogador que só não é uma certeza no futebol português devido à sua finalização mediana, o que o torna um jogador um pouco irregular. Contudo é dono de uma larga margem de progressão, tem apenas 22 anos, a sua velocidade e aceleração são muito acima da média e possui muito mais qualidades do que defeitos, merecendo totalmente o voto de confiança de Keizer.

Um jogador da formação que tarda em afirmar-se é Matheus Pereira. Tem sido uma verdadeira incógnita entre muitas no plantel leonino (Francisco Geraldes e Miguel Luis são outros exemplos) e apesar da sua grande capacidade de drible e verticalidade, é um jogador bastante irregular que não consegue impor o seu jogo. Este defeito resulta num carrossel de empréstimos, que faz com que o jogador não adquira essa tal estabilidade. Tal facto não tem acontecido e sou da opinião que deveria receber um “guia de marcha” pois está a ocupar uma vaga que poderia ser preenchida por outro atleta mais regular.

Camacho é o mais recente inquilino nas alas leoninas
Fonte: Liverpool FC

Quanto a Diaby, esta época será certamente uma época determinante na permanência deste atleta em Alvalade. Apesar de ter feito uma época razoável de leão ao peito, os sportinguistas ainda torcem o nariz aos 5 milhões de euros que foram pagos aos belgas do Club Brugge, sendo este um campeonato menos competitivo que o português. Não possuindo muita técnica, tem como maiores vantagens a sua velocidade e verticalidade e foi decisivo em alguns jogos ao longo da época, contribuindo com alguns golos e algumas assistências. Terá que apresentar mais rendimento na próxima época em comparação à transata.

Um dos jogadores mais promissores do Sporting, atualmente, e que tem passado despercebido é Jovane Cabral. Na ultima época de Jorge Jesus, quando só se falava de Francisco Geraldes e Matheus Pereira, foi Jovane o jogador que o treinador português decidiu apostar e tem-se percebido o porque dessa decisão: é um jogador rápido, assertivo e com uma capacidade de remate acima da média do plantel leonino. Merece claramente mais oportunidades a titular, pois este profissional só beneficiaria com a titularidade e acredito que estamos perante um futuro craque, tendo um potencial mais elevado do que Gelson Martins.

Confesso que fiquei bastante agradado com a contratação de Rafael Camacho, antigo jogador da formação leonina. Na altura saiu para o Manchester City com 13 anos e altura essa em que o clube tinha muitas dificuldades para segurar as suas pérolas. Alia a sua passada larga à sua capacidade de decisão e finalização, o que o torna uma mais valia para os objetivos traçados para a época que se avizinha. Resta saber se as juras de amor que fez quando foi anunciado como reforço são para cumprir e espero também termos encontrado um “todo o terreno”, um pouco a imagem do que acontece com Acuña no lado esquerdo.

Foto de Capa: Sporting CP

João Flora
João Florahttp://www.bolanarede.pt
O João é estudante de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa. O Sporting é o seu clube do coração e apesar de não ir a tantos jogos como gostava, acompanha sempre tudo o que envolve o mundo leonino. O João também se mantém informado não só sobre o futebol internacional, considerando o futebol Inglês o melhor, mas também como as modalidades leoninas.                                                                                                                                                 O João escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Costa deixa mensagem para a segunda volta das eleições do Benfica

Rui Costa deixou uma mensagem nas redes sociais. Através da sua lista, apelou ao voto dos adeptos do Benfica nas eleições de dia 8 de novembro.

Rui Borges enaltece outro jovem do Sporting, o «brasileiro malandro»: «Tem potencial enorme para ser um grande jogador»

O Sporting vai enfrentar novamente o Alverca, agora para a jornada 10 da Primeira Liga. Rui Borges elogiou Rayan Lucas.

FC Porto divulga boas notícias para Francesco Farioli sobre Luuk de Jong

Luuk de Jong está de volta aos treinos do FC Porto. O avançado neerlandês voltou à sessão, mas ainda de forma condicionada.

Rui Borges reflete tema formação: «De repente não vão sair daqui 10 Cristiano Ronaldos, nem sempre vamos ter fornadas boas»

O Sporting vai enfrentar novamente o Alverca, agora para a jornada 10 da Primeira Liga. Rui Borges já lançou jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva está apto para disputar o Besiktas x Fenerbahçe deste domingo

Afinal, Rafa Silva está apto para jogar o Clássico da Istambul. O avançado português já treinou com o Besiktas e pode ser opção no jogo frente ao Fenerbahçe.

Rui Borges confirma «muitas» alterações para o novo Sporting x Alverca: «Claro que haverá, não sou hipócrita»

O Sporting vai enfrentar novamente o Alverca, agora para a jornada 10 da Primeira Liga. Rui Borges já lançou jogo.

O motivo que levou Yann Karamoh a não ser utilizado pelo FC Porto B nesta quarta-feira

O avançado Yann Karamoh não pôde alinhar pelo FC Porto B frente à Oliveirense por questões de ordem regulamentar. O jogador excedeu o limite de minutos que permite atuar pelas duas equipas num curto espaço de tempo.