Expansão da Academia em Alcochete: Colchões só para alguns

- Advertisement -

Depois de vários anos a lutar para que fosse aprovada a expansão da Academia Sporting, em Alcochete, pelas entidades municipais, finalmente parece ter-se chegado a um acordo, permitindo que o clube leonino avance com esse sonho antigo.

Segundo parece, esses melhoramentos abrangem essencialmente a construção de mais cinco campos de treino e um novo edifício exclusivo para acolher o plantel profissional de futebol. Não acho mal, até porque com um simples trocar de colchões, já foram revelados tantos novos talentos da formação. Imagine-se agora o que será das equipas de formação do futebol do Sporting com tal acréscimo qualitativo nas infraestruturas da academia.

Considero, no entanto, que todo esse novo espaço que nos é proporcionado para dar melhores condições aos nossos atletas, não deveria incidir apenas no futebol, não esquecendo, pelo menos, o que parece ser o parente pobre do nosso clube em termos de infraestruturas próprias, depois da construção do “João Rocha”: O Atletismo.

Fonte: FPA

Esta modalidade, que é apenas e só a que nos deu mais títulos nacionais e internacionais, não tem um cantinho que possa chamar de seu no universo Sporting, tendo os atletas que treinar onde encontram condições para o fazer.

Nessa expansão, poderiam dispensar, nem que fosse apenas um desses cinco campos de treino, para instalar uma pista de tartan, um poço de areia para os saltos, e os equipamentos necessários para o treino das várias modalidades dentro do Atletismo.

Bem sei que me irão falar da Pista Municipal Moniz Pereira, que alberga a Academia de Atletismo do Sporting, que talvez até possa estar mais bem situada, com uma localização mais central, mas continua a ser um espaço que não é nosso.

Não sendo nosso, a longo prazo acarretará custos mais elevados (dependendo do tipo de contrato celebrado) e, a avançar esta obra em Alcochete, significará que há verba disponível para o melhoramento, pelo que alterar um pouco o projeto para incluir as infraestruturas mais viradas para o atletismo não encareceria muito mais o mesmo.

Não sei se esta ideia fará sentido para mais alguém, até porque Alcochete está cada vez mais definitivamente ligada ao futebol, agora também com a estrela maior do futebol mundial associando o seu nome à academia. Academia Cristiano Ronaldo.

Fonte: Carlos Silva / Bola na Rede

Para mim, fará sempre sentido dar as melhores condições aos nossos aletas das mais variadas modalidades. E, se já fiquei extasiado com a construção do pavilhão João Rocha, que permitiu exponenciar de uma forma bem visível os resultados das nossas modalidades de pavilhão/ringue, com toda a certeza ficaria igualmente feliz com a concretização dessa minha ideia, que pode ser só isso mesmo, uma ideia minha, sem sentido prático.

O professor Moniz Pereira, que à semelhança de Francisco Stromp, também praticou as mais diversas modalidades, com certeza teria gostado de ter visto concretizada uma mini-cidade Sporting, nem que fosse em Alcochete, onde conseguisse albergar diversas práticas desportivas do clube.

Talvez seja só um sonho meu, que poderia nem resultar por estarmos a colocar várias valências num mesmo espaço, mas a verdade é que, a concretizar-se esta expansão, tínhamos tudo para dar melhores condições aos nossos atletas que tantas alegrias nos têm dado, estando muitos deles já qualificados para os próximos jogos olímpicos. A verdade é que, internamente, ainda só conseguimos ser os melhores em femininos. O atletismo masculino está a perder força no Sporting, não conseguindo o título há vários anos.

Ainda que para muitos esta possa ser uma ideia utópica, é desse tipo de debates que surgem muitas vezes grandes ideias. Isto pode não valer de nada, mas se ajudar alguém a ter uma ideia no futuro para o desporto sportinguista, já terá valido a pena.

Sporting é desporto, não apenas futebol.

Artigo revisto por Joana Mendes

Nuno Almeida
Nuno Almeidahttp://www.bolanarede.pt
Nascido no seio de uma família adepta de um clube rival, criou ligação ao Sporting através de amigos. Ainda que de um meio rural, onde era muito difícil ver jogos ao vivo do clube de coração, e em tempos de menos pujança futebolística, a vontade de ser Sporting foi crescendo, passando a defender com garras e dentes o Sporting Clube de Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Francesco Farioli reage à estreia de Seko Fofana e elogia médio: «Será um jogador-chave para nós»

Francesco Farioli falou sobre a estreia de Seko Fofana pelo FC Porto. Médio marcou o primeiro golo do Clássico.

Francesco Farioli e as lesões no FC Porto: «Não fiquei com a melhor sensação a ver as imagens na televisão, mas espero que não...

Francesco Farioli falou as saídas de Samu Aghehowa, Kiwior e Martim Fernandes por lesão durante o FC Porto x Sporting.

Francesco Farioli coloca Benfica na luta pelo título: «A tabela diz isso mesmo»

Francesco Farioli foi questionado sobre se o Benfica também está na luta pelo título. Eis o que disse o técnico do FC Porto.

Rui Borges e a corrida na Primeira Liga: «Vamos à procura de fazer uma 2ª volta extraordinária»

Rui Borges falou sobre a corrida pela Primeira Liga, depois do empate do Sporting frente ao FC Porto no Dragão.

PUB

Mais Artigos Populares

Rui Borges aborda situação física de Luis Suárez: «Penso que teve um desconforto em termos musculares»

Rui Borges falou sobre a situação de Luis Suárez, após ter revelado que o avançado jogou a segunda parte com problemas físicos.

Rui Borges faz revelação: «Não estava a 100%, jogou a segunda parte toda com problemas físicos»

Rui Borges revelou que Luis Suárez jogou a segunda parte com problemas físicos. Avançado marcou o golo do Sporting.

Paulinho renova contrato com o Toluca até 2029

Paulinho renovou contrato com o Toluca. O avançado internacional português de 33 anos assinou vínculo até 2029.