Afinal, quem é Bruno Fernandes?

- Advertisement -

sporting cp cabeçalho 2

Bruno Miguel Borges Fernandes, jogador do Sporting Clube de Portugal, fez uma exibição monumental contra o Vitória de Guimarães na cidade berço, na terceira jornada da Liga NOS, marcando dois tentos de um total de cinco que o clube de Alvalade marcou. Jorge Jesus está rendido às exibições do jogador: “O treinador do Sporting, que até é algo contido na hora de festejar os golos da equipa, bateu mesmo palmas ao jogador, num sinal de clara aprovação, gesto esse que foi secundado por todos os companheiros, rendidos aos dois grandes golos do jogador sportinguista” (Jornal Record, edição online, 20/08/2017).

Na passada quarta-feira, no jogo contra o Steaua de Bucareste (jogo que o Sporting venceu com uma goleada histórica de 1-5 na Roménia, garantindo a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões), Bruno Fernandes foi mais uma vez titular na equipa de Alvalade, inicialmente atrás do costa-marfinense Seydou Doumbia e, a meio da segunda parte, no apoio ao goleador Bas Dost. E fez, tal como já tinha feito em Guimarães, uma exibição de encher o olho.

Bruno Fernandes esteve em quase todos os golos do Sporting na Roménia, enchendo o campo Fonte: Sporting CP
Bruno Fernandes esteve em quase todos os golos do Sporting na Roménia, enchendo o campo
Fonte: Sporting CP

A sua qualidade técnica, a maturidade tática que apresenta e a sua irreverência durante o jogo, rematando sem medo nem receios, tornam uma questão incontornável: Afinal de contas, quem é Bruno Fernandes? Bruno Fernandes é, antes de mais, um homem do Norte. Cresceu na minha Cidade, no Norte de Portugal, Distrito do Porto, a Cidade da Maia. Fez a sua formação nos escalões do Boavista Futebol Clube, sub-15, sub-17 e sub-19 nas épocas compreendidas entre 2007/08 e 2011/12. As suas exibições ao serviço dos escalões juvenis e juniores dos axadrezados suscitaram o interesse do Novara, clube da segunda divisão italiana, rumando a Itália na época de 2012/13. Brilhou em Itália e, na época seguinte, rumou ao principal escalão do futebol italiano, a Série A, sendo contratado pela Udinese por um valor de 2,5 milhões de euros.

Na época passada foi emprestado à Sampdoria, retornando à Udinese no final da temporada. Mas o menino da Maia não parou de encantar os italianos. No final da época de 2016/17, a Sampdoria avançou para a contratação do atleta por um valor de 6 milhões de euros. Em julho deste ano, o Sporting oficializou a contratação de Bruno Fernandes através de uma transferência orçada em 8.5 milhões de euros (fonte: www.transfermakt.pt ). Este perfil, detalhado e traçado pelo Transfermakt, aparece em qualquer tipo de base de dados sobre jogadores de futebol, com pequenas oscilações entre umas e outras. Mas o que elas não mostram é o valor artísticos dos jogadores, a subtileza com que tratam o esférico, as suas inclinações durante a corrida com a bola, a sua visão de jogo. A arte não pode ser reduzida a bases de dados nem a números.

Simão Mata
Simão Matahttp://www.bolanarede.pt
O Simão é psicólogo de profissão mas isso para aqui não importa nada. O que interessa é que vibra com as vitórias do Sporting Clube de Portugal e sofre perante as derrotas do seu clube. É um Sportinguista do Norte, mais concretamente da Maia, terra que o viu nascer e na qual habita. Considera que os clubes desportivos não estão nos estádios nem nos pavilhões, mas no palpitar frenético do coração dos adeptos e sócios.                                                                                                                                                 O Simão escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Roberto Martínez: «Só as seleções que venceram o Mundial, podem ser favoritas»

Roberto Martínez falou com a imprensa durante esta segunda-feira, de maneira a realizar a antevisão do Estados Unidos da América x Sporting.

Ex-Sporting pode deixar o Flamengo de Leonardo Jardim e rumar ao Catar

O futuro de Gonzalo Plata pode passar pelo Catar. O avançado internacional equatoriano pode trocar o Flamengo pelo Al Duhail.

Juventus pondera avançar por médio ex-Sporting

A Juventus está interessada no médio ex-Sporting, Manuel Ugarte, desde a altura em que alinhava pelo PSG e pode avançar com uma proposta.

Técnico italiano rendido a jovem médio do Benfica: «É praticamente um robô»

Federico Coletta, médio italiano do Benfica, foi bastante elogiado pelo seu antigo treinador na AS Roma, Gianluca Falsini.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix em antevisão aos Estados Unidos: «Se defendermos bem, 99% dos jogos vamos ganhar»

João Félix falou com os jornalistas durante esta segunda-feira, de maneira a lançar o Estados Unidos da América x Portugal.

Mauricio Pochettino confirma baixa de peso nos EUA para o encontro frente a Portugal

Os EUA não vão poder contar com Johnny Cardoso no encontro frente a Portugal. O médio do Atlético Madrid está lesionado e vai voltar para Espanha para recuperar da lesão.

Noruega de Andreas Schjelderup recebe elogios: «Para mim, é a melhor seleção da Europa neste momento»

A Noruega foi alvo de grandes elogios por parte de Pape Thiaw. O selecionador do Senegal não escondeu a admiração com a seleção onde milita Andreas Schjelderup e Fredrik Aursnes.